(INFORMAÇÕES DO CARTAZ/ PROGRAMA)
(Frente)
Cia. Teatro di Stravaganza
ARLECCHINO – SERVIDOR DE DOIS PATRÕES
de Carlo Goldoni
Era uma vez em Veneza…
Luiz Henrique Palese: Arlecchino
Liana Venturella: Beatrice
Tiago Real: Silvio
Adriana Mottola: Smeraldina
Evandro Sodatelli: Florindo
Letícia Liesenfels: Clarice
Fernando Pecoits: Brighella
Kike Barbosa: Florindo
Sérgio Etchichury: Pantalone
NIlsson Asp: Dottore
Luiz Henrique Palese: Diretor
Coca Serpa: Figurinista
Quando iniciamos nosso trabalho com a commedia dell’arte não tínhamos como objetivo “simplesmente” pesquisar, nossa meta é sempre fazer espetáculos cada vez mais ricos, na forma e em conteúdo. Alguns anos foram gasto para realizar este nosso Servidor de Dois Patrões, desde as primeiras oficinas de commedia, no Brasil e na Itália, passando por alguns espetáculos experimentais “menores”. A todos os que participaram deste caminho o nosso agradecimento…
Vale lembrar que este Arlecchino não teria sido possível sem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e financiamento do MINC – FUNARTE.
Muitos foram os que estiveram envolvidos neste projeto, desde alguns atores que participaram da criação, Pinduca Gomes e Christiane Lopes (valeu!) até o pessoal que também realizou o espetáculo com seus talentos: Paulo Balardim e equipe pelas “comidas” e acessórios cênicos; Zao Figueiredo e equipe pela confecção das luminárias do cenário; Ricardo Severo e Arthur de Faria, por ajudarem na música; Zé Prediger e José Cláudio Moreira pelas aulas de música e preparação vocal; as fotos do Cláudio Etges; a divulgação do Leo Sant’Anna; e especialmente Coca Serpa pelo trabalho inspiradíssimo dos figurinos, que a coloca entre os principais criadores deste espetáculo.
E em especial a meus dois “maestros” Donato Sartori e Enrico Bonavera.
A produção foi da Adriana Mottola, junto com Liane Venturella e Fernando Pecoits; a cenografia, iluminação, programação visual, sonoplastia e encenação são culpa minha.
Luiz Henrique Palese – Porto Alegre, 1977.
(Última Capa)
Cia. Teatro di Stravaganza
Telefones: (051) 2280941/ 2259609
Patrocínio:
Caixa Econômica Federal
Espetáculo parcialmente financiado pelo Ministério da Cultura / PRONAC / Fundo Nacional de Cultura / FUNARTE.
(Logos) Prêmio de incentivo às Artes Cênicas – Secretaria de Estado a Cultura, Instituto Estadual de Artes Cênicas, Rio Grande do Sul
Apoio:
(Logos) Makro Central de Aviamentos, Rio Guahyba
(INFORMAÇÕES DO CATALOGO DA CIA. STRAVAGANZA 15 ANOS)
Arlecchino – Servidor de Dois Patrões
Após estudar a arte do jogo da máscara em Padova com Donato Sartori – o maior mascareiro da Europa, especialista em máscaras da commedia dell’arte – e com Enrico Bonavera, conhecido Arlecchino italiano, Luiz Henrique Palese voltou ao Brasil decidido a encenar Il Servitore di Due Padroni,de Carlo Goldoni.
Na montagem da Stravaganza, o foco era o ator e seu jogo interpretativo em comunicação direta com o público, cúmplice da cena. Com cenário despojado, figurino composto por mais de 120 peças, iluminação especial de ribalta (para ressaltar o jogo com as máscaras) e trilha sonora pesquisada da obra de Galuppi (compositor que musicou as peças de Goldoni), a produção de Arlecchino foi uma das mais caras do teatro gaúcho.
Em fevereiro de 1998, o espetáculo participou da “1ª Mostra Brasileira de Teatro de Grupo”, em São Paulo, promovida pela Cooperativa Paulista de Teatro e pelo Movimento Brasileiro de Teatro de Grupo. Em Março do mesmo ano abriu o “7° Festival de Teatro de Curitiba”, com apresentações na Ópera de Arame.
Estreia: 15 de agosto de 1997, no Teatro Renascença.
Adriane Mottola
Evandro Soldatelli
Fernando Pecoits
Kike Barbosa
Letícia Liesenfeld
Liane Venturella
Luiz Henrique Palese
Nilsson Asp
Sérgio Etchichury
Tiago Real
Texto: Carlo Goldoni
Direção: Luiz Henrique Palese
Cenografia, Máscaras, Iluminação e Programação Visual: Luiz Henrique Palese
Figurino: Coca Serpa
Acessórios Cênicos: Paulo Balardim e Equipe: Luminárias ZAO Figueiredo e Equipe
Operação de Luz & Som: Marcos Vaz
Divulgação: Léo Sant’Anna
Produção: Adriane Mottola, Fernando Pecoits, Liane Venturella & Luiz Henrique Palese
Patrocínio:
Caixa Econômica Federal e Financiamento Parcial do Ministério da Cultura, PRONAC – Fundo Nacional de Cultura, FUNARTE