(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
e Secretaria Municipal de Cultura
apresentam
Centro Teatral e Etc e Tal
ETC E TAL – 20 ANOS DE REPERTÓRIO
Teatro, Mímica, Humor
www.etcetal.com.br
(Interior)
No Buraco
03 à 26 de maio
sex a dom às 21h
No Buraco é um mergulho na linguagem da palavra e da mímica ilusória. São 5 diferentes histórias apresentadas pelo Etc e Tal nesta obra sem texto onde o silêncio não é predominante. O espetáculo conta com a visão de cena do espectador, sempre parcial, nunca enxergando o corpo inteiro dos atores fazendo com que através da ilusão da mímica tenhamos inusitadas situações criadas pelo anteparo de um biombo de 1 metro de altura e 7 metros de cumprimento. As 5 pantomimas (histórias sem palavras) são Buraco; Parque de Diversões, Circo, Pilotos, Nó.
Melissa Teles-Lôbo, Márcio Moura e Álvaro Assad
Criação e Produção Centro Teatral e Etc e Tal
Direção e Preparação Mímica: Álvaro Assad
Figurinos e Ambientação Cênica: Fernanda Sabino
Desenho de Luz: Aurélio Oliosi
Trilha Original: Rodrigo Lima
Design de Slides: Marcos Corrêa
Branca de Neve?
04 à 26 de maio
sáb a dom às 16:30h
Etc e Tal nos traz mais uma vez seu inusitado humor aliado a ilusão da mímica e sua pesquisa com biombos, agora através da sombra e do teatro de sombras. Uma aventura gestual em um espetáculo com linguagem inovadora que convida o público a compartilhar e presenciar uma versão nunca imaginada da Branca de Neve que povoa o imaginário contemporâneo de adultos e crianças. Obra em pantomima livre inspirada no conto dos Irmãos Grimm
Melissa Teles-Lôbo, Márcio Moura e Álvaro Assad
Criação e Produção Centro Teatral e Etc e Tal
Direção e Preparação Mímica: Álvaro Assad
Desenho de Luz: Aurélio Oliosi
Figurinos: Fernanda Sabino
Trilha Original: Joaquim de Paula
Ambientação Cênica: Raquel Théo
Consultoria e Manipulação e Criação de Sombras: Paulo Martins Fontes (Cia. Gente Falante)
<Victor.James>
11 à 26 de maio
sáb a dom às 18;30
Uma Pantomima Literária adaptada do livro-poema de Paulinho Tapajós, Victor James – O Menino que Virou Robô de Vídeo Game, lançado em 1993, a peça aborda, de forma muito atual, a temática dos limites da tecnologia e a relação das crianças com o mundo virtual, apresentando Victor, um menino que passa seus dias em frente a tela, jogando sem limites.
A comicidade característica do grupo é focada na relação entre o personagem e o narrador que conduz a história, fazendo o pequeno espectador acompanhar os passos de Victor James em sua incursão pelos jogos, quando este se transforma em um de seus personagens virtuais no dia de seu aniversário.
Livre adaptado do livro de Paulinho Tapajós Victor James – O Menino que Virou Robô de Vídeo Game
Álvaro Assad e Melissa Teles-Lôbo
Criação e Produção Centro Teatral e Etc e Tal
Direção e Preparação Mímica: Álvaro Assad
Figurinos e Ambientação Cênica: Fernanda Sabino
Desenho de Luz: Aurélio Oliosi
Trilha Original: Joaquim de Paula: Raquel Théo
Fulano & Sicrano
07 à 30 de junho
sex a dom às 21h
Fulano & Sicrano traz para o teatro adulto o humor e a linguagem dos quadrinhos e da animação colocando no palco o riso inusitado que é retirado das situações mais banais. Cenas escolhidas do cotidiano e impregnadas de uma linguagem particular, mesclando situações cômicas, gromelô, mímica e a imperdível pantomima literária (narração simultânea a ação em mímica). Os atores se revezam em diferentes fulanos e sicranos imprimindo na cena a característica mais forte do Etc e Tal, a precisão da linguagem gestual em sintonia com a comédia popular.
