Foram selecionados os seguintes textos para o Catálogo CELCIT:
Amauri Falseti – Pedro e Quim – São Paulo/SP
Gabriel Guirá – Brasília, Brinquedo de Ler – Brasília/DF
Joana Lebreiro – Bisa Bia, Bisa Bel – Rio de Janeiro/RJ
Jorge Rein – Vampirações e Outros Mistérios – Porto Alegre/RS
Karen Acioly e Jorge Bastos – Hans, o Faz Tudo – Rio de Janeiro/RJ
Lana Sultani – Mareados – São Paulo/SP
Luiz Carlos Laranjeiras – Folia da Terra – Florianópolis/SC
Marconi Araponga – Eu Vou Te Dar Alegria – Salvador/BA
Tábata Makowski – É Tudo Família! – Jundiaí/SP
Teatro da Pedra – A Incrível Aventura de Agnes Sabida e Joana Destemida – São João del Rei/MG
Através de uma parceria firmada entre a Rede Ibero-americana de Artes Cênicas para a Infância e Juventude, da qual o CBTIJ/ASSITEJ Brasil é um dos integrantes, a ATINA – ASSITEJ Argentina e o CELCIT – Centro Latinoamericano de Criação e Investigação Teatral, a dramaturgia para a infância e juventude passa a fazer parte do catálogo Dramática Ibero-americana.
Criado em Caracas, Venezuela, em 1975, o tradicional centro de investigação, hoje com sede em Buenos Aires, tem por objetivo propiciar um canal de comunicação entre artistas de teatro do continente, constituindo-se em um espaço para a investigação, a formação, a promoção e a difusão das artes cênicas ibero americanas no mundo. O CELCIT foi distinguido com mais de 40 prêmios concedidos por diversas instituições e suas atividades foram declaradas de interesse cultural pela Secretaria de Cultura da Argentina e pelo poder legislativo da Cidade Autônoma de Buenos Aires.
O catálogo virtual Dramática Ibero-americana é uma coleção de textos relevantes da dramaturgia ibero-americana contemporânea, sendo considerado hoje uma das bibliotecas digitais mais importantes do mundo com mais de 500 textos publicados. Esta parceria com a Rede Ibero-americana da ASSITEJ cobre, portanto, uma grande lacuna na importante missão da CELCIT.
Como centro nacional da ASSITEJ no Brasil, o CBTIJ lança agora uma chamada nacional para dramaturgas e dramaturgos com obras escritas para crianças ou jovens. Esta chamada contempla uma primeira etapa do projeto, que selecionará 10 (dez) textos não-inéditos de autoras e autores, residentes ou não no Brasil, que atendam os seguintes critérios, além dos já citados:
– reconhecimento artístico, através de encenações, publicações, premiações, críticas, artigos acadêmicos, participações em festivais, ou outras formas de reconhecimento;
– relevância cultural, sem quaisquer restrições quanto a temáticas, abordagens ou linguagens;
– os textos deverão ser aptos a gerar encenações com, pelo menos, 45 minutos de duração;
– fornecimento de autorização para publicação, devidamente assinada pela pessoa criadora, conforme modelo fornecido pelo CBTIJ/ASSITEJ Brasil.
Para atender aos critérios da diversidade, representatividade e paridade, nesta etapa será selecionado apenas um texto por pessoa. Os textos serão publicados em português. Caso haja tradução, para o espanhol, ambas versões poderão ser inscritas, constituindo, neste caso, apenas um registro. A inscrição de uma tradução exigirá também uma autorização assinada pela pessoa responsável pela transposição para o espanhol.
Cronograma
Esta chamada obedeceu ao seguinte cronograma:
– 02/7/20 – divulgação da chamada;
– 02/7/20 a 31/7/20 ou até atingirmos o número máximo de 50 (cinquenta)
Inscrições – período para o envio dos textos e das autorizações, devidamente assinadas;
– 1º/8/20 a 20/8/20 – seleção dos textos recebidos;
– 20/8/20 – divulgação dos 10 (dez) textos selecionados nesta etapa e envio pelo CBTIJ dos mesmos para publicação.
Links
CBTIJ/ASSITEJ Brasil
https://www.cbtij.org.br/
Rede Ibero-americana de Artes Cênicas para a Infância e Juventude
https://rediberoamericana.assitej.org.ar/
CECILT
https://www.celcit.org.ar/