Arte: Flavio Souza

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Todos os anos, desde 2001, comemoramos o dia 20 de Março como o Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, criado pela ASSITEJ. Depois de mais de três anos de lutas, em 2008, o CBTIJ conseguiu junto ao Congresso Nacional oficializar, através da Lei 10.722, o Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude.

Em consequência da pandemia, nos dois últimos anos o Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças foi suspenso e a  22ª comemoração do Dia Nacional / Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, que sempre ocorre com a entrega dos troféus do Prêmio, não acontecerá.

Tradicionalmente, o CBTIJ solicita a um artista para criar o tradicional cartaz  de comemoração e este ano a criação foi de Flávio Souza, que além de  palhaço, ator, narrador, diretor, figurinista, professor de teatro, pesquisador, é também ilustrador. Doutor em artes cênicas pela Unirio e pesquisa o teatro para crianças a partir da ótica da palhaçaria e da narração. Se interessa por estimular os imaginários através da linguagem do teatro. Investiga como o método cartográfico e as anotações visuais podem contribuir para processos criativos mais potentes. pode ser encontrado nas redes sociais como @pequenoteatro e @pequenoteatrodesenhado.

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Mensagem pelo Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude 2022

Por Sue Giles – Presidente da ASSITEJ

 O Dia Mundial do Teatro é um marco vital no ano da ASSITEJ e a ASSITEJ encoraja a todas e todos a “Levar uma Criança ao Teatro Hoje” – um lembrete da responsabilidade das pessoas adultas em relação a crianças e jovens para possibilitar o máximo possível suas experiências artísticas.

Levar uma criança ao teatro significa reconectar-se com a performance ao vivo, com ideias e emoções, com a conexão entre seres humanos e significa defender os direitos das crianças e dos jovens às artes e à cultura e à liberdade de auto-expressão. Escutar as crianças e os jovens é extremamente importante – ouví-los e aceitarmos a necessidade de mudança é ainda mais importante.

Citando o Manifesto da ASSITEJ, acreditamos que muito mais precisa ser feito para cumprir as obrigações de todos os países com relação aos artigos 13 e 31 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

Isto é especialmente verdadeiro à luz da atual pandemia, da crise de conflito que se desenrola em tantos países do mundo e da necessidade urgente de equidade e igualdade de oportunidades para que cada criança viva em um mundo sustentável, seguro e saudável. As artes e a cultura nos permitem imaginar o mundo que desejamos criar para e com nossas crianças e jovens e, portanto, são cruciais à medida que agimos para garantir melhores condições para nossas sociedades.

Agora é o momento em que o teatro e a performance ao vivo são mais necessários como uma garantia de que a imaginação pode vencer o medo. Este é o momento em que a coragem e convicção de artistas que fazem teatro e performance para o público infantil e jovem em todo o mundo podem ajudar a criar espaço para a liberação, a catarse e a expressão da alegria em crianças e jovens em todos os lugares.  Temos visto uma criação tão inventiva e determinada, tanto compromisso, e sabemos através exemplos de todos os nossos membros, que a dedicação para continuar fazendo teatro e performance para os mais pequenos até os jovens adultos não diminuiu. Somos uma comunidade que se tornou mais forte.

Crianças e jovens têm sentido o impacto da perda da socialização, da confiança e da esperança e isto tem afetado profundamente sua saúde mental; os tomadores de decisão em todos os lugares estão alertas e prestam atenção. Nosso jovem público e participantes precisam mais do que nunca de arte, cultura, teatro e performance; aquelas experiências essenciais que proporcionam aberturas, pontos de vista mais amplos, a possibilidade do impossível, da diversão e do maravilhamento, da beleza e da emoção; experiências que dão sentido a um mundo caótico e nos lembram os laços da humanidade.

O Dia Mundial do Teatro para Crianças e Jovens encoraja as pessoas adultas a “levar uma criança ao teatro hoje” – onde quer que isso possa acontecer: na rua, em um prédio, na tela, em suas próprias salas, através do rádio e dos textos, através do jogo e do faz-de-conta, através da criação e do fazer.  Estaremos lá, com tudo o que pudermos, para proporcionar a magia da qual todos nós temos sentido falta.

