Filipeta, 2001

Programa do espetáculo que realizou temporada na cidade do Rio de Janeiro, no Teatro Carlos Werneck, de 01 a 15.07.2001

Barra

Marcio Moura, Alvaro Assad e Melissa Teles-Lôbo

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Centro Teatral e Etc e Tal

FESTIVAL DE PANTOMIMA LITERÁRIA

Teatro -Mímica – Humor

(Interior)

Prefeitura da Cidade Rio
Secretaria das Culturas
RIOARTE

O convite para que o Centro Teatral e Etc e Tal apresente o seu Festival de Pantomima Literária na abertura da nova temporada do Teatro Carlos Werneck visa mostrar ao público o repertório de uma Companhia carioca respeitada em todo o país pela qualidade, seriedade e profundidade de seu trabalho. Com o especial mérito de ter desenvolvido um estilo de trabalho, modelando a linguagem da mímica em um formato particular, com caráter popular e cômico. O Etc e Tal é também representante de um fazer teatral em Grupo, o que significa continuidade de trabalho, pesquisa de linguagem, aprofundamento e aperfeiçoamento de técnicas e da comunicação teatral, manutenção de repertório, itinerância e profissionalismo, bens que poderão ser muito caros e raros em uma época em que artistas se preocupem mais consigo que com o público.

Criado para abrigar “espetáculos de guignol para entreter a petizada”, em um tempo e,m que os apresentadores de fantoches (guignol, quando a tradição do Teatro de Bonecos popular francês estava em moda no Rio), os marionetistas de fios e os ventríloquos faziam do entretenimento a sua arte e profissão, o Teatro de Marionetes Carlos Werneck sempre foi um espaço para a apresentação de um repertório popular e familiar. E justamente por sua vocação popular, por sua situação em um ligar de lazer, por suas características físicas e técnicas, bem como por oferecer espetáculos sempre com entrada franca, o Teatro de Marionetes Carlos Werneck é hoje um palco único na cidade. Promovendo uma relação direta com a platéia, em um ambiente festivo e relativamente disperso – e, também por isto, particularmente agradável e simpático -, este Teatro tornou-se, hoje, um espaço importante não só para apresentações de bonequeiros, mas também para as de outros artistas – como mímicos, contadores de histórias, mágicos, entre outros -, para apresentação de diferentes espetáculos de “pequeno formato”. Assim, o Teatro de Marionetes Carlos Werneck será, nesta nova programação que se abre agora, o palco de Bonecos e também de outras Artes. Sempre aos domingos, sempre às 11horas, sempre aberto, sempre grátis. Mesmo que chova.

A cada semana, o Teatro de Marionetes Carlos Werneck abrigará um espetáculo diferente. Os espetáculos, porém, estarão sempre inseridos em um Projeto renovado a cada três ou quatro semanas.

Encerrado o Festival de Pantomima Literária do Centro Teatral e Etc e Tal, teremos um Festival Nacional de Teatro de Animação, um Festival de Mamulengo (o Teatro Popular de Bonecos de Pernambuco), um Festival de Contadores de Histórias, Mostras do repertório de Companhias Estáveis e muitos outros eventos que pretendem oferecer ao público um panorama do que se está realizando em diferentes áreas das Artes Cênicas.
Acreditamos, porém, que se o Teatro de Marionetes Carlos Werneck não pode restringir-se àquele. E, por isto, pretendemos levar o Teatro de Bonecos também a outros Teatros, às Lonas Culturais e às ruas da cidade, além de organizar Oficinas e realizar Festivais, no Aterro do Flamengo e fora dele. E é mostrando espetáculos de qualidade, incentivando À formação de novos bonequeiros, criando oportunidades de aperfeiçoamento aos profissionais, oferecendo espaço e mercado às produções da área e estimulando a circulação de espetáculos e o intercâmbio entre artistas, que buscamos construir uma imagem forte para o Teatro de Bonecos e estimular o seu desenvolvimento na cidade.

Luiz André Cherubini – Coordenador de Teatro de Bonecos e de Animação dos Teatros do Rio – Intendente do Teatro de Marionetes Carlos Werneck

Festival de Pantomima Literária

(Repertório de espetáculos do grupo com a técnica da Pantomima Literária)

Teatro de Marionetes Carlos Werneck
Aterro do Flamengo, altura nº 300 da Praia do Flamengo

Este teatro integra os Teatros do Rio – Rede Municipal de Teatros da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal das Culturas – RIOARTE

Entrada Franca. Sempre aos domingos. Sempre às 11 horas

De Férias no Sítio  – 01 de julho de 2001

A raposa e os Peixes – 08 de Julho de 2001

O Macaco e a Boneca de Piche – 15 de Julho de 2001

O Centro Teatral e Etc e Tal é um grupo de teatro formado por atores que desenvolvem, desde 1992, sua pesquisa artística baseada no estudo da mímica tendo como característica latente o humor.

Atualmente, o Etc e Tal é formado pelo núcleo Alvaro Assad, Melissa Teles-Lôbo e Marcio Moura.

