Despertar o gosto pela arte e cultura através do teatro é uma das preciosidades que podem ser oferecidas às crianças.
O FENATIB – Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau, realizado pela Fundação Cultural, e uma das ações culturais que vem preparando as crianças para apreciarem a arte como futuros espectadores, despertando o gosto pelo teatro, fazendo uma interação entre plateia e espetáculo, estimulando a criatividade, ludicidade e desenvolvendo a imaginação.
E neste sentido que o FENATIB vem conquistando, a cada ano, uma nova plateia, que embora não seja feita apenas por crianças e adolescentes porque há a participação de muitos adultos, sejam eles pais ou não, são todos seres sensíveis ao olhar para a arte.
Estimular estas pessoas, desde bebês até adultos e idosos, e uma forma de conquistar e despertar a criança existente dentro de cada um de nós.
Saber que o adulto está se permitindo deixar envolver com os espetáculos infanto-juvenis é realmente fascinante do ponto de vista que muitos adultos de hoje não tiveram oportunidades como esta, quando crianças.
E necessário instigar as crianças para que elas mesmas sintam vontade de apreciar um espetáculo e entrar num mundo imaginário proporcionado por uma história. Neste sentido, o autor coloca que: “Uma experiência vivida na infância pode ficar para sempre na memória de uma pessoa, marcando-a, e seus gostos e predileções, para o resto da vida. Disso ninguém duvida. Como inquestionável também e o papel da arte na formação do ser humano”. (Gonçalves, 2005, p. 30).
Dar a possibilidade de imaginar, cantar, pensar alto, questionar, visualizar e se envolver com a poesia, a musica, o lúdico e o jogo permitido através da interpretação, poderá ser um momento especial na vida das crianças.
Quantas delas jamais teriam oportunidade de ir ao teatro se não fossem conduzidas pelas professoras? Quantos adultos não tiveram oportunidades quando eram crianças? Quantas crianças são estimuladas pelos pais para virem ao teatro?
Verificar que a cada ano as crianças estão acompanhando o Fenatib com mais intensidade, crescendo seu potencial intelectual e crítico e é muito recompensador e nos dá muita satisfação. Principalmente porque as crianças respondem de forma muito espontânea e perceptível.
Ver as salas de espetáculos serem ocupadas por crianças e a ansiedade delas ao chegarem ao Festival, sentir as expectativas delas ao entrarem no auditório, e a cena das cortinas abrindo, de encontro com a imaginação, os olhares, as risadas, os medos e o mundo de faz de conta que cada uma se permite deixar levar, é muito bom.
O sucesso do Festival faz com que tenhamos cada vez mais a participação de um público cativo, que realmente fortalece os objetivos do evento que é a formação de plateias e buscar não a quantidade de apresentações, mas a qualidade dos espetáculos.
Investimos e acreditamos nas crianças, porque imaginamos que futuramente serão elas que se transformarão em profissionais que poderão ter sensibilidade e investir na cultura.
Se não forem investidoras, o importante é saber que elas serão apreciadoras e frequentarão as produções culturais, fomentando a realização de eventos culturais, buscando conhecimento, momentos de lazer e entretenimento.
Augusto Boal coloca no artigo “Somos Todos Crianças”, que o cidadão não deve deixar sua criança de lado e que o teatro é uma linguagem de poder, de diálogo, de relação com sociedade, por permitir a vivência com o mundo da palavra, dos sonhos e realidades. Segundo o autor:
O bom cidadão não é aquele que apenas vivem em sociedade, mas sim quem transforma para torná-la melhor. O teatro pode ser o meio através do qual vocês se tornem cidadãos, porque vocês podem imaginar um mundo mais feliz. Mas atenção: A Felicidade não pode ser individual, apenas. Como o teatro, a verdadeira felicidade é social: ninguém pode ser feliz fazendo outras pessoas sofrerem. A felicidade deve ser para todos: eu e você, nossa família e nosso país, a felicidade deve ser para o mundo inteiro, nações, raças, credos, idades. A felicidade é o diálogo. (Boal, 2004, P.9).
É aproveitando esta colocação, que reforçamos a real necessidade de investimentos da cultura junto às crianças e a importância do contato com a arte, com a cidadania embutida e inserida no contexto representado pelas artes cênicas.
O FENATIB cumpre o seu papel com a relação entre o humano, o ser pensante, a educação para a arte, a relação entre o teatro e a escola, a escola e a arte, como também do aliado trabalho do professor, como também dos pais ou adultos que acompanham o consolidado Festival.
BOAL, Augusto. Somos Todos Crianças, In: Revista do 2º Seminário Nacional SESC CBTIJ de Teatro para Infância e Juventude. Rio de Janeiro, 2004
GONÇALVES, Maria Arlete Mendes, In: Revista do 3º Seminário Nacional SESC CBTIJ de Teatro par Infância e Juventude. Rio de Janeiro, 2005
Taiana Haelsner
Coordenadora do 10º FENATIB. Especialização em Promoção e Gestão de Eventos e especialização em O Ensino da Arte: Fundamentos Estéticos e Metodológicos.
Obs.
Texto retirado da Revista FENATIB, referente ao 10º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (2006)