Programa do espetáculo que estreou na cidade de São Paulo, no Teatro Imprensa em 06.08.2008


(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

(Logo) PanAmericano
Apresenta

O POETA E AS ANDORINHAS

de Paulo Ribeiro
baseado na obra de Oscar Wilde

(Verso da Capa)

(Logo) Centro Cultural Grupo Silvio Santos

O Centro Cultural Grupo Silvio Santos (CCGSS) nasceu do desejo do Grupo de contribuir de maneira organizada e efetiva para a consolidação das práticas de responsabilidade social empresarial. Fundado em 2002, como entidade OSCIP, o CCGSS é o principal articulador das políticas de ação social de nossas empresas mantenedoras por meio de alternativas que colaboram para a melhoria do ensino no Brasil através da arte.

(Logo) 50 Anos

O Grupo Silvio Santos, por meio de seu Centro Cultural, realiza ações que contribuem para a educação e formação cultural do povo que o prestigia há cinquenta anos.

(Logos) Baú da Felicidade, Liderança, PanAmericano, sbt

(Página 03)

Urdimento, palco, coxias, rotundas, bambolinas, pimbins, elipsoidais… há dezesseis anos esses termos certamente me causavam estranhamento. Agora, meio milhão de crianças depois, essas palavras fazem parte de meu cotidiano e estou cada vez mais apaixonada pelo universo do teatro. Em 2008, completamos dez anos da estreia de nosso primeiro espetáculo. No Reino das Águas Claras, revivendo nosso visionário e encantatório Lobato. Mesmo ano em que o Grupo Silvio Santos completa cinquenta anos de existência.

Celebramos – minha equipe e eu – duplamente como uma família que não para de crescer, composta por parceiros antigos e novos integrantes que compartilham projetos e sonhos conosco. Uma família que conta com a fidelidade e dedicação de gente que ajudou a formar nosso Centro Cultural.

Costumo dizer que todos os projetos que realizo servem, de alguma forma, ao propósito de me trazer um ensinamento certo em hora certa. Assim é com nosso Oscar Wilde para crianças. Esse espetáculo revive o mito de Narciso, atualizando-o para nossos dias porque a verdadeira obra de arte transpõe tempo e espaço e não enxerga barreiras em seu caminho.

Como é árduo travar contato com aquilo que somos. Como é difícil ver refletida nossa face no outro e enxergar o quanto somos responsáveis por aquilo que criamos. Há nisso, porém, um paradoxo: é por meio desse confronto doido que também descobrimos o melhor de nós.

E o melhor de nós está neste espetáculo. Esperamos compartilhar com a plateia os ensinamentos que somente a arte pode dar porque toca fundo em nossa alma e em nossos corações.

Um beijo

Cintia Abravanel – Diretora-presidente Centro Cultural Grupo Silvio Santos

(Página 04)

Desde que surgiu, em 2002, o CCGSS destacou-se por não temer desafios. Assim foi com a peça direcionada ao público infanto-juvenil O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, adaptada da obra homônima de Jorge Amado, autor conhecido em nossas letras por encantar o “público adulto” com suas histórias sobre a mítica Bahia. Depois, nos aventuramos numa pesquisa sobre a literatura (desde sua origem em Portugal) que resultou no poético espetáculo Rapsódia dos Divinos, responsável por nossas incursões pelo interior de São Paulo. Transformar um conto de fadas que-virou-ópera-que-virou-livro em peça teatral infantil foi nossa ousadia. Trouxemos para o nosso palco a genialidade de Mozart e sua Flauta Mágica.

O CCGSS designou para si um destino dos mais difíceis neste país: unir a arte à educação. Tarefa hercúlia. Para isso, busca, junto ao poder público, estabelecer parcerias que contemplem alunos e professores em seus projetos. Graças a consistência de nossas ações, à competência de nossas equipes e à boa acolhida das Secretarias de Educação temos sido muito bem recebidos por onde passamos com nossos espetáculos, oficinas artístico-pedagógicas e ideias. Em 2008, doaremos 15.000 ingressos para os alunos da rede pública de São Paulo, numa inciativa pioneira no CCGSS.

