Crítica publicada na Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 21.11.2014

Barra

Aprendendo desde cedo a amar o teatro

O Lugar de Onde se Vê é uma excelente opção de peça com potencial para despertar no público mirim o gosto pela dramaturgia

Há tempos eu não via um espetáculo para crianças tão bom sobre o difícil tema da “iniciação teatral”. Por isso, escolas fiquem atentas. Fiquem espertos também os pais que queiram despertar em seus filhos o amor pelo teatro. Estou falando de O Lugar de Onde se Vê, em cartaz em São Paulo, no teatro do Shopping JK Iguatemi – uma celebração à fantasia e aos sonhos proporcionados pela arte teatral.

Com texto de Lara Hassum e Paulo Marcos e direção desse último, a peça conta a história de uma menina bem triste (Lara Hassum), tão triste que é quase cinza. Ela ficou assim desde que seus pais se separaram e o pai foi morar em outro lugar. Um dia, por acaso, ela vai parar em um casarão abandonado, na verdade, um velho teatro abandonado. Surpreende-se ao ver que ainda vivem por ali três velhas atrizes, na verdade, três fantasminhas coloridos, a Comédia (Taís Luna), a Tragédia (Danilla Figueiredo) e o Drama (Tássia Melo). São justamente as três personagens que vão ajudar a menina triste a olhar para dentro de si mesma e abandonar de vez a tristeza.

Como elas fazem isso? De uma forma encantadora: enredando a menina protagonista em histórias da dramaturgia universal, como Cyrano de Bergerac (de Edmond Rostand), Arlequim – Servidor de Dois Patrões (de Carlo Goldoni), Hamlet (de William Shakespeare) e até Pluft, o Fantasminha (de Maria Clara Machado). Figuras clássicas dessas quatro peças desfilam sua graça e seus mistérios pelo palco, enquanto vamos assistindo às transformações na vida da menina triste. Gradativamente, seu comportamento passa a ser alegre e extrovertido, e ela começa até a repetir frases, gestos e trejeitos que vai aprendendo com a Tragédia, a Comédia e o Drama – ótima sacada da direção e da dramaturgia, que se apoiam nas ilimitadas possibilidades do uso da metalinguagem. É a menina, por exemplo, quem vai dar a ideia ao atormentado príncipe Hamlet de encenar com uma trupe mambembe a suspeita morte do pai, como armadilha para fisgar de vez o assassino.

Vejam como o grupo – a Cia. Ouro Velho, fundada em 2012 – nos explica suas escolhas por esse tema: “O termo O Lugar de Onde se Vê significa, no sentido original da palavra grega, Teatro. E foi nesse lugar especial que a humanidade, nos últimos 2.500 anos, se reuniu para ver o mundo. Essa forma de brincadeira, às vezes tão séria, tem servido, ao longo dos séculos, para divertir e, principalmente, transformar as pessoas. Assim, atrair as crianças para o teatro e revelar a elas, ali mesmo, suas múltiplas possibilidades é o objetivo maior desta peça.” Corram que vale muito a pena. Toda a família vai se encantar com a delicadeza da proposta e a competência de sua realização.

Serviço

Teatro Livraria da Vila – Shopping JK Iguatemi
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Nova Conceição
Telefone 11 5180 4790
Sábados e Domingos às 15h
Ingressos: R$ 30,00, R$ 15,00 (meia)
Até 14/12