Barra

Em comemoração ao sétimo aniversário, o CBTIJ realizou no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, um final de semana com apresentações teatrais.

No sábado, dia 28 de setembro de 2002 foram apresentados os seguintes espetáculos:

Pedro e Lobo,do Teatro Diadokai
Cyrano de Berinjela, da Cia. Artesanal
Ópera Riso, da Cia. de Teatro e Etc. e Tal
Mandando Bala, do Grupo As Marias da Graça
As Aventuras de Topetudo, com Ana Barroso e Mônica Biel
Joãozinho Cabeça de Piolho, com Fátima Café
O Aniversário da Infanta, com a Cia Nós os Dois
A Saga de Zé Rapadurinha, com Grupo Ta na Rua

No domingo, dia 29 de setembro de 2002 foram apresentados os espetáculos:

O Equilibrista, com  Márcia do Valle e Cláudio Mendes
O Médico Camponês e a Princesa Engasgada, com a Cia. de Teatro Medieval
O Picadeiro em Busca do Tempo Perdido, com a Cia. Preto no Branco
O Cavalinho Azul em Solo, com Leandro Leo, de O Tablado
Cores, Cantos e Contos do Brasil, com a Cia. Fidelis Fraga
Bia Bedran Canta e Conta
Teatro de Roda com o grupo de Mariozinho Telles
Irmãos Brothers em Números Circenses
Contando Histórias com Maria Pompeu
A Menina que Perdeu o Gato enquanto Dançava o Frevo na Terça-feira de Carnaval, com a Cia. Pop de Teatro
Nóis Viemos Aqui Pra Que? , com a Fuzarca da Lira.

Barra

Carta Manifesto a População

Durante o evento foi distribuída a carta abaixo à população, que aderia ao movimento assinando um abaixo assinado, que foi enviado ao MINC / FUNARTE, onde conseguimos em dois dias quase mil assinaturas.

O CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude – é uma entidade sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento da criança e do adolescente através do teatro e realiza diversas ações com este objetivo. Fundado há 7 anos, o CBTIJ representa no Brasil a ASSITEJ – Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, existente em 70 países.
Pela primeira vez na história, a vice-presidência da ASSITEJ é assumida pelo Brasil, através do representante do CBTIJ, demonstrando a representatividade internacional que o teatro brasileiro para crianças e adolescentes, e o CBTIJ, alcançaram. O CBTIJ, possui o site www.cbtij.org.br, único no país a preservar a memória do teatro brasileiro para crianças e adolescentes, e já envolveu em suas atividades, campanhas e projetos mais de 200 artistas e técnicos, 150 professores da rede pública e cerca de 80 mil crianças e adolescentes.

Em 1996, a FUNARTE Ministério da Cultura cedeu espaço para o funcionamento do CBTIJ, espaço este que se encontrava totalmente abandonado. O CBTIJ conseguiu reformá-lo com recursos próprios e há um ano inaugurou sua sede. Em 02/09/02, o CBTIJ, recebeu uma intimação da FUNARTE para desocupar o espaço de sua sede em um mês. Findo este prazo serão tomadas medidas visando a “retomada coercitiva do imóvel”, afirma o documento.

Este ato não é isolado. Várias outras entidades culturais foram também intimadas a deixar seus locais de atuação, além do que, outros espaços que abrigavam livrarias e teatros da própria FUNARTE estão sendo dissolvidos. No Ministério da Cultura inúmeros funcionários foram transferidos e projetos já com orçamentos aprovados foram impedidos de serem realizados. O Ministério da Cultura além de receber a menor verba do orçamento federal (0,03%) está sendo aos poucos aniquilado, e com isso sendo sucateado o patrimônio cultural de todos os cidadãos.

O Ministério da Cultura não realizou nos últimos anos sequer um projeto voltado para crianças e adolescentes, discriminando estes. E a atitude contra o CBTIJ prejudica e inibe as ações que esta entidade desenvolve, as quais o próprio governo não consegue realizar, mesmo sendo sua obrigação em relação aos direitos culturais existente na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente:

Art.4º – É dever… e do poder público assegurar com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes…, à cultura, à liberdade e à convivência… comunitária.

Parágrafo único – A garantia de prioridade (a crianças e adolescentes) compreende:

b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas

Art.5º – Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de … discriminação, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão aos seus direitos fundamentais.

Art.58 – No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos…, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

Art.59 – Os municípios, com o apoio dos estados e da União estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais… voltadas para infância e juventude.

Art.70 – É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.

Art.71 – A criança e o adolescente tem direito à informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
Como consequência dos fatos expostos acima, o CBTIJ e a ASSITEJ Brasil esclarecem a população que a luta para a manutenção de sua sede não é uma luta isolada, mas é reflexo do total descaso com o patrimônio cultural da população e simboliza como, de fato, são tratados as crianças e os adolescentes neste país.

No dia 30 de setembro de 2002, às 14 horas, foi realizada a concentração de artistas e técnicos em frente ao Edifício Capanema, na Av. Graça Aranha, no Centro do Rio para a entrega do abaixo-assinado de apoio ao CBTIJ à presidência da Funarte.

Apoiaram esta iniciativa

– Comissão Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
– 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca da Capital do Rio de Janeiro
– FASE/ SAAP – Federação de Órgãos p/a Assistência Social e Educacional Serviço de Análise e Assessoria a Projetos da FASE
– SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculo de Diversão do Est. Rio de Janeiro
– SBAT – Sociedade Brasileira de Autores
– FETAERJ – Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro
– APETESP – Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Est. de São Paulo
– APETERJ – Associação dos Produtores de Espetáculos do Est. do Rio de Janeiro
– SINPARC – Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas do Estado de Minas Gerais
– Escola Fabrica de Espetáculos
– Oficina de Arte Maria Tereza Vieira
– O Tablado
– Grupo Nós do Morro
– Grupo Ta Na Rua
– CTO – Centro de Teatro do Oprimido
– Teatro de Anônimo
– Todos os artistas, técnicos e grupos filiados ao CBTIJ

Barra

A Princesa Engasgada

As Aventuras de Topetudo

 

Barra

Joãozinho Cabeça de Piolho

O Aniversário da Infanta

 

Barra

Mandando Bala

O Equilibrista

 

Barra

O Picadeiro em Busca do Tempo Perdido

Pedro e o Lobo