Matéria publicada pelo jornal O Teatro Jovem
Sem identificação de jornalista, Rio de Janeiro, Maio/Junho 1996 – página 03

Classe teatral cria o CBTIJ

Um antigo sonho dos que sempre defenderam o desenvolvimento do teatro jovem com excelência tornou-se realidade em dezembro passado. O Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude (CBTIJ), fundado no Rio, surgiu para lutar ainda mais pela atividade teatral como um instrumento da sociedade, para expandir o teatro jovem de qualidade, levando cultura às nossas crianças.

Num momento em que muito se discute a adoção do Estatuto da Criança e do Adolescente e o descaso das autoridades com nossos menores carentes, o CBTIJ vem como uma alternativa de debate para educadores e a classe teatral, face o grave problema do país. “Queremos discutir a qualidade do teatro feito para as nossas crianças, bem como lutar pela cidadania dessa parcela da população. Pretendemos integrar todos os profissionais envolvidos nessa causa. Não só do teatro, mas também de outros setores”, destaca a presidente da entidade, diretora e produtora Alice Koënow.

A valorização do teatro para criança, frente à própria classe, à sociedade, à imprensa e aos órgãos governamentais, é um dos principais itens do CBTIJ. Segundo Alice, há uma discriminação muito grande para quem faz e desenvolve teatro para crianças e adolescente.

“São poucas as premiações para a nossa área e, quando há, os valores são muito menores em relação ao que é pago do teatro adulto. Também os cachês, pagos pelos órgãos governamentais, é menor para quem atua nessa área”, afirma.

A filiação à Associação Internacional de Teatro para Infância e Juventude, com sede na França e atuação em mais de 60 países, e o intercâmbio internacional com outras entidades co-irmās são os próximos passos do CBTIJ. A criação de núcleos em outros estados também está nos planos do Centro Brasileiro.

Seminário foi o Ponto de Partida

O Seminário Coca-Cola de Teatro Jovem, realizado no ano passado, deu o impulso necessário para criação do Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude (CBTIJ). Para a presidente da entidade, Alice Koënow, o seminário teve o mérito de reunir várias pessoas, com um mesmo ideal, e serviu para avaliar os problemas do setor.

Ela conta que, já em 1988, um grupo de pessoas lutavam pelo desenvolvimento do teatro infantil de qualidade. Era o MOTIN (Movimento do Teatro Infantil), formado por ela, Dudu Sandroni, Emanuel Santos, Denise Crispun, Ana Luísa Cardoso, entre outros.

“O grupo se separou, mas a ideia não morreu. No seminário houve a reaproximação e os contatos foram reativados. Era a oportunidade para se criar a entidade”, destaca Alice.

Sem sede fixa, o CBTIJ tem se reunido para discutir as atividades desenvolvidas pela entidade, todas as primeiras terças-feiras de cada mês, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze. Provisoriamente, o Centro também está instalado na Casa do Grupo Hombu, na rua Mem de Sá, 33, Lapa-RJ