A atriz em uma das cenas de Boca a Boca: parece infantil, mas não é

Crítica publicada na Revista Veja Rio
Por Lívia de Almeida – Rio de Janeiro – 23.04.1997

 

 

 

 

 

 

 

 

Barra

Para Gente Grande

Priscila Camargo conta histórias em Boca a Boca

À primeira vista, o espetáculo Boca a Boca, em cartaz no Teatro do Planetário, parece programa para crianças. Priscila Camargo conta cinco histórias, tira moedas de chocolate da orelha dos espectadores, usa bonecos. Ingredientes típicos de um infantil, certo? Errado. Boca a Boca, que começou sua carreira no Museu do Telefone, no ano passado, é um espetáculo bem difícil de rotular. Os contos orientais apresentados com desenvoltura pela atriz são mais bem compreendidos por ouvintes adultos. Tratam com leveza da superação de obstáculos, das dificuldades da vida familiar, da busca pelo autoconhecimento. Ao mesmo tempo, não são contra indicados para o público mais jovem. É certo que crianças com boa capacidade de concentração poderão encantar-se tanto quanto os adultos. Melhor dizer que este é um daqueles raros programas de censura livre, que podem ser feitos pela família inteira sem chatear ninguém.

É um espetáculo aparentemente simples, em que todos os elementos funcionam para facilitar a viagem do espectador de uma história à outra. A iluminação de Aurélio de Simoni é belíssima. O cenário de Chico Spinoza é composto de tapetes persas e alguns objetos que Priscila vai retirando progressivamente de dentro de um grande baú. O figurino, também de Spinoza, segue a mesma linha. Transforma-se a cada conto. Entre uma história e outra, ela canta belas músicas de Renato de Resende. Priscila Camargo surpreende no papel de contadora de histórias. Sua movimentação é precisa, sua narração tem ritmo e nuances, e encontra seu ponto alto em Fátima, a Fiandeira, história de uma jovem que tem de enfrentar seguidas vezes as trapaças da sorte. Boca a Boca é um espetáculo agradável, que não sofreria em nada se tivesse uma história a menos para deixar na plateia o gosto de “quero mais”.

Serviço
Boca a Boca. Direção de Caíque Botkay (70 min). Reestreou em 23.07.1997. Teatro do Planetário da Gávea. Avenida Padre Leonel Franca, 240, Gávea. 239-5948. Qui. e sex., 21h. Sáb. e dom., 18h. R$ 15,00.