Dissertação apresentada em 2004, ao Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Letras e Artes (CLA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre.

A Banca Examinadora foi composta por: Profa. Dra. Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), orientadora, da UNIRIO, Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito, da UNIRIO e Prof. Dr. Valmor Beltrame da Universidade do Estado de Santa Catarina.

André dos Santos Brilhante

INTRODUÇÃO

I.  Objetivos da Pesquisa e Caminhos Percorridos

II.  Relevância da Discussão Teórica: Teatro, Educação e a Criança

III. Experiência Pessoal

1.   O Pesquisador na Sala de Aula

2. O Pesquisador como Produtor de Teatro para Crianças

CAPITULO I – A Relação da Criança com o Teatro que Ensina dentro e além da Escola

1 – Educação Formal e não Formal

2 – Uma Instituição para Ensino chamada Escola

3 – Momentos Significativos da Construção da Didática

4 – Construção do Conhecimento na Escola

5 – Livro Didático e Outros Recursos de Ensino

6 – Ensino de Arte na Escola

7 – Teatro e Educação

8 – Os Museus e Outras Instituições como Espaços Educativos

CAPITULO II – O Teatro para Crianças: Conhecimento e Diversão

1 – A Referência Bertolt Brechet: Estudos Brasileiros

2 – Didático e Didatismo

3 – Didático e Épico

4 – Didático e Diversão

CONCLUSÕES


BIBLIOGRAFIA