Elenco revela garra e talento, mesmo sob direção irregular


Crítica publicada no Jornal do Brasil
por Carlos Augusto Nazareth – Rio de Janeiro – 26.08.2006

 

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Acúmulo de informações tira a leveza da folia

Folias – Clássicos do Popular Carioca, 
em cartaz no Teatro Maria Clara Machado, se inicia com uma esperançosa promessa: falar das manifestações culturais do Rio de Janeiro por meio de três clowns. Entrando no palco ao som de uma música de chegança, e munidos de bumbo, triângulo e sanfona, os atores tocam e cantam com tanta alegria e disposição que contagiam o público.

O problema do espetáculo, no entanto, é que parece que não se quis deixar de fora nenhuma das manifestações pesquisadas, o que transforma o conjunto em uma colcha de retalhos confusa. Ou seja, falta um bom roteiro e uma boa direção.

Na trama, Mestre, Palhaço e Maria são artistas mambembes que participam da Folia de Reis. Um dia, Palhaço resolve dividir com a plateia o momento mais emocionante da sua vida, e começa a contar histórias engraçadas, em que portugueses, índios, arlequins, pierrôs e colombinas se misturam.

O texto e a direção de Luciane Gatelli revelam um acúmulo de informações não estruturadas de forma compreensível. E o objetivo de tornar mais conhecida a cultura popular carioca não é plenamente alcançado. O fato de ser uma criação coletiva, em que a diretora também atua e assina o cenário, enquanto o grupo responde pelos adereços e acessórios, contribui para a perda de clareza do universo em cena.

Ainda que a proposta se apoie em pesquisa, o que é bastante positivo, os costumes cariocas e as atrações naturais, como o gigante adormecido da Pedra da Gávea, são transmitidos em tom didático, com carência dramática. Parece mais um espetáculo feito para ser coadjuvante da grade curricular de ensino.

O jovem elenco demonstra garra e talento. Forte presença, Luciane Gatelli se destaca por sua naturalidade, além de cantar bem. O Palhaço Richard Goulart e o Mestre Marcelo Gatelli também estão bem.

Acreditamos que com um aprofundamento do estudo da dramaturgia e algumas reformulações, no texto, o grupo consiga, ainda neste trabalho, um resultado mais satisfatório. É preciso aprofundar-se não só na pesquisa de conteúdo, mas principalmente na forma de construção do espetáculo, que é simples e toca pela singeleza de algumas cenas e pelas interpretações competentes e verdadeiras.