(INFORMAÇÕES CARTAZ/PROGRAMA)
(Frente – Foto e Manipulação: Wagner Zieg / Marcello A. Lopes Programação Visual: Gustavo Bicalho)
Prefeitura do Rio
apresenta
Don Giovanni
Livre adaptação para o público infanto-juvenil
Da ópera de Wolfgang Amadeus Mozart
Um espetáculo da Cia. de Teatro Artesanal
Centro de Referência do Teatro Infantil – Teatro do Jockey
Sábados e Domingos – 18:30h
Apoio Cultural
(Logos) CBTIJ, Colégio Rio de Janeiro, Panorama, Power Case, Sucos Mais, Piraquê, Árabe da Gávea, Visual Arts, Payot, Faços, Prefeitura
(Verso)
Scena Prima
Giardino – Notte.
Leporello, com ferraiolo, passeggia davanti alla casa di Donn’Anna; indi Don Giovanni e Donn’Anna ed in ultimo il Commendatore.
Leporello, entrando dal lato destro com lanterna in mano, s’avanza cauto e circospetto.
Leporello:
Notte e giorno faticar,
Per chi nulla as gradir,
Piova e vento sopportar,
Mangiar male e mal dormir.
Voglio far il gentiluomo
E non voglio più servir …
Oh che caro galantuomo!
Vuol star dentro colla bella,
Ed io far la sentinella!
Voglio più servir…
Ma mi par che venga gente;
Non mi voglio far sentir.
(Si ritira)
Don Giovanni esce dal palazzo del Commendatore inseguito da Donn’Anna; cerca coprirsi il viso ed è avvolto in um lungo mantello.
(trecho do libreto de Lorenzo da Ponte)
Don Giovanni é uma adaptação para o público infanto-juvenil da ópera homônima de Mozart, composta em 1787 com libreto de Lorenzo da Ponte.
O espetáculo narra as desventuras de Don Giovanni (Don Juan), o mítico personagem conquistador que, como Robson Crusoé de Daniel Defoe, Don Quixote de Miguel de Cervantes e Fausto de Goeth, compões o quadro dos heróis individualistas, tendo a mesma importância na literatura e no teatro destes outros personagens
A primeira aparição do personagem é creditada a Tirso da Molina, monge mercedário do século XVII que, junto com Lope de Veja e Calderón de La Barca, compõe o Ciclo de Ouro da comédia hispânica.
El Burlador de Sevillaî serviu de inspiração para a versão de Moliére: Don Juan ou lê Festin de Pierre que também foi utilizada por Lorenzo da Ponte para o libreto da ópera de Mozart.
Don Giovanni é a segunda das três óperas bufas de Mozart, todas com libreto de Lorenzo da Ponte.
A primeira é Le Nozze de Fígaro, ópera baseada em uma farsa barroca que também originou Il Barbiere di Siviglia de Gioacchino Rossini, seguida por Don Giovanni e Cosi Fan Tutte.
A adaptação realizada pela Cia. De Teatro Artesanal para Don Giovanni, segue a estrutura do libreto de Lorenzo da Ponte, sem perder o espírito das comédias populares características do período em que El Burlador de Sevilha foi escrito, misturando vários elementos comuns nas comédias farsescas daquela época como o marido traído, a troca de identidades e o espírito cavalheiresco de vingança.
O uso incidental das músicas de Mozart, tocadas e cantadas ao vivo pelos atores, com arranjos e direção musical de Débora Garcia, faz de Don Giovanni uma excelente opção de entretenimento, introduzindo o público infanto-juvenil no universo operístico.
Don Giovanni
Um espetáculo da Cia. de Teatro Artesanal.
César Amorim: Don Otávio
Cid Borges: Masetto/Comendador
Daniela Cavanellas: Zerlina
Edeilton Medeiros: Don Giovanni
Isabel Azevedo: Dona Anna
Kátia Kamello: Dona Elvira
Nilton Marques: Leporello
Direção Musical e Preparação Vocal: Débora Garcia
Direção de Movimento e Preparação Corporal: Paulo Mazzoni
Preparação de Ator: Lorena da Silva
Figurinos e Adereços: Fernanda Sabino e Henrique Gonçalves
Maquiagem: Nilton Marques
Cenário e Adereços: Karlla de Luca
Iluminação: Alexandre Nazareth
Produção: Áurea Bicalho, Evandro Rius e Marta Paiva
Divulgação: Cid Borges
Designe Gráfico e Fotografias do espetáculo: Gustavo Bicalho
Foto e Manipulação: Wagner Zieg, Marcelo A. Lopes
Assistente e Operador de Luz: Poliana Pinheiro
Cenotécnico: Roberto de Luca
Assistente de Figurino: Marta Paiva
Modelista: Paulo César de Andrade
Confecção de Figurino: Célia Soares, Zeny Gonçalves
Confecção de Sapatos: Aluísio Domingos
Máscaras e Espadas: Karlla de Luca
Assessoria de Marketing:Áurea Bicalho
Assessoria Jurídica: Joacyr Bicalho
Assessoria Contábil: Método Contábil
Administração: Evandro Rius e Marta Paiva
Direção de Produção: Henrique Gonçalves
Texto: Gustavo Bicalho
Sobre o libreto de Lorenzo da Ponte
Músicas: Wolfgang Amadeus Mozart
Concepção e Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
Apoio Cultural
(Logos) Colégio Rio de Janeiro, Panorama, Sucos Mais, Piraquê, Árabe da Gávea, Visual Arts, Payot, F Faços, CBTIJ, Power Case)
Agradecimentos
Alitta Bicalho, Lúcia Beatriz e funcionários do Colégio Rio de Janeiro, Karen Acioly, Carla Brito, Eduardo Andrade e funcionários do Centro de Referência do Teatro Infantil – Teatro do Jockey, Lena Horn, Roberto Bürgel, Isnard Manso (Centro Cultural Carioca), Alexandre Figueiredo, Rafael Jafet, Ana Karina Costa, Felipe Adum, Wagner Zieg, Marcello A. Lopes, Christovam de Chevalier e Mário Cardozo.
A Cia. de Teatro Artesanal
1995: Romão e Julinha
1996: O Circo Mágico de Provolone, Goiabada e Guaraná
1998: Amaralinda
2001: Cyrano de Berinjela
2001: Auto de Natal
2003: Couro de Piolho
2004: Don Giovanni
Patrocínio
(Logo) Rio / Prefeitura Culturas
Realização
Cia. de teatro Artesanal
www.ciaartesanal.art.br