Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 13.11.2015
Uma noite sem sono no quarto de dois meninos sapecas
Já pra Cama!, com a Cia. Barracão Cultural, é um dos maiores acertos do teatro infantil paulistano em 2015
Um grande espetáculo para crianças e sobre crianças está em cartaz em São Paulo, só aos domingos, em dois horários, na sala pequena do Sesc Pinheiros. Trata-se de Já pra Cama!, da cia. Barracão Cultural, que conhecemos sobretudo pelos premiados espetáculos de rua O Tribunal de Salomão e A Condessa e o Bandoleiro.
Tudo é acerto neste novo espetáculo: texto, direção, trilha, elenco, iluminação, cenografia, figurinos, tudo é acerto. A história da mãe que luta todo dia para conseguir colocar seus dois filhos para dormir é incrível, muito bem desenvolvida, graciosamente envolvente, com um potencial de identificação com o público que é inegável. O argumento é de Eloisa Elena e Dr.Morris, casal na vida real, com roteiro de Eloisa Elena. Ela também está no palco no papel da mãe e em um de seus melhores momentos como atriz. Esbanja carisma, canta como nunca, emociona e diverte. É lindo quando a mãe percebe que viver uma noite de aventuras com os dois meninos será enriquecedor também para ela, adulta, e bastante frutífero como forma de estimular a imaginação dos garotos. Fernando Escrich, outro nome fortemente ligado à música no teatro, assina mais uma primorosa direção, com timing preciso, rigor nos detalhes, mão firme em todos os quesitos.
O encontro no palco, depois de anos, de Dr. Morris e Daniel Maia é sensacional. Tratam-se de dois dos maiores e mais talentosos diretores musicais de espetáculos de teatro e dança. O casamento na trilha é inacreditável de bom. Nem poderia ser diferente. O CD já está à venda no saguão do próprio teatro, com todas as canções do espetáculo. São deliciosas brincadeiras com conhecidas pérolas do cancioneiro infantil, todas transformadas em ritmo de rock e com as letras alteradas. Morris e Maia, como atores, também são um show. Suas batalhas com as guitarras são um forte achado. As ‘picuinhas’ entre irmãos, as disputas de atenção com a mãe, as provocações de menino, a linguagem apropriada – tudo está muito bem colocado e foi muito bem pensado.
A cenografia de Pedro Saci é espertíssima. As camas dos meninos, em pé no cenário, são atrações à parte. A forma coreografada e sincronizada com que ambos acendem suas luminárias, por exemplo, é muito brincalhona e criativa. Ao fundo, há um grande painel em branco que a mãe vai preenchendo de desenhos e pinturas ao longo do espetáculo. É uma inteligente alusão à frase: “Entendeu ou quer que eu desenhe?” A plateia fica vidrada na pintura do painel, enriquecendo a peça com esse jeito lúdico de sugerir uma iniciação às artes visuais. Os pijamas e a camisola da mãe são divertidíssimos, a cargo de Marichilene Artisevskis, nos figurinos. A luz é de Marisa Bentivegna. A cena com a participação da plateia também é animada, de bom gosto, estimulando a farra de brincar. É ver para crer. Já para o teatro! Você não vai se arrepender de prestigiar Já Pra Cama!, com certeza um dos melhores espetáculos que vi em São Paulo neste ano de 2015. Vida longa!!!
Serviço
Sesc Pinheiros – Auditório
Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros – São Paulo
Tel. 11 3095-9400
Domingos às 15h e às 17h
Ingressos a R$ 17,00 (inteira)
Até o dia 29