O Poeta e as Andorinhas traz à cena uma faceta pouco conhecida de Oscar Wide: sua produção de contos de fadas para crianças e jovens. São textos marcados pelo resgate e pela transgressão das narrativas tradicionais. Paulo Ribeiro, um artista sensível e ousado, leu e releu os contos e acrescentou a eles dois panos de fundo bastante inquietantes: os personagens centrais de O Retrato de Dorian Gray (único romance do irlandês) e a vida intensa de Wide. Léo Dinis encarregou-se de vestir os personagens com roupagem onírica. Serroni situou-se em espaços encantados e Dyonisio os presenteou com sua sensibilidade musical.

Em relação ao projeto pedagógico e ao trabalho realizado com nosso elenco, procurei, como temos feito em todas as nossas ações, passear pela força da poesia, pela prosa literária e pelas contribuições sempre bem-vindas de Freud, Lacan e Klein, com seus estudos sobre o Narcisismo, passando pelo mito de Sisifo, relido por Camus e pela vivência mais do que genuína de uma equipe de atores prontos para a discussão e o aprendizado. Tudo isso somente foi possível porque minha amiga (e diretora, produtora…) Cintia Abravanel nunca deixa de acreditar no poder que as pessoas tem de fazer coisas que duram para sempre.

Wilton Ormundo – Gestor Cultural e Coordenador Pedagógico

(Página 05)

Gaiolas e Sonhos

Gaiolas

Constantemente, construímos gaiolas para nós mesmos e para os outros e é por isso que, de certa maneira, estamos todos presos em gaiolas invisíveis, douradas grandes e pequenas e, algumas vezes, em gaiolas reais, tão reais que que nos restam apenas os sonhos, porque nos sonhos tudo é possível, até mesmo voar, amar e ser feliz.

N’O Poeta e as Andorinhas me utilizo dessas pequenas metáforas para falar ao público infantil e jovem acerca da obra e, principalmente, da vida de Oscar Wide, o Poeta que me fez ver que o amor nos faz perder a razão e que a beleza da vida é mera canção, que os artistas têm alma de criança e que o amor pode ser mais valioso e duradouro do que as pedras preciosas.

Sonhos

Por trás de um espetáculo, existe sempre uma enorme quantidade de pessoas que trabalham apaixonadamente por realizar um sonho que, necessariamente, não pertence a ninguém. Podemos dizer que se trata de um sonho coletivo, em que cada um contribui com aquilo que tem de melhor, sem se importar se isso vai ou não ser reconhecido. Ao fecharmos os olhos para ouvir uma grandiosa orquestra executar uma peça clássica ou popular, nesse exato, não pensamos em quem a escreveu, em quem construiu ou fabricou o instrumento, em quem preparou o palco, em quem costurou os paletós ou em qual posição se encontra esse ou aquele músico. Apenas a música, sim, a música é a única coisa que importa nesse momento, é ela que vai entrar por nossos ouvidos, nossos poros e invadir nossa alma. E é exatamente nesse momento que todos aqueles trabalhadores e todos os ouvidos, nossos poros e invadir aqueles trabalhadores e todos os ouvidos sentem-se de fato recompensados.

Neste O Poeta e as Andorinhas, estão envolvidos diretamente cerca de 80 trabalhadores, os quais transformam diariamente esse sonho em realidade. E é para todos eles que vai o meu mais profundo verdadeiro Obrigado

Paulo Ribeiro – Texto e Direção Geral

(Página 06)

Texto
Texto dramático: O Poeta e as Andorinhas
Texto: Paulo Ribeiro
Baseado em: Oscar Wide

Criação
Direção: Paulo Ribeiro
Assistente de Direção: Cibele Troyano
Cenografia e Adereços Cênicos: JC Serroni
Assistentes de Cenografia: Grissel Piguillem, Rodrigo Centini e Tatiana Neves
Tratamento de imagens das projeções: Grissel Piguillem, Paula di Paoli e Angelo Lorenzetti
Marcenaria: Oswaldo Lisboa
Serralheria: Central Serralheria
Montagem: Equipe Técnica do Centro Cultural GSS
Adereços cenográficos e pinturas: Grissel Piguillem, Rodrigo Centini, Tatiana Nevess, Marina Figueiredo e Cláudia Malaco
Produção de Imagens: Promolider
Computação Gráfica: Terra Cota
Figurinos, adereços e Visagismo: Leo Diniza
Costura dos Figurinos: Inês Crepaldi, Vera Lúca Pereira, Jô Felix, Penha Torres, Debora Santos
Assistentes de Adereços: Elisângela Santos Maciel, Hermes Vago Junior
Confecção de Máscara: Erick Eduardo
Direção Musical: Dyonisio Eduardo
Preparação Vocal: Fernanda Maia
Preparação Teórica dos Atores: Wilton Ormundo
Preparação Corporal: Guilherme Elias
Iluminação: Cizo de Souza
Design Gráfico: Fabiana Panta Leão