Reconhecemos nossas organizações aliadas, que juntamente conosco celebram a Semana Mundial da Performance e esperamos continuar a nos conectar e a trocar com elas. Estes tempos nos ensinaram a todos que a conexão e a colaboração são a única maneira de continuarmos fortes:
http://www.assitej-international.org/en/2017/02/world-performance-week/

Tradução: Cleiton Echeveste (CBTIJ/ASSITEJ Brasil)

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Instituídas em 2020, no marco das comemorações dos 25 anos da Associação, as Homenagens Especiais passam a ser concedidas anualmente pelo Conselho de Administração do CBTIJ/ASSITEJ Brasil, destacando coletivos, instituições e iniciativas dedicados à pesquisa, criação e produção de artes cênicas para crianças e jovens no Brasil.

CHICÃO SANTOS (Rondônia)

Com mais de 40 anos dedicados ao teatro radicado no estado de Rondônia, o capixaba Chicão Santos tem lutado pelas artes cênicas e levado seus espetáculos por todo o estado de Rondônia, o Brasil e a América Latina. Criador do festival Amazônia em Cena na Rua, tem realizado diversas caravanas teatrais levando os espetáculos do grupo O Imaginário RO pelos caminhos que percorre. É um dos nossos homenageados pela sua importante contribuição para o teatro.

FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE FEIRA DE SANTANA – FENATIFS (Bahia)

Em 2008, a Cia. Cuca de Teatro, através dos produtores culturais Henrique Motté e Elizete Destéffani, criou o FENATIFS – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, evento que transforma a cidade num polo difusor do teatro infantil brasileiro. Com 14 edições realizadas de forma ininterruptas, o Fenatifs levou para os palcos de Feira de Santana-BA mais de 400 produções teatrais, realizando mais de 1000 apresentações teatrais e atividades formativas, atingindo um público de mais de 200.000 espectadores. Ao promover uma programação de espetáculos de grupos e artistas de todo o Brasil e atividades complementares que contribuem para a formação de plateia e valorização de profissionais do teatro, o Fenatifs chama atenção para o interior do estado da Bahia e coloca Feira de Santana na rota do teatro nacional como referência do teatro para a infância e juventude no Brasil. Desde 2014 o Fenatifs conta com o apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia – Edital Nº 25/ 2016 Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.

 

LIZETTE NEGREIROS (São Paulo)

Nossa terceira homenagem especial neste ano é para esta grande e querida artista, natural de Santos. Lizette foi para São Paulo para integrar a Cia. de Teatro Paulo Autran (1969), e com a peça “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, tornou-se atriz profissional. Entre as dezenas de encenações protagonizadas em palcos paulistanos, destaque para os espetáculos “Barco Sem Pescador” (1965), “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” (1983), “Antes de Ir ao Baile” (1986) e “Guaiú, A Ópera das Formigas” (1989). Parte da equipe de curadoria do Centro Cultural São Paulo desde a década de 80, Lizette Negreiros traz com sua dedicação diversas inovações para o teatro infantil e jovem na cidade de São Paulo, contribuindo com projetos importantes no CCSP. Ganhadora dos prêmios Mambembe, APCA, Governador do Estado de São Paulo, APETESP e Molière, Lizette foi presidente da Associação Paulista de Teatro para a Infância e Juventude (APTIJ) e jurada de vários festivais de teatro e do Prêmio Femsa.

TIM RESCALA (Rio de Janeiro)

Nosso quarto homenageado neste ano é compositor e diretor musical de inúmeras peças de teatro. Tim Rescala é um dos mais premiados compositores brasileiros, tendo recebido diversos prêmios: Mambembe, Shell, Coca-Cola, APTR, CBTIJ, entre outros. Atuou como compositor e regente em muitos festivais de música contemporânea no Brasil e no exterior. É autor de óperas, musicais, música de câmara e eletroacústica. Sua peça “Pianíssimo” foi o primeiro texto infantil apresentado na Comédie-Française. É criador e produtor do programa de rádio Blim-Blem-Blom, transmitido pela Rádio MEC, que apresenta a música clássica para crianças de forma lúdica. Fez a música do filme “Pluft”, com direção de Rosane Svartman e em 2019 lançou a Classical Tracks, uma livraria digital de música clássica voltada para o mercado audiovisual. Foi novamente premiado pela trilha sonora de vários espetáculos infantis, como a peça “Makuru – Um musical de ninar” (2017).