Flicts: as crianças gostam

Crítica publicada na Revista Isto É
Por Macksen Luiz, Rio de Janeiro, 14.05.1980

Barra

Flicts

Texto de Aderbal Junior, baseado em livro de Ziraldo. Direção de José Roberto Mendes. Com Lígia Diniz, Cacá Silveira, Tereza Mascarenhas e outros. Teatro Princesa Isabel, Rio.

Usando os arquétipos da fabulação, Ziraldo criou esta cor de nome estranho e pigmentação diferente tal como um patinho feio que só se descobre belo quando, diante dos seus iguais, pode avaliar-se. Flicts é uma cor, todos admitem, mas para ter existência real é preciso descobrir a que coisa do mundo ela empresta o seu tom. Ainda que menos intenso do que o belo livro de Ziraldo, o texto teatral de Aderbal Júnior transmite essa história com impacto poético e segurança narrativa.

O espetáculo de José Roberto Mendes utiliza com muita habilidade as boas condições de produção, bom cenário, música especial de Sérgio Ricardo, ainda que se atrapalhe um pouco com a movimentação dos atores e não saiba resolver tempos mortos da ação. As crianças, no entanto, parecem encantadas com as peripécias de Flicts. Sua atenção e silêncio, provas de seu interesse, revelam por que este é um dos textos mais representados do teatro brasileiro.