Monografia apresentada à diretoria do curso de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense. Como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista Strictu Senso em Literatura Infanto-juvenil, sob a orientação do Prof.ª Drª. Sônia Monnerat, por Simone Ribeiro Barros André.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
RESUMO
CAPÍTULO I: A Personagem Central: A Criança
1.1. Ilhamento
1.2. O “Vir-a-ser”
1.3. Superinformação
1.4. Outras Infâncias
CAPÍTULO II: Espaço e Tempo: Teatro e Literatura No Brasil
2.1. Formação da literatura Infantil
2.2. Os filhos de Lobato: temas e questões
2.3. O Teatro infantil
2.4. A nova geração
2.5. Movimentos, CBTIJ e Problemas de Mercado
CAPÍTULO III: A Narrativa Cênica: Conflitos da Cena Carioca
3.1. A Cena Atual
3.2. Pontos de Vista
CAPÍTULO IV: Ação: Recepção e Cognição Infantil
4.1. Cognição
4.2. Piaget: estágios de desenvolvimento
4.3. O jogo
4.4. O contrato do Teatro
CONCLUSÃO
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA