![]()
Foi com muito orgulho que recebi a incumbência de apresentar a toda a comunidade a Revista do 10º FENATIB.
Como jornalista vi e testemunhei o crescimento deste Festival, que se tornou referencia no país pelo seu comprometimento não só com o fazer teatral, mas também com a promoção da cultura e do teatro como cidadania. Assim como no teatro “adulto” os desafio no teatro infantil’ são os mesmos, e porque não até em ousar dizer, que muito mais complexos, pois estamos lidando com uma plateia, exigente, super sincera e que necessita de trabalhos com boa qualidade.
Ao acompanhar no decorrer dos anos os debates e as trocas de informações entre “teatreiros” e debatedores, observo a sede de informação que ambos necessitam sobre este segredo do teatro para crianças.
Blumenau, celeiro de tantos talentos, enche-se de orgulho em poder mostrar para o Brasil a rica e diversificada produção teatral desenvolvida no país.
O Festival é e sempre será um espaço pioneiro, que se abre ano a ano corajosamente para continuar discutindo e fomentando a produção teatral brasileira.
O leitor certamente encontrará muitos liames que unem esses homens (artistas) com o comprometimento da cultura e do processo de formação do cidadão.
Costumo dizer que cultura não deve ser vista como enfeite de bolo. Isso quer dizer que a cultura tem que estar na massa, no fermento, para crescer junto. Cultura é necessidade básica, assim como saúde, educação, direito à escola e a cidadania, nas suas mais variadas expressões.
Nesse sentido, o FENATIB vem cumprindo com o seu papel. E cabe também a todos nós cumprirmos como nosso.
Convido-os, ao ler os textos que seguem, a iniciarem um novo desafio: continuar a somar e a contribuir para o engrandecimento da cultura brasileira. Recebemos você de braços abertos, como em um grande espetáculo!
![]()
Rodrigo Ramos
Jornalista, Produtor Cultural, Gerente da Editora Cultura em Movimento da Fundação Cultural em Blumenau
![]()
Obs.
Texto retirado da Revista FENATIB, referente ao 10º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (2006)



