Programa do espetáculo que estrou na cidade do Rio de Janeiro, no Teatro do Planetário, em 2008

 

 

 

 

 

Barra


Márcio Moura. Fotos: Ricardo Gabriel

 

 

 

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Frente da cinta que prende o Programa)

Prefeitura do Rio / Culturas
Teatro Municipal Maria Clara Machado
apresenta

(Capa)

DRAGUINHO

Diferente de Todos Parecido com Ninguém

Centro Teatral e Etc e Tal

(Verso da Capa – Fotos dos espetáculos em repertório -15 anos)

Victor James, O Macaco e a Boneca de Piche, Fulano & Sicrano, No Buraco, Branca de Neve, Intervenções Cênicas Anfitriões do Riso, Intervenções Cênicas Surrealismo.

(Página 1)

Sobre o Etc e Tal

Formado pelo trio de cômicos Álvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo, este grupo carioca de repertório fundado em 1993, desenvolve sua pesquisa artística calcada na tríade Teatro-Mímica-Humor. Compõem o seu repertório permanente os espetáculos Fulano e Sicrano (adulto), Victor James (infantil), O Macaco e a Boneca de Piche (infantil), No Buraco (adulto) e ¿Branca de Neve? (infanto-juvenil).

O Centro Teatral e Etc e Tal é um dos poucos grupos brasileiros de trabalhos continuados que investe nas inúmeras possibilidades da mímica, que tem conseguido aliar pesquisa artística e auto sustentabilidade no cenário teatral nacional, com uma linguagem própria e aprofundada sobre a mímica e a comicidade, sem perder o que mais se preza no fazer teatral: a relação empática com o público. Por ser uma técnica pouco difundida e de alto rigor estilístico, o Etc e Tal tem conquistado o respeito e a admiração de público e crítica por todo país como um núcleo artístico que alia virtuosismo técnico, presença cênica e um humor próprio no seu fazer teatral.

Além das temporadas teatrais regulares na cidade do Rio de Janeiro e São Paulo e do intenso cronograma de apresentações por todo o país o grupo adquiriu uma Sede, a Sala Multiuso, no coração da cidade do Rio de Janeiro, onde vêm desenvolvendo seus treinamentos técnicos, criações, gerindo sua proposta artística, além de receber e ministrar cursos e intercâmbios personalizados.

Anualmente o Etc e Tal realiza cerca de 150 apresentações atingindo uma média de 25 mil espectadores pelas mais diferentes cidades do Brasil e tem representado o país em diversos Encontros e Festivais de Teatro, Mímica, Novo Circo e Comicidade na América Latina e Europa, participando de Itinerâncias e Mostras de Teatro Nacionais e Internacionais (Alemanha, Dinamarca, França, Portugal, Argentina e Paraguai) arrematando, além de muitos prêmios, milhares e milhares de gargalhadas.

Elenco

Marcio Moura como Draguinho

(Página 2 e 3)

Draguinho

Diferente de Todos Parecido com Ninguém

Nesta mais nova obra para crianças o Etc e Tal lança-se por dois novos caminhos: apresentar um solo para o público mirim e adaptar da forma mais fiel o possível o livro homônimo de Cláudio Galperin para o teatro.

Sem revogar a linguagem escolhida pelo grupo nestes 15 anos de estrada – a mímica e a comicidade – e sem fugir da beleza e ludicidade do texto literário de Galperin. Marcio (em cena) e Melissa e Álvaro (na direção) propõem ao espectador uma experiência instigante, por vezes triste ou bem humorada nesta história de dragões para abordar as diferenças presentes em cada ser.

Marcio Moura, ora Draguinho, ora condutor, ora outros personagens, alia nesta encenação a narrativa oral e a força da gestualidade mímica para fazer crianças e adultos embarcarem na história que poderia se passar em Betz, Valen ou Zalis, mas acontece em Dragz onde um jovem dragão padece e um mal terrível para um de sua espécie: não solta fogo pela boca ou nariz. Draguinho, diante disso toma decisões que o levam a procurar um lugar onde existam dragões como ele.

O texto sensível trata de diferenças individuais, amizade, respeito e amadurecimento. E Draguinho, com todo o encantamento e a magia de um universo fantasioso, leva também o espectador teatral a olhar as diferenças que formam a beleza do mundo.

(Página 4 – Fotos)

(Verso da Última Capa)

“A beleza do mundo está justamente no fato de todos serem diferentes uns dos outros”.

Cláudio Galperin é médico, escritor e roteirista de cinema e televisão. Publicou, entre outros livros, O Avesso dos Dias (1999), Terra d’água (2000), Os Xeretas e o Segredo do Medalhão (2001), Um Dia de Ganso (2001), Draguinho: Diferente de Todos, Parecido com Ninguém (2005), O Jarro da Memória (2005) e A Música Viva de Mozart (2007). Participou das coletâneas Geração 90: Os Transgressores (2003), PS:SP (2003). Os Cem Menores Contos do Século (2004) – e da antologia Scrittori Brasiliani, organizada por Giovanni Ricciardi (2203). É consultor do Laboratório SESC Rio de Roteiros para Cinema, roteirista das séries de televisão Cidade dos Homens e Antônia, e de filmes de longa-metragem como O Ano que meus Pais saíram de Férias (2006).

Apoio:
(Logo) Editora Ática

(Última Capa)

Elenco

Marcio Moura

Ficha Técnica

Criação e Adaptação Mimo teatral: Centro Teatral e Etc e Tal
Texto Original: Cláudio Galperin
Direção: Álvaro Assad e Melissa Teles-Lôbo
Preparação Mímica: Alvaro Assad
Direção Musical e Trilha Sonora: Joaquim de Paula
Desenho de Figurino e Adereços: Fernanda Sabino
Desenho de Luz: Luiz André Alvim
Fotografias: Ricardo Gabriel
Apoio Operacional: Arise Ribeiro
Apoio Técnico e Montagem: Levi Leonardo
Desenho Gráfico: Hannah 23 + Peltier Design
Assessoria de Imprensa: Rodrigo Boecker
Realização, Produção e Ambientação Cênica: Centro Teatral e Etc e Tal

Centro Teatral e Etc e Tal
Teatro Mímica Humor
Sala Multiuso
Rua Senador Dantas, 19 sala 806 – Centro – Rio de Janeiro RJ
Cep 20031-202 – Brasil
www.etcetal.art.br

(Verso da Cinta)

Agradecimentos

Ana Barroso, Dulcilene Rosa Moura, Karen Acioly, Ligia Bartholo, Fernando Bartholo, Helena Villela, Maria Madalena Machado Boecker, Mariana Mendes, Mônica Biel, Vanderlei Galvão e equipe do teatro SESC São João do Meriti

Apoio Cultural

(Logos) Editora Ática, COM, Assinante o Globo

Parceria

(Logos) Associado ao CBTIJ, Casa – Cooperativa de Artistas Autônomos