Elenco é formado por oito atores afinadíssimos, com ótimo trabalho de corpo e total adesão à direção

Crítica publicada em O Globo – Segundo Caderno
Por Marília Coelho Sampaio – Rio de Janeiro – 20.02.2003

 

 

Barra

Bagunçaaa!!! – Ópera Baby: Karen Acioly acerta outra vez em espetáculo divertido sobre o mundo

Criatividade na recriação do universo infantil

Falar como as crianças, agir e pensar como elas. Talvez essa seja a melhor forma de se descobrir quais são as necessidades delas, como elas se comunicam e, sobretudo, como se divertem. Bagunçaaa!!! – Ópera Baby, espetáculo dirigido por Karen Acioly, em cartaz no Teatro do Jockey, na Gávea, expõe o mundo de um grupo de oito crianças desde o berçário até os 7 anos, de uma forma simples, porém repleta de ludicidade.

A criatividade dá o tom do espetáculo

A primeira cena da peça mostra os atores interpretando bebês que se comunicam através de um idioma próprio, o bebelês. A solução encontrada pela diretora para transformar adultos em bebês, deixando suas cabeças e seus braços à mostra em fendas criadas num enorme pano branco no fundo do cenário, é eficiente, surpreendendo e arrancando gargalhadas do público.

E em todo o espetáculo continua predominando a criatividade, como na cena em que várias tiras de papel higiênico, presas por um punhado de pregadores de roupa, transformam-se num castelo.

O elenco de Bagunçaaa!!! é composto por oito atores afinadíssimos. Todos têm ótimo trabalho de corpo, cantam bem, são engraçados e – o mais importante – embarcam na proposta irreverente da diretora. Mesmo em meio a tantos craques, o talento cômico de Ana Madalena Nery não pode deixar de ser ressaltado.

O cenário de Cica Modesto, cercado por almofadas brancas, dá uma sensação de acolhimento às “crianças” que estão em cena, e desperta no público a vontade de estar lá dentro. Durante o espetáculo, o despojado cenário é preenchido pela bela e precisa iluminação de Jorginho de Carvalho e colorido pelos figurinos de Paula Acioli, que contribuem para o clima de alegria que permeia todo o espetáculo.

A partitura original e a direção musical de Roberto Bürgel, que também toca piano no espetáculo, estão perfeitamente integradas ao libreto de Karen Acioly.

Bagunçaaa!!! – Ópera Baby resulta num feliz encontro de profissionais competentes que fazem um espetáculo divertido e interessante para crianças de todas as idades, em especial, para as pequenas, de quem os palcos raramente conseguem prender a atenção.