Uma retrospectiva para nos orgulhar!
Ao longo do ano de 2023, o Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ), membro afiliado à Associação Internacional de Teatro e Artes Cênicas para a Infância e Juventude (ASSITEJ), alinhado ao seu planejamento estratégico para o triênio 2021-2023, empenhou-se vigorosamente na realização, participação e colaboração em diversas iniciativas. O objetivo primordial foi disseminar e fortalecer de forma consistente o setor das Artes Cênicas voltadas para a Infância e Juventude.
Tais ações, foram resultado de uma estreita colaboração entre a Diretoria, o atual Conselho de Administração e representantes dos Núcleos Regionais, além da Rede Iberoamericana da ASSITEJ, do seu Comitê Executivo e redes profissionais da ASSITEJ Internacional, além de outros parceiros estratégicos.
Os Núcleos Regionais, compostos por dez grupos em diferentes regiões do Brasil, expandiram as iniciativas do CBTIJ por meio de atividades artísticas, mostras, festivais e seminários. Essas ações permitiram que o trabalho da nossa associação alcançasse um número substancial de artistas e pesquisadores, solidificando o nosso Centro como uma referência vital no campo das artes para a infância e juventude.
O CBTIJ marcou presença em 11 festivais e encontros artísticos, tanto nacionais quanto internacionais. Realizou a segunda edição da Mostra de Repertório no Rio de Janeiro e esteve envolvido, seja por participação direta ou apoio institucional, em várias outras atividades em diversos estados ao longo do ano. Destacamos festivais promovidos por artistas associados, como o Festival Petiz na Bahia, o Festival Internacional Paideia em São Paulo, o Teatro em Família no Rio Grande do Sul, o FENAPI em Minas Gerais, além da Temporada de espetáculos e rodas de conversa realizada pelo do Teatro da Pedra, também em MG. A presença internacional do CBTIJ estendeu-se a países como Rússia, Sérvia, África do Sul, México, Cuba e Argentina.
Participamos ativamente de diversos seminários, debates e encontros entre grupos para promover trocas e reflexões acerca do teatro voltado para as Infâncias e Juventudes. Logo no início do ano, em parceria com o Grupo Teca, nosso Núcleo Regional, realizamos o I Observatório do Teatro para as Infâncias e Juventudes com o apoio da UFBA (Universidade Federal da Bahia), com a participação de vários grupos associados de todo o país. O último dia do evento foi marcado pela presença de Maria Marighella, atual presidenta da Funarte, que se dispôs a conversar conosco sobre a construção de políticas e apoios públicos que promovam e garantam o acesso e o direito da criança e do jovem à Cultura.
Membros da Diretoria e do Conselho participaram de encontros preparatórios para o Congresso Mundial da ASSITEJ, que acontecerá em Cuba, em 2024. Participaram do Fórum de Investigadores e Críticos de Artes Cênicas na Argentina, além de eventos online como o Seminário da Negritude Trabalhadora, na Noruega, os “Diálogos com o Prêmio CBTIJ” e as “Coffee Sessions”, promovidas pela ASSITEJ Internacional.
O CBTIJ também se fez presente, enquanto diretoria e através de seus grupos associados, do Projeto Babel – A Arte da Escuta no Teatro para a Infância e Juventude, uma ação significativa conduzida pela ASSITEJ Internacional. Este projeto de cooperação em grande escala, visa garantir os direitos das crianças e dos jovens à plena cidadania cultural, explorando o processo de comunicação, diálogo intercultural e compreensão mútua nas Artes Cênicas voltadas para o Público Jovem.
Contribuímos para a pesquisa e produção de conhecimento ao publicar entrevistas, artigos e textos teatrais em nosso site, consolidando-o como um importante acervo sobre teatro para as infâncias e juventudes, servindo como referência para pesquisadores em todo o país.
No mês de dezembro, lançamos a Revista II Mostra de Repertório do CBTIJ, com distribuição física e virtual, encerrando o ano com a divulgação dos indicados à 8ª edição do Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças para artistas e grupos sediados no Rio de Janeiro, ou grupos de outros estados que cumpriram temporadas na cidade. A cerimônia de premiação está agendada para o dia 13 de março, juntamente com a entrega da 4ª edição do Troféu Lizette Negreiros, data que marcará a celebração do Dia Nacional e Mundial do Teatro para a Infância e Juventude.
O CBTIJ mantém uma extensa rede de artistas e coletivos unidos no propósito de difundir a importância da arte voltada para as infâncias e juventudes. Através dessa rede de cooperação, estabelecemos conexões, ampliamos nosso alcance, fortalecemos conhecimentos, práticas e laços artísticos e afetivos por todo o país.
Atualmente, por meio dos Núcleos Regionais, estamos presentes em oito estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Goiás e Amazonas, além do Distrito Federal. Para o ano de 2024, planejamos expandir ainda mais nossa atuação, estendendo nossas atividades para todas as regiões do país.
Nosso compromisso é contribuir continuamente para a pesquisa, difusão e valorização das artes voltadas para as mais diversas infâncias e juventudes em nosso vasto território nacional.
Somos constituídos por artistas, coletivos e pesquisadores com inúmeras histórias e muitos sonhos. Sabemos que, como nós, existem ainda muitos sonhadores que reconhecem a importância da arte voltada para as infâncias e juventudes. O CBTIJ é um espaço de encontro, onde podemos nos conectar e fortalecer mutuamente essa missão.
Que em 2024, possamos continuar nos encontrando por aqui, ampliando ainda mais nossa rede de artes e afetos.