(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
O REI NUNCA RIU
(Interior)
O Rei Nunca Riu
Era uma vez um grupo de teatro que reunia em seu elenco alguns dos maiores artistas do reino. Mas a situação financeira dos artistas, já naqueles tempos, não era muito animadora. Então, de repente, surgiu a grande chance, porém o risco era enorme: nada mais, nada menos que os próprios pescoços… Esperemos que o Rei ria. Façamos de tudo para divertir Sua Majestade!
A Cia. Teatro di Stravaganza
Já fez muita indiada por aí, montou vários espetáculos, em sua maioria para público infantil e infanto-juvenil. Ganhou um monte de prêmios, mas não se acomodou. Ainda tem muito o que mostrar. Lembremos aquilo que já foi feito pela companhia…
1988 – Shandar e o Feitiço de Mungo
Texto de Adriane Mottola & Luiz Henrique Palese, com direção de Palese. Ganhou nove prêmios em Porto Alegre, incluindo o Tibicuera de Melhor Espetáculo do ano.
1989 – O Marido era o Culpado
Adaptação de thriller cinematográfico feito por Adriane Mottola & Luiz Henrique Palese, com direção de Adriane Mottola.
1990 – Por um Punhado de Jujubas
Textos de Adriana Mottola, Luiz Henrique Palese & Kaca Corrêa, com direção de Palese. Essa ganhou 19 prêmios, foi um escândalo.
1991 – A Lenda do Rei Arthur
Texto de Adriana Mottola, Luiz Henrique Palese & Kaca Corrêa, com direção de Palese. Essa ganhou 16 prêmios.
1992 – O Ovo de Colombo
Texto de Adriane Mottola, Luiz Henrique Palese & Kaca Corrêa, com direção de Palese. Ganhou 8 prêmios e viajou até para Montevidéu.
1993 – Decameron
De Giovanni Boccaccio, com adaptação de Adriane Mottola & Luiz Henrique Palese, com direção de Palese. Uma comédia encenada totalmente em italiano: outro escândalo.
O Rei Nunca Riu
Angélica Borges
Fernando Waschburger
Luiz Henrique Palese
Roberto Oliveira
Sérgio Etchichury
Adaptação de Adriane Mottola & Luiz Henrique Palese, inspirada no conto Os Cinco Desembestados, fábula popular italiana transcrita por Ítalo Calvino, com direção de Palese.
Trilha Sonora Original & Direção Musical: Arhur de Faria
Cenografia, Figurinos, Iluminação & Programação Visual: Luiz Henrique Palese
Acessórios Cênicos: Mário de Ballentti & Paulo Balardin
Operação de Luz & Som: Mário Cavalheiro & Adriana Mottola
Fotos: Cláudio Etges
Produção: GLIP Produções Artísticas Ltda.
Telefone para contatos: (051) 225.7084
Com Adriane ou Palese
(Última da Capa)
Apoio Cultural
Nesses tempos difíceis, levantar um espetáculo como O Rei Nunca Riu, não foi das tarefas mais fáceis: foi necessário um grande investimento em trabalho e dinheiro. Nada disso seria possível sem o apoio de algumas empresas que, felizmente, têm a visão clara de que cultura é um investimento essencial. Sentimo-nos orgulhosos de citar a parceria e colaboração das seguintes empresas e instituições:
(Logos) TVE FM Cultura, Rádio Days, áudio produtora Ltda, Silva-chaves – Projetos e Construções Ltda, Superfestas – Lugar de Brinquedo Lugar de Criança,Lusográfica, EGF, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Focus, Linhas Corrente,Basf, Chapéus Prada, Alpargatas, Digimer.
(INFORMAÇÕES DO CATALOGO DA CIA. STRAVAGANZA 15 ANOS)
O Rei que Nunca Riu
O Rei que Nunca Riu, narrava as desventuras de uma companhia teatral mambembe que apresentava para o rei a impossível aventura cômica Os Cinco Desembestados. Se arrancassem dele uma boa risada, levariam do reino todas as riquezas que pudessem carregar. Do contrário, seriam condenados à morte.
Inspirados na fábula italiana Os Cinco Desembestados, transcrita por Ítalo Calvino, o espetáculo conquistou dois troféus Tibicuera em 1993.
A simbologia da fábula veio ao encontro de nossas ansiedades. MIracerteira, o protagonista, inventava o seu destino. Era um jovem que, renegado pelos pais, ao afastar-se de casa, transformava a situação realista da miséria humana em uma espécie de trampolim para o salto ao maravilhoso. E construía o seu sonho. O lúdico em sua dimensão heróica, aventuresca.
Estreia: 7 de agosto de 1993, no Teatro Renascença
Apoio Cultural:
Silva Chaves Projeto e Construções Ltda. e Superfestas.
Angélica Borges
Fernando Waschburger
Luiz Henrique Palese
Roberto Oliveira
Sérgio Etchichury
e ainda
Adriane Mottola
Laura Backes
Liane Venturella
Adaptação Teatral: Adriane Mottola & Luiz Henrique Palese
Direção: Luiz Henrique Palese
Assistência de Direção: Adriane Mottola
Trilha Sonora Original & Direção Musical: Arthur de Faria
Cenografia, Figurinos & Programação Visual: Luiz Henrique Palese
Adereços: Mário de Ballentti & Paulo Ballardim
Operação de Luz & Som: Mário Cavalheiro & Adriane Mottola
Produção: Adriane Mottola, Luiz Henrique Palese & Roberto Oliveira