Divulgação
Fotos: João Caldas
Assistente de Fotografia: Andréia Machado
Assessoria de Imprensa: Arteplural
Produção de Imagens: Promolider

Produção
Direção de Produção: Eduardo Jacsnis
Produção Executiva: Cris Bezerra e Rose Bulhon
Administração: Rose Bulhon e Cris Bezerra
Prestação de contas: Neide C. Delasta, Marina Ventura e Mônica Veiga
Projeto: Ribeiros Produções

Equipe Técnica do CCHSS
Operador de som: Ricardo Fleiras
Operador de Luz: Sidney Rosa
Operador de Projeção: Juliano Pulsen
Camareira: Ana Lúcia Laurino, Cristiane Rodrigues
Maquinista: Alex Peixoto, Dirceu Domingos e Flaviano Fonseca
Contraregra: Átila R. Quirimo

Centro Cultural Grupo Silvio Santos
Diretora-Presidente: Cintia Abravanel
Gestão cultural, Coordenação Pedagógica e Material Pedagógico: Wilton Ormondo
Coordenação de Projetos: Regina L. Z. Aguiar
Coordenador de Produção: Eduardo Jacsenis
Coordenação de Comunicação Visual e Secretária: Fabiana Panta Leão
Organização de Projetos e Pesquisa: Cintia Wartusch
Recepcionista: Aline Fernandes B. da Silva
Financeiro: Neide Covo Delasta
Assessoria Jurídica: Cesnik, Quintino e Salinas Advogados

Coord. de Relacionamento com Órgãos Públicos de ensino: Rosângela Capelari
Coord. Relacionamento com órgãos Públicos de Ensino: Elisângela Dias Caio
Equipe de Relacionamento Educacional: Amanda Pereira, Ana claudia de Faria, Ana Lúcia Galichio, Priscila Caineli, Rafael Alves Santana e Valdizia Carvalho

Teatro Imprensa
Administração: Enes Rezende
Coordenador Técnico: Cizo de Souza
Coordenador de Palco: Alex Peixoto
Bilheteria: Luiz Casado
Portaria: Marcelo Dias da Cruz, Rodrigo R. Nagel e Raimundo Novato
Equipe de apoio: Leonor Rosa Oliveira santos, Marlene Ap. Maia e Ana Paula dos Santos
Produção Geral: Cintia Abravel
Realização: Centro Cultural Grupo Silvio Santos

(Página 07)

Adriano Cobianchi
Alice Reis
Arthur Berges
Cintia Wartusch
Felipe Caczan
Igor Miranda
Leandro Rocha
Lívia Graciano
Monalisa Capella
Nill de Pádua
Rafael Lozano
Rogério Romera
Romulo Bonfum
Thais Uessugui
Thiago de Rogatis

Este espetáculo estreou em 06 de agosto de 2008.

(Página 08)

A encenação de Paulo Ribeiro exigiu que eu buscasse nas trevas um espaço de luz. Sonho, realidade, angústia, amor, vaidades, imortalidade, delicadezas, poesia deveriam estar contidos formal e simbolicamente na cenografia.

Isso parece ter acontecido. Oscar Wide recebe de presente um espetáculo à altura de sua obra: delicado, poético, mágico, denso, complexo, que levará o público de todas as idades a realizar uma profunda reflexão sobre a vida.

JC Serroni – Cenografia

O trabalho musical do espetáculo me levou a um mergulho à incompreensão, ao preconceito e sofrimento, que a sensibilidade de Oscar Wilde transmuta em beleza e poesia. As músicas e canções de O Poeta e as Andorinhas são inéditas e foram criadas com amor e liberdade, as duas condições que negaram ao poeta.

