Acampatório. Fotos: Alberto Rocha

Crítica publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 28.08.2015

Barra

O ‘encantatório’ teatro com objetos da Cia. Truks

Terceiro espetáculo de uma mesma série, Acampatório acerta de novo em poesia, técnica e emoção

E o trio de encantadores fazedores de poesia do repertório da Cia. Truks está de volta. Depois de Construtório e Sonhatório, agora é a vez de Acampatório. Os três personagens arrebatam o público com carisma e sedução, nessa que já virou talvez a série mais bem-sucedida de teatro de objetos que já ocupou nossos palcos em São Paulo. E eles gostam de chamar de “teatro com objetos”.

É lindo o que eles escreveram no programa da peça, a propósito dessa modalidade de animação: “Em nossa cena, a gente muda o uso, vamos dizer, ‘normal’ do objeto, assim como um poeta muda o significado das palavras para fazer poesia.” É exatamente essa a sensação que nos fica ao final de ‘Acampatório’: quanta poesia!

Henrique Sitchin, na direção, nunca abre mão de uma trilha sonora com canções e ritmos conhecidos, pontuando as ações ora com temas de uma alegria frenética ora com melodias sentimentais mais intimistas. Ele também nunca deixa o virtuosismo e a técnica da manipulação de objetos, inegáveis em suas produções, predominarem sobre o encantamento e o fascínio de uma boa história. A técnica está ali, mas a serviço da emoção, da fabulação, do estímulo à imaginação. Mais uma vez ele nos surpreende ao usar a ingenuidade de três amigos brincalhões para nos lembrar da importância de brincar e não deixar morrer a criança que mora dentro de nós.

Objetos triviais que fazem parte de todo e qualquer acampamento ganham vida nas mãos dos três amigos, de tal forma que a peça vai ganhando cada vez mais e mais ‘personagens’ coadjuvantes. Como uma vaquinha feita de canecas e um cantil. Ou uma formiga rainha que ‘rouba’ a torta doce mais cobiçada do acampamento. Além dos atores-manipuladores Gabriel Sitchin e Rafael Senatore, que compõem o trio desde a primeira peça, completa o elenco desta vez Rogério Uchoas, muito expressivo e combinando perfeitamente com a ludicidade proposta.

Há também um trecho de teatro de sombras, assinado na ficha técnica por Bruno Saggese, com desenhos de Dalmir Rogério. Ou seja, é mais uma linguagem a contribuir nessa aventura de iniciar as crianças no mundo pleno de possibilidades que constitui o que chamamos de Teatro. Palmas, palmas e mais palmas para a Cia. Truks. Seja Construtório, Sonhatório ou Acampatório, o que essa veterana trupe nos oferece é sempre ‘encantatório’.

Serviço

Sesc Consolação – Teatro Anchieta
Rua Dr. Vila Nova, 245
Tel. 11 3234-3000

Sempre aos sábados, às 11h
Haverá sessão no feriado (7 de setembro)
Ingressos  de R$ 5,00 a R$ 17,00
Temporada até 26 de setembro