(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa e Última Capa)
Prefeitura do Rio
(COMÉDIAS CARIOCAS)²
França Júnior
Martins Pena
Joaquim Manuel de Macedo
Artur Azevedo
Abril/Maio
(Interior)
Artur Azevedo
(1855-1908)
Desde de sua chegada ao Rio, em 1873, vindo do Maranhão, com dezoito anos de idade e já tendo escrito “Amor por anexins”, foi um dos maiores batalhadores do nosso teatro. Autor, crítico, tradutor, jornalista e funcionário público, lutou pela construção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado um ano depois de sua morte. É até hoje considerado a maior figura da história do teatro brasileiro pois viveu do e para o teatro.
Amor por Anexins
Texto: Artur Azevedo
Direção: Gustavo Gasparini
Isaías: Issac Bernat
Inês: Marcia Frederico
Joaquim Manuel de Macedo
(1820-1882)
Foi o mais popular romancista de sua época e participante ativo do movimento transformador do teatro brasileiro de então, o realismo, que não apenas pretendia trazer à cena o cotidiano burguês através de personagens modernos e cenários de gabinete, como promover uma mudança em relação à função social do teatro e formar um “pensamento teatral”. Na época, em que escre-veu “O Novo Otelo”, 1960, era um dos maiores representantes da então moderna dramaturgia brasileira com sucesso total perante o público.
O Novo Otelo
Texto: Joaquim Manuel de Macedo
Direção: Isaac Bernat
Francisca: Anna Wiltgen
Justinha: Claudia Ventura
Antônio: Eduardo Andrade
Calisto: Gustavo Gasparini
Martins Pena
(1815-1948)
Participou da inauguração do teatro nacional utilizando, em suas peças, temas e personagens brasileiros, introduzindo aspectos populares e utilizando o humor para fazer uma crítica ferina à sociedade. É considerado o fundados da comédia de costumes pois sua sátira abordou os mais variados temas, como vícios, profissões ilícitas, religião, política, estrutura familiar, etc.
Comédia sem Título
Texto: Martins Pena
Direção: Isaac Bernat
Assist. de Direção: Claudia Ventura
Ana: Anna Wiltgen
Luís: Claudia Ventura
Carlos: Eduardo Andrade
Francisco: Gustavo Gasparani
Antônio: Isaac Bernat
Júlia: Marcia Frederico
França Júnior
(1838-1890)
É considerado o continuador de Martins Pena pelo aspecto crítico através do qual caricatura e realidade de sua época, não poupando nem os bem-intencionados. Suas comédias de extremo realismo e ágil jogo cênico. Além de comediógrafo, foi promotor público, jornalista e autor de folhetins bastante populares na época.
O Tipo Brasileiro
Texto: França Júnior
Direção: Marcia Frederico
Assist. de Direção: Anna Wiltgen
Henriqueta: Claudia Ventura
Teodoro Paixão: Eduardo Andrade
Henrique: Gustavo Gasparani
Mr. Jhon Read: Isaac Bernat
Concepção Artística: Os Cômicos Cariocas e Marcos Edom
Pesquisa Teórica: Anna Wiltgen e Claudia Ventura
Seleção dos Textos: Claudia Ventura e Marcia Frederico
Direção de Arte, Figurinos e Adereços: Heloisa Frederico
Ass. de Figurinos e Adereços: Joana Passi de Moraes
Colab. de Adereços: Eduardo Andrade
Iluminação e Trilha Sonora: Marcos Edom
Divulgação: Os Cômicos Cariocas
Projeto Gráfico: Manifesto Design//Adriana e Guto Lins
Assistente de Design: Bruno Bergher
Fotos: Ane Viteli
Costureira: Maria José
Alfaiate: Macedo
Direção de Produção: Ronaldo Cerrone
Realização: Cia. de Teatro Medieval
Os Cômicos Cariocas
Anna Wiltgen, Claudia Ventura, Eduardo Andrade, Isaac Bernat, Gustavo Gasparani e Marcia Frederico
Cia de Teatro Medieval
Heloisa Frederico, Marcia Frederico, Marcos Edom e Ronaldo Cerrone
E-mail para contato ciateatromedieval@gbl.com.br
Agradecimentos
Ana Achcar, Ana Carolina Flexa Ribeiro, Anna Frederico, Beth Passi de Moraes, Cia dos Atores, Francisco Murilo Zerbini, Guizela Mello Neto, João Avelino, José Eduardo Zerbini, Julia Bernat, Katia Coutinho, Lucília de Assis, Pedro Augusto Flexa Ribeiro, Raphael Cunha, Rogério Wiltgen, Valéria Faro, Victor Hugo Adler Pereira, Wanderley.
Apoio
(Logos) Árabe da Gávea. De Millus, Hipódromo, Lunetterie, Colégio Andrews, Dermage, La Vie em Rose, Gáveas House.
Realização
(Logo) Companhia de Teatro Medieval
Patrocínio
(Logo) Rio Prefeitura