A atriz Patrícia França aposta no bom humor na agita adaptação de Marcelo Saback para a antiga história de Aladim.
Foto Sérgio Cabral

Crítica publicada no Jornal do Brasil – Caderno B
Por Lucia Cerrone – Rio de Janeiro – 20.08.1994

 

 

Barra

Farra cênica com ação e humor 

Meia hora antes do início da sessão, a plateia já está lotada. A ansiedade, natural diante da expectativa do que está por vir, eleva os decibéis acima do desejável. Atrás da cortina, os atores se manifestam com uma saudação do tipo auika. Alguns minutos depois, as luzes se apagam. It’s show time folks. Entra em cena Aladim e o Gênio Maravilhoso.

O espetáculo de Marcelo Saback é um trepidante musical, onde o autor e diretor deixa bem clara sua intimidade com o show business. Com narrativa ágil (até a metade da encenação, pelo menos) e cenas bem montadas, a história é amparada pela excelente trilha sonora – um dos pontos altos do espetáculo -, também de Saback.

Enaltecendo o histricionismo cênico, sem, no entanto perder as proporções (salvo no caso de Guilherme Karam, o gênio maravilhoso do título), o diretor conduz seu elenco na linha do humor. Aliás, sua marca registradíssima.

Narrada por um camelo nada convencional, o enredo apresenta cenas interligadas e de muita ação. Patrícia França, no papel de Yasmina, surpreende ao investir na comicidade e não somente em sua bonita figura no palco, como era de se esperar. André Gonçalves é um Aladim no auge da atividade. Sua movimentação corporal dá excelente contribuição ao personagem. Do mesmo modo, Luis Carlos Tourinho empresta sua graça ao Sultão e Ruben Gabira inventa um Grão de Bico hilariante.

Guilherme Karam, no entanto, apesar de alguns exageros – como insistir que a figuração saia de cena, na hora que bem entende – é exatamente o que a plateia quer. A cada entrada do ator o público se manifesta favoravelmente. A cumplicidade é invejável.

Os cenários discretos, mas eficientes, de Marcello Marques, e seus bem-cuidados figurinos, somados a iluminação sempre na medida de Paulo César Medeiros, completam a farra cênica em grande estilo.

Os fãs de eventos saltitantes e happenings em geral devem comparecer em massa. O que, aliás, já está acontecendo.

Aladim e o Gênio Maravilhoso está em cartaz no Teatro Clara Nunes, aos sábados (16h30) e aos domingos (17H). Ingressos a R$ 6.

Cotação: 3 estrelas.