O Mistério do Sapato Desaparecido conta a história da Cinderela sob a ótica dos calçados. Foto: Jean Charles

Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 24.07.2015

Barra

Criatividade sem limites faz a família toda se divertir

Grupos Esparrama e Teatro por um Triz fazem o público rir muito com ideias simples e atraentes

Dois espetáculos muito bons e divertidos encerram temporada neste fim de semana, mas com chances de voltar em novas temporadas ainda este ano. Ambos estarão em cartaz neste domingo, dia 26, e dá para ver os dois: O Mistério do Sapato Desaparecido, às 11h, no Mube, e Minhoca na Cabeça, às 10h e 16h, ao ar livre no Minhocão. Os dois são bem engraçados e garantem boas risadas.

O Mistério do Sapato Desaparecido, do grupo Teatro por um Triz, nada mais é do que a mesma velha conhecida história da Cinderela, porém contada sob a ótica dos calçados da história. Os sapatos tudo sabem, tudo comentam – é bem curioso. Márcia Nunes e Péricles Reggio, que assinam texto e direção (além de estar no elenco, ao lado de Andreza Domingues e Wagner Dutra), foram extremamente felizes com essa ideia criativa de explorar o sapato como objeto principal de seu teatro de animação. Os personagens são encantadores, amontoados na prateleira de uma antiga sapataria. A ação se passa no dia seguinte ao baile do príncipe, em que a Borralheira deixa seu sapatinho de cristal caído nas escadarias do palácio. Alguém o rouba e o leva para ser alargado pelo sapateiro. Entra na história um detetive-sapato, inspirado em Sherlock Holmes. O texto é espirituoso até não mais poder. Todos os trocadilhos possíveis e imagináveis sobre sapato são utilizados – mas com bom gosto e sem cansar a plateia. Uma fivela pode virar olho ou boca. Um cadarço serve de bigode. E assim por diante.

Minhoca na Cabeça  é, por sua vez, o segundo espetáculo realizado em uma janela do Minhocão paulistano, pelo premiado grupo Esparrama, formado em 2012 pelos amigos Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra. A ideia de falar de uma minhoca no Minhocão é ótima e muito bem explorada no texto pelo grupo em parceria com Solange Dias, tendo Iarlei Rangel à frente da direção. O grupo estava mais tenso da primeira vez, em ‘Esparrama pela Janela’. Agora que já viram como dá certo transformar duas janelas em canais de interação com o público passante, o espetáculo traz um humor mais solto, mais escrachado, com direito a paródias divertidíssimas de sucessos do mundo LGBTS como ‘Dancing Queen’, do Abba, e ‘Material Girl’, da Madonna. Ou seja, adultos também se divertem muito. Os objetos cenográficos são grandes, coloridos, atraentes. O elenco nem precisa usar microfone para ser ouvido, apesar da distância entre a janela e o elevado.  Lívia Loureiro, a figurinista, caprichou no visual dos atores. Tudo funciona muito bem, comprovando mais uma vez que o teatro pode se reinventar o tempo todo.

Serviços

O Mistério do Sapato Desaparecido

Teatro do MuBE. Museu Brasileiro de Escultura
Avenida Europa, 218, Jardins
Tel: 4301-7521
Domingo (26), às 11h
Ingressos: R$40,00 (Inteira) e R$20,00 (meia)

Minhoca na Cabeça

No Minhocão. Elevado Costa e Silva
Grátis. Domingo (26), em duas sessões: 10h e 16h