Crítica publicada na Folha de São Paulo
Por Alberto Guzik – São Paulo – 15.10.1996

Barra

Texto Fascinante em Montagem Delicada

Ana Paz, adaptação do livro de Lygia Bojunga Fazendo Ana Paz, em cartaz ás terças e quartas, na Sala Pascoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso, é um salto sem rede.

Com direção de Vladimir Capella e interpretação de Gabriela Rabelo, o espetáculo leva para o palco uma complexa história da autora de A Casa da Madrinha. Ana Paz não tem trama linear nem é uma história contínua. É, antes de mais nada, a narrativa da luta de uma escritora, a própria Lygia Bojunga, para capturar sua personagem, Ana Paz.

Cada passo dessa construção, que dura anos, mostra uma passagem da árdua batalha da artista para atingir seu alvo. A figura de Ana Paz surge-lhe fragmentada, incompleta, associada a outras personagens que ela não consegue entender nem capturar. Aos poucos, a escritora atinge o cerne da história e descobre como dar voz e vida de papel à irrequieta menina de 8 anos apaixonada pelo pai, um militante sindicalista, que se apodera da imaginação de Lygia e não descansa enquanto não ganha uma verdadeira história.

Parodiando Pirandello, o nome da peça poderia ser Uma Personagem em busca de um autor. Na trama, mais que a vida de Ana Paz, sua protagonista, crucial é o processo de criação. As idas e vindas da escritora, a honestidade no trato com a personagem a incapacidade de resistir à ficção que germina nela são apresentadas nas paginas do livro (e agora no palco) de forma fascinante. O artista aqui não é um ser extraterreno dotado de poderes mágico, mas alguém que sofre, entra em crise e, ainda assim, ama seu trabalho insano.

A montagem de Capella é sensível, delicada. Seguem a mesma linha a cenografia de Alexis Iglesias, a luz de Davi de Brito e a Trilha sonora assinada pelo encenador. A montagem concentra-se toda na interpretação de Gabriela Rabelo, que vive tanto a escritora em crise quanto as três Ana Paz que entram na historia.

Ana Paz, Peça de Lygia Bojunga. Direção Vladimir Capella. Com Gabriela Rabelo. 4º e 5º às 20hs. R$ 16,00, Teatro Sérgio Cardoso, Sala Paschoal Carlos Magno (Rua Rui Barbosa, 153 tel: 288.0136) Até 24 de outubro.