Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 22.11.2013

Barra

Eva Furnari e Ruth Rocha no teatro: duas últimas chances

Neste fim de semana, saem de cartaz duas boas atrações, Cocô de Passarinho e Procurando Firme

Escatologia para crianças. Sim. Isso mesmo. Cocôs de todos os tamanhos, flatulências, prisão de ventre, sons de descarga, excrementos de animais pelas ruas (girafas, ovelhas). Mas não se assuste. O tema é um pouco inusitado em uma peça infantil, mas é muito bem abordado pela escritora Eva Furnari em seu conhecido livro Cocô de Passarinho. É a primeira vez que a Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação (Ora Bolas, Pop, Samba, 100 + Nem Menos) parte de um texto literário para realizar um espetáculo. E se sai muito bem.

Nada é de mau gosto ou gratuito. Tudo é muito divertido e serve de pano de fundo para contar uma história de aproximação e amizade entre os tediosos e sisudos moradores de uma pequena vila. Em comum, além da falta de assunto entre eles, há o fato de que, naquele vilarejo, passarinhos ficam o tempo todo ‘sujando’ a cabeça dos moradores com seus dejetos. A solução para o impasse, no fim da peça, é bastante criativa e, de certa forma, romântica, relacionada ao repentino surgimento na vila de um vendedor ambulante de flores.

A encenação dos cidadãos da vila é feita por personagens/bonecos do tamanho humano, que ganham vida por meio da técnica de manipulação direta. São lindos e muitos expressivos esses bonecos criados pela diretora Anie Welter e por Renata Andrade – ambas também assinam a cenografia. As casinhas do cenário são um encanto. Com um eficiente desenho de luz (Rafael Petri) e uma trilha sonora cheia de climas e pontuações rítmicas bastante eloquentes (Dr. Morris), o espetáculo evoca a rotina pacata das pracinhas das pequenas cidades. Vale muito a pena prestigiar, mas corra que já é o último fim de semana da temporada, no SESC Santana.

Outra boa peça para toda a família, que também encerra temporada neste domingo, é Procurando Firme, no Teatro Cacilda Becker, na Lapa. Inspirado em livro de Ruth Rocha, com recriação de Neyde Veneziano e direção de Kleber Montanheiro, o espetáculo diverte muito, ao retratar uma princesa, Linda Flor, que se recusa a ser o estereótipo das princesas de contos de fadas: frágeis, passivas, prendadas, românticas. Ela precisa aula de luta a aprender a bordar, por exemplo. Quer ganhar o mundo realizando conquistas heroicas, como seu irmão-príncipe, em vez de ficar trancafiada no quarto à espera que os pais lhe arranjem um marido rico. Esses pretendentes, aliás, são hilários.

Esta atual montagem de ‘Procurando Firme’, que espertamente atualiza o texto para o mundo de internet e das redes sociais, é uma festa de coadjuvantes. Vale por eles, todos muito bem em seus papéis, sobretudo a criada Nana (Daniela Flor) e a Rainha (Erica Montanheiro). Infelizmente a protagonista foi, a meu ver, mal escalada. Gabriela Segato , como a princesa Linda Flor, não alcança a complexidade da personagem dúbia e irrequieta. É feminina e frágil demais (no tom de voz, inclusive), quando deveria dar conta de transmitir uma revolução interior e exterior, ou seja, uma inquietude própria dos ‘desajustados’ sociais, já que não quer ser uma princesa comportadinha como são as outras.

A atriz não tem carisma suficiente para conquistar o público para sua causa rebelde, o que não ocorria em uma montagem mais antiga que tive o prazer de ver nos anos 1990, com direção de Neyde Veneziano. Pena. Mas é o único deslize nesta grande atração, em que se destacam também as músicas de Adílson Rodrigues e os figurinos do próprio diretor Kleber Montanheiro.

Serviço

Cocô de Passarinho

Quando: Só no domingo, 24 de novembro
Horário: às 14h
Onde: Sesc Santana
Endereço: Avenida Luiz Dumont Villares, 579 – Jardim São Paulo (Zona Norte)
Ingressos: R$ 8,00
Tel.: (11) 2971-8700

Procurando Firme

Quando: Sábado e domingo, 23 e 24 de novembro
Horário: às 14h30 e às 16h
Onde: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua Tito, 295 – Vila Romana
Ingressos: R$ 10,00
Tel.: (11) 3864-4513