Foto: Vinicius Zago

Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 13.05.2016

Barra

Dupla de palhaços relembra a itinerância essencial dos circos

Cia. Suno, de Campinas, completa 18 anos e encena De Partida em São Paulo

Quando conheci a Cia. Suno, nascida em Santos, mas há seis anos estabelecida em Campinas, eles já estavam completando 15 anos de trajetória e apresentavam em São Paulo a peça Ensaio sob a chuva. Agora, três anos depois, vejo-os novamente em comemoração (18 anos de carreira), de novo no mesmo SESC Consolação, mas desta vez com o espetáculo De partida, em cartaz somente aos sábados no horário das 11 horas. Digo: é imperdível.

O circo toma conta do palco de forma muito bem cuidada, criativa, com poesia visual, iluminação incrível, números saudosistas de picadeiro e, sobretudo, uma dupla encantadora de palhaços, Sanduba (Duba Becker) e Fiorella (Helena Figueira) – engraçados, intrigantes, carismáticos. De Partida é uma pérola de simplicidade que flerta com a sofisticação. De tão simples, fica clássico. O depoimento de Helena Figueira atesta o lado sofisticado da atração: “Imagens inspiradas nas obras impressionistas de Toulouse Lautrec e Mentor Blasco trazem um ar fugaz e ao mesmo tempo marcante, de artistas que passam e não deixam nada além de um perfume e um suspiro nostálgico de alegria.”

Os números de malabares são sempre o charme dessa companhia, que faz estripulias com objetos bem inusitados às mãos. Objetos triviais que acumulamos em nossas vidas ganham força na narrativa e intrigam a garotada na plateia, que torce, bate palmas em cena aberta e entra no clima de descobertas e surpresas que o espetáculo vai nos proporcionando. Além das acrobacias e palhaçarias, o diretor Marcelo Lujan também valorizou, em De partida, algumas cenas de contorcionismo, mágica e equilibrismo. Na hora dos aplausos finais, entra a música Na carreira, de Chico Buarque, cuja letra define todo o enredo do espetáculo: “Ir deixando a pele em cada palco e não olhar pra trás, e nem jamais, jamais dizer adeus.” Emocionante. Só falta o cheiro de serragem dos circos de antigamente. Fica a dica.

Serviço

Teatro Anchieta – Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, tel. 11 3234-3000
Somente aos sábados, às 11h. Ingressos a R$ 17,00 (inteira) e R$ 8,50 (meia)
Gráti
s para crianças de até 12 anos
Em cartaz até 4 de junho. (Não haverá espetáculo no dia 21/5)