Crítica publicada no Jornal Última Hora – Revista
Sem identificação do crítico – Rio de Janeiro – 14.03.1989

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Talento Sem Mistérios

O Segredo de Cocachim, texto de Denise Crispun, direção de Carina Cooper, no Teatro Cândido Mendes, é um convite ao bom humor e à aventura. O texto, sem dúvida muito interessante, aborda vários assuntos que vão desde o medo das crianças até sua situação familiar, passando por lúdica dialogação. Tudo é construído do ponto de vista das crianças, o que acaba sendo o grande achado da peça. A vida na cidade é criticada, a falta de espaço e a sobrevivência. “Eu estudo francês. Mas aqui na selva isso não tem utilidade alguma”, diz Bia. E aí vai uma grande constatação: nem sempre a verdade dos adultos é prática.
E, entre mil aventuras, passando por pontes, enfrentando tartarugas, jacarés e um personagem invisível, Beto e Bia, aos poucos, vão aprendendo uma lição de vida e, ao final, quando renunciam ao tesouro, dão uma prova de maturidade, ainda mais quando o tesouro é uma verdadeira ode às artes plásticas, à pintura, à arte em si.  Excelente ideia e um ótimo texto.

A direção de Carina Cooper é a mais simples possível. Fica difícil dizer onde começa a direção e onde entra o processo criativo dos atores, que é simplesmente maravilhoso. No entanto, Carina não consegue suprir certas dificuldades como, por exemplo, a troca dos personagens. É previsível que sempre que um ator sai, voltará em seguida com outro personagem…

A magia cênica se completa porque os dois atores possuem energia e timing perfeito para a comédia. São dois pontos de luz dentro da montagem. Drica Moraes cria uma Bia hilariante, cheia de nuances e domina bem sua voz. A tartaruga com sotaque e o papagaio são dois bons momentos da atriz, que ainda é responsável por várias outras cenas de alta comédia. Luiz Carlos Tourinho é um Beto perfeito.

O cenário de Gringo Cardia (lembram-se da Intrépida Trupe?), os adereços de Eduardo Andrade e a iluminação de Paulo César Medeiros completam as qualidades de uma montagem, em todos os níveis, profissional e criativa. Dê um pulo ao Teatro Cândido Mendes. Não se arrependerão.