Apresentações são realizadas diariamente, tanto dos espetáculos de repertório como de projetos especiais. Este fazer cotidiano criou e cria ferramentas úteis ao trabalho cênico, que aliadas aos ensaios práticos das técnicas utilizadas pelo grupo, resultaram na criação da característica que é exclusiva do Etc e Tal: a ‘Pantomima Literária’.

A Técnica

A Pantomima Literária nada mais é do que ação simultânea a narração. Enquanto um ator narra o texto, o outro executa ao mesmo tempo, em mímica.

Um dos fundamentos das apresentações é que os personagens estão sempre num embate direto, quer dialogando, quer entrando em conflito com as forças criadoras da cena: o autor, a iluminação, as situações pré-definidas, os figurinos e o próprio público. Em outras palavras: nem sempre o personagem concorda dom seu destino.

A mímica também é usada na criação de pantomimas e efeitos cênicos ilusórios, mas o grupo tem como preceito a utilização da linguagem verbal dentro de seus trabalhos, o que contraria as regras das pantomimas clássicas que são executadas em absoluto silêncio. Esta comunicação é feita em português e em Abahu, uma espécie de gromelô.

O Abahu é uma linguagem onomatopaica que tem como função reforçar a ação mimo-teatral, dar dimensão sonora à cena e conseqüentemente provocar o riso.

E que todos possamos nos divertir!

Festival de Pantomima Literária

O Festival de Pantomima Literária se confunde com a própria trajetória do grupo. Através de apresentações para os mais diversos públicos e espaços cênicos imagináveis, o Centro Teatral e Etc e Tal foi armazenando em seu acervo artístico incontáveis situações cômicas e ilusórias que resultaram em espetáculos onde a resposta do público já faz parte da ficha técnica.

O Festival de Pantomima Literária tem em sua característica principal o jogo cênico triangular entre Narrador – Mímico – Espectador onde o inesperado é elemento precioso.

Atualmente o Festival de Pantomima Literária é composto por três espetáculos – De Férias no Sítio, A Raposa e os Peixes e O Macaco e a Boneca de Piche – que fazem parte do repertório fixo do Centro Teatral e Etc e Tal juntamente com o espetáculo adulto Fulano e Sicrano e com o infanto-juvenil Victor James.

De Férias no Sítio

Baseada em nosso escritor-mor da literatura infanto-juvenil, Monteiro Lobato. Em De Férias no Sítio viajamos por seus personagens mais famosos como Narizinho, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Dona Benta e o famoso Saci Pererê. O mote da peça é a viagem de férias de Pedrinho, bem… na realidade é o ponto de vista do grupo de como seria a viagem de sua casa até o sitio. Todas as alternativas e obstáculos proporcionam o divertido jogo da Pantomima Literária.

O Macaco e a Boneca de Piche

Uma velhinha hilária com mais de 147 anos e que é apaixonada por uma fruta que só ela tem no quintal: Banana! O problema maior é sua impossibilidade de subir na bananeira devido a… digamos, falta de flexibilidade corporal na idade em que se encontra. E aí que ela cai nas mãos de um macaco que ao invés de lhe ajudar acaba criando uma confusão daquelas.

A Raposa e os Peixes

Esta fábula contada em toda a América Latina ressalta a esperteza dos animais, neste caso, a Raposa. Após voltar de uma pescaria onde havia fisgado três lindas traíras, Sr. Raposo resolve convidar o Sr. Tigre para almoçar enquanto a esposa Dona Raposinha prepara o banquete. A gula, porém, é maior do que o bom senso e a Dona da casa acaba comendo toda a comida antes da visita chegar. Quando o marido retorna com o convidado de honra as traíras haviam desaparecido… Como será que Dona Raposinha vai se safar desta? Nesta Pantomima Literária a narração é feita em português, mas todos os personagens se comunicam na língua fictícia Abahu (uma espécie de gromelô).

O Centro Teatral e Etc e Tal é um grupo carioca de teatro que desenvolve sua pesquisa artística baseada no estudo da mímica, tendo como característica latente o humor. A ‘Pantomima Literária’ é sua técnica exclusiva para realizar o trabalho cênico. Através da narração simultânea à ação em mímica, o texto adaptado pelo grupo ganha vida no palco, levando ao público forte presença cênica e muito bom humor.

Alvaro Assad
e/ou Marcio Moura
e/ou Melissa Teles-Lôbo


Criação e Produção: Centro Teatral e Etc e Tal
Direção e Preparação Mímica: Alvaro Assad
Músico: Rodrigo Lima
Figurinos e Adereços: Fernanda Sabino
Trilha Sonora: Centro Teatral e Etc e Tal
Música Original (A Raposa e os Peixes): Rodrigo Lima
Cenários: Tony Dias, Jorge Crespo, Fernanda Sabino
Design: Ato Gráfico
Fotografia: Ricardo Gabriel

Centro Teatral e Etc e Tal

Tel./fax: (21) 2208.2883 (21) 9133.7804
www.etcetal.art.br
oi@etcetal.art.br
Caixa Postal 11868 RJ
Cep 22022.970

O grupo conta com o Apoio Cultural de Anergy Fitness Club e Itapemerim