Critica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 18.09.2015
Bichos, bichinhos e bichões encantam com luz negra
Em O Carnaval dos Animais, Cia. Imago brilha em mais uma produção vistosa e com bonecos para lá de criativos
Não é de hoje que conheço a premiada e competente Cia. Imago, com sua incrível técnica de animação com bonecos fluorescentes e luz negra. Pedro e o Lobo atravessa os anos em cartaz, extasiando o público. Também já vi A Mão, A Flauta Mágica, João e Maria, O Quebra-Nozes. Fazia pelo menos um ano que eu não prestigiava suas produções. Fiquei feliz em saber que estão em cartaz no Tetro J.Safra com O Carnaval dos Animais. Fui prestigiar na tarde fria de domingo passado e, como sempre acontece quando vejo algo do grupo, saí deliciado com tanto apuro visual, tanta beleza desfilando aos olhos inocentes do público mirim. Adultos também se apaixonam. Ponto para os programadores do Safra.
Criada e dirigida por Fernando Anhê, a Imago prima por mesclar linguagens como desenho animado, cinema, música erudita, artes plásticas, música eletrônica. Em O Carnaval dos Animais, você vai se encantar com os bonecos, concebidos e confeccionados com muito talento e criatividade. As cores, as formas, os movimentos. Mais lindo ainda é o jogo cênico em que vários pedaços de objetos, cordas e panos vão se juntando para formar esses bichos de grande porte, como o elefante, o dinossauro, o burro, o tubarão. É linda a cena em que vários peixinhos formam um peixão maior. E assim por diante.
Basta correr ao google e você saberá que O Carnaval dos Animais é uma peça para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns, composta em fevereiro de 1886, quando o compositor passava férias na Áustria. Ele não permitiu que a obra fosse publicada durante a sua vida, pois temia que ela arruinasse sua reputação de “compositor sério”. Hoje, é uma peça bastante conhecida. A Imago oferece a chance de apresentá-la à nova geração dessa forma brincalhona e visualmente estonteante. Não perca. Leve filhos, netos, sobrinhos e, se você for professor, pense em organizar um grupo em sua escola. Valerá muito a pena.
Só impliquei com o final, em que surge uma voz de menina em off para deixar uma mensagem, uma ‘liçãozinha’ que tudo arremata e tudo explica. Desnecessário. Pra quê interferir na imaginação do público, com explicações redutoras e catequéticas? Pena, mas é a única ressalva nesta atração tão linda. Parabéns à Imago.
Serviço
Teatro J. Safra
Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda
Tel. 11 3611-3042
Sábados e domingos, às 16h
Ingressos a R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Até 04.10