Barra

Dia 20 de março é o Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude. Instituído pela ASSITEJ – Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, o dia é comemorado em mais de 80 países onde a ASSITEJ tem atividades.

Todos os anos o CBTIJ distribui um cartaz, criado por algum artista plástico convidado. Neste anos, coo nossa homenagem é aos 55 anos do Tablado, o cartaz foi desenvolvido por Bia Salgueiro, com desenhos de Maria Clara Machado.

No Brasil, a data já faz parte do calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro desde 2004, a partir de uma iniciativa do CBTIJ e da autoria da Deputada Andrea Zito, através da Lei 4324 de 29 de abril, que propôs o Dia Estadual do Teatro para a Infância e Juventude .

Também por iniciativa do CBTIJ, e com a colaboração da Senadora Fátima Cleide, está na Câmara dos Deputados o projeto de lei nº 283, de 2004, já aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, que propõe a criação do Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude.

Em uma parceria com o SESC Rio, o CBTIJ, como todos os anos, organizou um grande evento para comemorar a sexta edição do Dia Mundial do Teatro para Infância e Juventude. O Auditório Arte SESC, no Flamengo, foi novamente o local da comemoração.

Em 2006, foram homenageados com o “Troféu Destaque CBTIJ” os associados que se evidenciaram em suas categorias pelos espetáculos e ações realizadas em 2005.

Com esta homenagem, o CBTIJ quis valorizar projetos que visem ao desenvolvimento do teatro infanto-juvenil brasileiro, e também incentivar novas iniciativas artísticas e sociais.

Barra

Márcia do Vale e Augusto Madeira

Os Mestres de Cerimônia

Veja como foi a Festa:

Fotos de Paulo Rodrigues

Barra

SESC Rio da as boas vindas às vindas

Dionino Colaneri – Diretor do SESC

Barra

A grande homenagem da noite foi à Maria Clara Machado e os 55 Anos de O Tablado

Cacá Mourthé recebe o prêmio

Maria clara machado

Luis Carlos Tourinho faz uma homenagem a  autora de Pluft, o Fantasminha

Barra

Os Profissionais que se destacaram em 2005 foram:

Dudu Sandroni

Diretor:
Destaque em 2005 pela direção do espetáculo  Os Diferentes  com o Grupo Hombu

Barra

Carmen Frenzel

Atriz: Carmen Frenzel
Destaque em 2005 como atriz no espetáculo: Mamãe, Como Eu Nasci?

Barra

Ludoval Campos

Ator: Ludoval Campos
Destaque em 2005 como ator em Um Conto para Rosa

 

Barra

Renato e Rico Vilarouca

Desenho de Animação em Teatro: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Destaque em 2005 pelo trabalho de animação nos espetáculos Mamãe, Como eu Nasci ?, Tistu, o Menino do Dedo Verde e Theatro das Virtudes


Barra

Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves

Linguagem Artística: Cia de Teatro Artesanal
Destaque 2005 como linguagem artística, pela trajetória de seus trabalhos e em particular pelo espetáculo Viagem ao Centro da Terra

Barra

Alunos da Spetaculu, Lúcia Coelho, Marisa Orth e Gringo Cardia

Projeto Social: Spectaculu
Escola voltada à profissionalização e a inclusão social através do teatro

Barra

Representante da DeMillus: Valéria Faro

Empresa Apoiadora: DeMillus
Destaque 2005 como Empresa Apoiadora do teatro para a infância e juventude, que sempre incentiva a atividade teatral, especialmente o teatro para crianças

Barra

Antonio Carlos Bernardes anuncia os espetáculos que participaram da 6ª Mostra

Como parte do evento, também foi realizado o lançamento da 6ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças, que este ano apresenta dezoito espetáculos em quatorze unidades do SESC Rio de Janeiro, incluindo capital, baixada e interior do estado.

Barra

Mayra Capovila lê uma mensassagem da ASSITEJ

Tradicionalmente a ASSITEJ convida um artista para escrever uma mensagem comemorativa, que transcrevemos abaixo.

Mensagem de Stefo Nantsou (*)

Essa mensagem é para celebrar o trabalho de artistas de produtores, artistas e administradores que, em todo o mundo, dedicam suas vidas a apresentar teatro para crianças e jovens. Eu tiro o meu chapéu para vocês.

Nós escolhemos não sermos estrelas ou celebridades, nós colocamos nossa paixão pelo teatro acima das nossas necessidades financeiras e temos com nosso público um extremo compromisso com a qualidade artística de nossos espetáculos.

Nos últimos 25 anos estive canais e assistindo uma centena de produções teatrais para crianças e jovens, em diversos países; a maioria delas, têm metas e objetivos semelhantes: ajudar a inspirar, educar e entreter; tendo como foco, desenvolver um mundo melhor.

A importância do teatro para crianças e jovens não pode ser medido, não tem níveis ou aspectos que sejam possíveis de calcular. Seus efeitos são, no tempo, desconhecidos e invisíveis; agora sabemos que ele transformou, despertou e até, em alguns casos, salvou vidas.As pessoas estão se tornando mais tecnológicas: mensagens de texto, e-mails e telefones celulares substituem o contato pessoal.

Viver o teatro como uma plataforma poderosa onde o ser humano pode expor e trocar histórias, emoções e liberdades; seja na escola, nas comunidades, nos parques, dentro ou fora das salas de espetáculos, significa que fazer teatro hoje em dia, parece ser mais importante do que nunca.

A importância da expressão cultural é hoje uma bizarra batalha contra a cultura popular dominante monopolizada pela mídia corporativa e pelas celebridades-relâmpago.

Nós profissionais de teatro, devemos continuar nosso caminho: contar histórias que os jornais não contam histórias que não são mostradas na televisão, e mais,
quando nós contarmos essas histórias, elas devem conter uma magia que um chip de computador jamais terá.

Nosso teatro precisa celebrar a diversidade cultural, precisa explorar o mundo com esplendida complexidade, e assim, nosso teatro deve suprir as aspirações que nossas crianças têm em relação ao mundo.

Para os próximos 25 anos, espero estar fazendo o mesmo que venho fazendo até hoje, só que melhor. Tem ainda muito o que se aprender e tantas pessoas para se encontrar, para se divertir; e aí, então, juntos, criar um mundo melhor.

O magnífico autor e ator italiano, Dario Fo, continua a me inspirar com suas palavras, que dizem que devemos “continuar fazendo o que nos propomos quando começamos: atacar, com riso e razão, na música e no gesto, toda forma de opressão e injustiça. “

Tiro meu chapéu de novo para todos vocês e desejo a todos muito sucesso em 2006!

(*) Stefo Nantsou
Diretor Artístico do Zeal Theatre, Austrália, Prêmio Vencedor do ASSITEJ International’s Honorary Presid ‘Award 2005

Tradução da mensagem: Mayra Capovilla

Barra

A apresentação da noite satirizou como  crianças de diferentes períodos históricos participavam dos espetáculos infantis

Na idade média

Na Roma antiga

Na pré-história, as crianças com tacapes

Barra

Equipe de Produção

Exposição de Desenhos de Maria Clara Machado

Exposição

Barra

Coquetel

Barra

Comemoração do l0º Aniversário do CBTIJ