Álvaro Assad e Marcio Moura
Criação e Produção Centro Teatral e Etc e Tal
Direção e Preparação Mímica: Álvaro Assad
Figurinos: Fernanda Sabino
Desenho de Luz: Aurélio Oliosi
Trilha Original: Joaquim de Paula: Raquel Théo
Criação do Quadro O Dentista: Jiddu Saldanha e Álvaro Assad
O Maior Menor Espetáculo da Terra
08 à 30 de junho
sáb a dom às 16:30
O Circo de Pulgas é uma arte que teve seu início registrado no século XVIII na Europa, onde o conceito de higiene não encontrava espaço nos dicionários e nos hábitos da sociedade, como o “mundo era das pulgas” e a glória pertencia a quem as conseguisse “domar”, incontáveis parlapatões apresentavam seus shows repletos de “mimicas” atrações. Tradicionalmente conduzido por um único apresentador / adestrador / manipulador, neste espetáculo os atores do Etc. e Tal conduzem no fantástico picadeiro artistas de diversos continentes, com a brasilidade dos panos de roda que mambembam por nosso país.
Álvaro Assad, Melissa Telles Lobo e Marcio Moura
Criação e Produção Centro Teatral e Etc e Tal
Direção: Álvaro Assad e Melissa Teles-Lôbo
Criação de Cenário e Assessoria Circense: Domingos Montagner
Desenho de Luz: Aurélio Oliosi
Figurinos: Fernanda Sabino
Música Original: Marcelo Pellegrini
Confecção de Cenários e Adereços: Maria Cecília Meyer e Amanda Gaiarsa (Atelier de Brincadeira)
Coreografia: Marcio Moura
Consultoria de Magia: Alex Rotterdam
Draguinho – Diferente de todos Parecido com Ninguém
15 à 30 de junho
Sáb a dom às 18:30h
A longínqua cidade de Dragz é o cenário desse divertido espetáculo que conta a história de Draguinho, um jovem dragão que descobre de repente, que não é capaz de soltar fogo pela boca ou pelo nariz. Através de muitas gargalhadas e momentos de reflexão, o público é convidado a se encantar com esse simpático personagem, e a se questionar sobre onde está a beleza do mundo.
Nesta montagem o Etc e Tal lançou-se por dois novos caminhos: apresentar um solo para o público mirim e adaptar de forma bem fiel o livro homônimo de Claudio Galperin para o teatro.
Márcio Moura
Texto Adaptado do livro homônimo de Claudio Galperin
Criação e Cenário: Centro Teatral e Etc e Tal
Direção: Álvaro Assad e Melissa Teles-Lôbo
Desenho de Luz: Luiz André Alvim
Figurinos: Fernanda Sabino
Trilha Original: Joaquim de Paula
O Macaco e a Boneca de Piche
Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo atuam nesta obra para crianças que subverte as prerrogativas do Teatro Infantil. Confrontando o que é considerado “correto” ou “inadequado” para os pequenos espectadores o grupo leva ao público uma envolvente trama livre inspirada no conto popular O Macaco e a Velha. Márcio Moura dá vida a personagem que não está no título, mas que comete loucuras por um apetitoso cacho de bananas até que um Macaquinho esperto resolve comer todas as frutas de sua bananeira no quintal; furiosa Dona Velha decide dar uma lição no bichano, aprontando juntamente com a Narradora, um plano infalível… quase perfeito. Livre adaptado do conto popular de tradição oral O Macaco e a Velha.
