Programa do espetáculo que estreou na cidade do Rio de Janeiro, no Teatro Oi Flamengo, em 2005

Convite, 2005

 

 

Barra

Fotos: Ricardo Gabriel

Márcio Moura, Melissa Teles-Lôbo e Álvaro Assad

 

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

¿BRANCA DE NEVE? 

(Página 1)

Oi Futuro
apresenta

Centro Teatral e Etc e Tal em

¿Branca de Neve?

(Página 2)

(Logo) Centro Teatral e Etc e Tal

Formado pelo trio de cômicos Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo, esta companhia carioca de repertório fundado em 1993, desenvolve sua pesquisa artística calcada na tríade Teatro-Mímica-Humor. Compõem o seu repertório permanente os espetáculos Fulano e Sicrano (adulto), Victor James (infantil), O Macaco e a Boneca de Piche (infantil), No Buraco (adulto) e o mais recente ¿Branca de Neve? (infantil).

Anualmente o Etc e Tal realiza cerca de 150 apresentações atingindo uma média de 30 mil espectadores pelas mais diferentes cidades das 05 regiões do Brasil e tem representado o país em diversas Mostras e Festivais de Teatro, Mímica, Novo Circo, Formas Animadas e Comicidade na América Latina e Europa.

O Espelho não Mente Nunca

O clássico conto popular ou a versão recolhida, editada e imortalizada pelos Irmãos Grimm já não chega ao público infantil da forma original. Com isso o Centro Teatral e Etc e Tal se lançou o desafio de reproduzir no palco a versão mais ácida escolhida pelos Irmãos Grimm encenando o espetáculo com sua linguagem mímica, humor inusitado e plasticidade característica de seu trabalho gestual e rigor estético.

Em ¿Branca de Neve? o público acompanha durante uma horta a saga da jovem Branca de Neve que é avidamente perseguida pela sua madrasta (já não tão jovem!). ambas belas, mas separadas pela idade e o sentimento da inveja. Perseguições, trama, calabouços, ilusão mímica desenhando montanhas, castelos, floresta, rios, animais e os mais inusitados objetos como se realmente estivessem ali. 20 personagens compilados por 2 atores onde mesmo na ausência de palavras o silêncio não impera.

Etc e Tal nos traz mais uma vez seu inusitado humor aliado a ilusão da mímica e sua pesquisa com biombos, agora através da sombra e do teatro de sombras. Uma aventura gestual em um espetáculo com linguagem inovadora, totalmente sem palavras, que convida o público a compartilhar e presenciar uma versão nunca imaginada da Branca de Neve que povoa o imaginário contemporâneo de adultos e crianças.

(Página 4)

Marcio Moura, Melissa Teles-Lôbo e Alvaro Assad

Concepção e Roteiro

Estudando inúmeras fontes ocidentais para este mesmo conto, onde o espelho por vezes é substituído por uma truta (peixe), o sol ou a lua que falam sempre a verdade ou a madrasta é a própria mãe de Branca de Neve (ou Árvore de Prata ou Casca de Romã), vemos que a famosa história faz parte da ancestralidade de inúmeras culturas e foi amplamente difundido ao ganhar uma versão cinematográfica realizada por Walt Disney em 1938. A base escolhida pelo grupo foi sem dúvida o texto original editado pelos Irmãos Grimm em 1819 e a missão foi traduzir esta versão em roteiro mímico e transmuta-lo do universo literário para o universo totalmente sem palavras onde a linguagem mímica é mesclada com a técnica de manipulação de Teatro de sombras numa parceria inédita dentro do trabalho do Etc e Tal ao convidar para a assessoria de manipulação e criação de silhuetas a Cia. Gente Falante de Porto Alegre.

(Página 5 – Foto: Melissa Teles-Lôbo)

(Página 6)

Curiosidades

No norte da África num conto similar a mãe da menina deseja ter um filha linda como o mar enquanto come uma romã e por isso decide chamá-la de Romãzinha.

Na Romênia, a madrasta que aparece nos contos pergunta sobre a beleza para um espelho d’água.

Na versão italiana do conto Branca de Neve chama-se Giriocciola.

Em inglês Branca de Neve é Snow White ou Snow Drop, que faz jus ao seu nome em alemão que é Schneewittchen e significa, na tradução literal, Branquinha de Neve.

Walt Disney decidiu fazer a versão de animação cinematográfica de Branca de Neve após assistir ao filme (mudo) com a atriz Marguerite Clark no papel principal em 1916. De fato no desenho animado a personagem se parece e muito com esta atriz.

Na Irlanda o nome Árvore de Prata e Árvore de Ouro são as protagonistas da história onde há uma disputa de beleza por mãe e filha.

Em 1812, os Irmãos Grimm lançaram na Alemanha o livro Kinder Haumürchen com vários recolhidos da tradição oral, inclusive Branca de Neve. Mais tarde em 1819 eles relançaram o livro abrandando a história e colocando uma madrasta ao invés da própria mãe para ser o algoz da menina.

Na construção do espetáculo ¿Branca de Neve? do Etc e Tal as significativas imagens do ilustrador britânico Arthur Rackham, foram fonte de inspiração para todos os artistas envolvidos no projeto. Rackham viveu no século passado e ilustrou dezenas de contos dos Irmãos Grimm em vários países.

(Página 7 – Foto do Elenco)

(Página 8)

Elenco

Melissa Teles-Lôbo
Marcio Moura
Alvaro Assad

Ficha Técnica

Concepção, Criação, Roteiro e Ambientação Cênica: Centro Teatral e Etc e Tal
Direção e Preparação Mímica: Álvaro Assad
Supervisão de Animação e Concepção de Silhuetas: Paulo Martins Fontes
Trilha Original: Joaquim de Paula
Figurinos e Adereços: Fernanda Sabino
Desenho de Luz: Aurélio Oliosi
Desenho Gráfico e Figuras Animadas: Ato Gráfico:
Fotografias: Ricardo Gabriel
Captação e Edição de Imagens – Hermano Reis
Operação de Vídeo e Som: Thiagu Carvalho
Operação de Luz: Fernanda SabinoApoio Operacional: Arise Ribeiro
Apoio Operacional: Arise Ribeiro Assad
Preparação de Pilates e RPG: Dulcilene Rosa Moura
Produção: Centro Teatral e Etc e Tal

Parceria

Cia. Gente Falante, CASA – Cooperativa de Artista Autônomos, associado ao CBTIJ, Grupos e Cias.

Apoio

Cultural CPM, Exata Fitness, Spoleto, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Lei de Incentivo a Cultura

Realização

Oi Futuro

(Última Capa)

Centro Teatral e Etc e Tal
Sala Multiuso
Rua Senador Dantas, 19 sala 806 – Centro
Rio de Janeiro RJ – Cep 20031-202 Brasil
www.etcetal.art.br