Dyonisio Moreno – Direção Musical e composição

Neste trabalho, a preocupação com as cores e texturas está baseada na criação de um visual que incite também outras formas de experimentação sensorial, como o tato. Espera-se que o desejo de tocar, ainda que não consciente, aproxime mais o espectador da experiência encenada no palco.

E, parafraseando Wilde, talvez sentir também esteja se tomando uma coisa rara neste mundo.

Leo Diniz – Figurinos e Visagismo

(Logo) Donatelli Tecidos

O centro Cultural Grupo Silvio Santos por meio de sua diretora-presidente Cintia Abravanel, agradece especialmente a Donatelli por acreditar e apoiar seus projetos durante 10 anos.
Todos os tecidos utilizados no figurino do espetáculo são da Donatelli Tecidos.

(Página 09)

A grandiosidade com que Oscar Wide faz suas diversas críticas sociais através de sua poesia nos instiga a uma análise maior sobre o mundo moderno. Concordo com o autor quando ele afirma que “a inteligência é apenas uma contemplação dos bons hábitos e costumes!

Cizo de Souza – Iluminação

Miríades de estrelas, cada qual com seu brilho singular, iluminaram o artista e o fizeram renascer, desafiando a morte. Evoé, Oscar Wide, poeta da vida e da liberdade!

Cibele Troyano – Assistente de Direção

A sutileza ácida de Oscar Wide foi vivida essencialmente em seu corpo, em estado de amor e paixão. E é trabalhando através do corpo apaixonado do ator que conseguimos que a liberdade corroa a nossa alma à altura de Oscar Wide.

Guilherme Elias – Preparação Corporal

Poesia e música sempre foram grandes amigas, mais que amigas, quase irmãs. Fazer com que uma e outra se pareçam cada vez mais foi um grande privilégio e um grande desafio. A voz é o grande instrumento, sempre meio e nunca fim.

Fernanda Correa Maia – Preparação Vocal

(Página 10)

Sempre em boa companhia

É com muita honra que me curvo ao talento, à competência, ao companheirismo e comprometimento de todas as pessoas e profissionais que, brilhantemente, fizeram (e fazem) parte da nossa história nesses dez anos de produções teatrais.

Agradecemos ao Grupo Silvio Santos, que confiou a missão de representá-lo por meio da arte, com ações sócios-culturais e educacionais, investindo naquilo que nossa nação tem de mais precioso: nossas crianças, jovens e educadores.

A todos os investidores, apoiadores e parceiros que depositam em nós seus recursos, tornando nossos sonhos possíveis.

Aos órgãos oficiais e particulares de educação que apostam na credibilidade de nossos projetos, possibilitando, a um imenso número de estudantes, enriquecimento cultural e um novo olhar sobre a vida e sobre o mundo através de nossa arte.

Aos nossos familiares e amigos que nos apoiam com carinho e amor, dando-nos forças para seguirmos em frente. Ao público, que sempre prestigia nossos espetáculos, dando-nos a feliz sensação de missão cumprida.

Graças a Deus, temos muito o que agradecer, por tudo que aprendemos, sonhamos e juntos realizamos nesses dez anos. Sempre em boa companhia.

Cintia Abravanel

(Verso Última Capa – Anúncio PanAmericano)

(Última Capa)

(Logo) Centro Cultural Grupo Silvio Santos

Contatos para escolas: (11) 3107.0804
E-mail: projetoescola@centroculturalgss.vom.br

Teatro Imprensa
Rua Jaceguai, 400 – Bela Vista – Tel.: (11) 3241.4203

Produção

(Logo) Ribeiros Produções Culturais

Apoios

(Logos) Donatelli Tecidos, Jequiti, Jassa, Leitor Recortes, Promolider, Terracota, Contemporânea, Bom Grillé, Bella Paulista, China House, Restaurante Gigetto, Restaurante Gostinhio Natural, Cantina Luna di Capri, Plaaneta’s, Nutrisom, Cantina Roperto, Pizzeria 1900, Mr. Sushi, Cantina Taberna do Júlio

Apoio Institucional

(Logos) Ministério da Cultura, Lei de Incentivo a Cultura