Fábula dos Homens: harmonia, agilidade e bom humor


Crítica publicada no Jornal do Brasil
por Carlos Augusto Nazareth – Rio de Janeiro – 26.05.2006

 

 

 

Barra

La Fontaine nos palcos com muita inspiração

Fábula dos Homens é o espetáculo, ágil e alegre, que a Companhia da Arca está apresentando no teatro da Justiça Federal, reconto de algumas fábulas de La Fontaine (1621-1695). Os recontos não são bem uma adaptação, mas histórias inspiradas em A Menina e o Jarro de Leite e A Galinha dos Ovos de Ouro aos quais a diretora Dulce Bressane acrescenta O santo de pau-oco.

A Menina e o Jarro de Leite conta, originalmente, a história da menina que ia pela estrada com seu jarro de leite, sonhando com o lucro da venda até que o jarro cai, se quebra e ela perde o leite e seus sonhos. A Galinha dos Ovos de Ouro, é sobre a galinha que botava ovos de ouro e cujo o dono, querendo descobrir o segredo, para obter mais lucros, acaba por matar a galinha.

Às histórias a diretora inclui ditos populares, provérbios, canções populares e brincadeiras infantis, ligadas à ideia central de cada um dos contos, formando um todo bastante harmônico. No entanto, estas histórias, ao se afastarem da estrutura fabular, típica do autor se fragilizam como narrativas. A encenação opta por se utilizar da narrativa oral cênica e os contadores, lembrando trupes de medievais, contam as tramas e nelas interferem com vigor, agilidade e bom humor, tornando mais fácil a compreensão do público.

A direção musical é da Escola in Concert e as músicas são cantadas ao vivo pelo elenco, que também toca alguns instrumentos. Trata-se de um trabalho musical de qualidade que atende bem à proposta da direção de produzir um espetáculo artesanal, popular.

A luz de Marcelo Tenório é eficiente, ressaltando a beleza do cenário e dos figurinos, que têm a griffe de João Gomes: criativos e teatrais ocupam todo o palco, dando identidade plástica a Fábula dos Homens. 

Ressalte-se a criatividade não só dos materiais, mas também das soluções encontradas pelo figurinista, principalmente para a galinha dos ovos de ouro, que passa a ser uma galinha carijó e isso é um verdadeiro achado. Os adereços são de Ana Paula Chaib, também bastante originais na forma e no material utilizado em sua confecção.

O elenco, coeso, é formado por Luciano Moreira, Tatiana Aragão, Ana Paula Chaib, Thiago Macedo, Bruna Barros e Filipe Tocci. Destacam-se os trabalhos da atriz Ana Paula Chaib, que faz a galinha dos ovos de ouro e do ator Thiago Macedo, que interpreta o personagem Avarinho.