Melissa Teles-Lôbo e Márcio Moura
Criação e Produção Centro Teatral e Etc e Tal
Direção e Preparação Mímica: Álvaro Assad
Desenho de Luz: Aurélio Oliosi
Trilha Original: Rodrigo Lima
Repertório
2010 – O Maior Menor Espetáculo da Terra
2008 – Draguinho – Diferente de Todos Parecidos com Ninguém
2006 – Branca de Neve?
2004 – No Buraco
2002 – O Macaco e a Boneca de Piche
2001 – Victor James
1999 – Fulano & Sicrano
O espetáculo O Macaco e a Boneca de Piche faz parte das comemorações apresentando-se na programação que circula pela cidade do Rio de Janeiro
Em 2013 o Centro Teatral Etc e Tal completa 20 anos de estrada
A partir de 1998 implementa definitivamente a linguagem da tríade teatro, mímica e humor na atual cena do teatro de grupo produzido no Brasil..
Depois de tantos anos, muitos espetáculos criados, muitas temporadas realizadas, inúmeras digressões, circuitos, viagens, parcerias culturais, festivais e mostras o Centro Teatral e Etc e Tal foi comtemplado com o Programa anual de Manutenção de Grupos e companhias Teatrais do FATE (Fundo de Apoio ao Teatro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro) para realizar uma inédita mostra de todos os espetáculos que compõem ininterruptamente seu repertório. Além disso, desde o ano de 2012 o grupo vem se apresentando por toda a cidade do Rio de Janeiro, nos equipamentos culturais do munícipio, em parceria com cada Lona Cultural, Arenas, espaços culturais, desenvolvendo também oficinas de mímica, e redes de bate-papo após as apresentações.
Para celebrar as conquistas estéticas e técnicas na sua área de atuação, junto com a temporada no Teatro Municipal do Jockey está sendo realizada uma exposição fotográfica destes 230 anos de trabalho e também um catálogo impresso para registrar as obras que continuam vividas e atuantes através do trabalho dos atores Álvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo.
Por isso, e nada mais justo, que a grande celebração do teatro e da mimica aconteça aqui na cidade maravilhosa. Sejam todos muito bem vindos!
Criação e Produção: Centro Teatral e Etc e Tal
Produção Executiva: Marcia Nunes
Responsável Técnico: Levi Leonardo dos Santos Vicente
Operação de Som e Luz: Fernanda Sabino e Levi Leonardo
Assessoria de Imprensa: Mais e Melhores Produções
Exposição: Hannah 23
Design Gráfico: Marcos Corrêa
Fotografias: Ricardo Gabriel
Apoio Operacional: Arise Assad, Juliana Piza e Lu Oliveira
Oficinas de mímica: Jiddu Saldanha
Agradecimentos
Ao núcleo de formação do Centro Teatral e Etc e Tal em 1993: Carol Freitas, Jiddu Saldanha, Patrícia Freitas (em memória) e Simone Pyll. Nos “primórdios literários“ o agradecimento a parceria profissional das tantas editoras e livrarias (Ediouro, Eldorado, Paulinas, Curió, Plic) em especial a nossa querida Beth Velazques. Aos coletivos artísticos parceiros diretos nessa jornada: Teatro de Anônimo/RJ, Grupo Sobrevento/SP, Grupo Moitará/RJ, Artesanal Cia de Teatro/RJ, Cia. Gente Falante/RS e Cia LaMinima/SP. Aos tantos companheiros de profissão que conosco compartilharam e enriqueceram essa trajetória. A toda equipe do Centro de referência cultura Infância/Teatro Municipal do Jockey. Ao mestre português/brasileiro Luís de Lima (em memória) que nos trouxe a mímica. A nossa família amada.
20 Anos de Repertório
de 03 de maio a 30 de junho
Centro de Referência Cultura Infância
Teatro Municipal do Jockey
Rua Mário Ribeiro, 410 – Entrada de Automóveis
Rua Bartolomeu Mitre, 1110 – Gávea – Entrada de Pedestres
Telefone do teatro: (21) 3114.1286