Programa, 1979

Cartaz, 1979

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Ludoval Campos

 

 

 

 

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(INFORMAÇÃO DO PROGRAMA)   

(Capa com Ficha Técnica e Elenco e Logos)

CÉU E TERRA, ÁGUA E AR… TUDO FEDE SEM PARAR

(Interior)

Apresentação da Peça

A calamidade ambiental atinge hoje gravidade e envolvência tal que não mais escapa à atenção das pessoas inteligentes, por pouco informadas que possam ser. Seus aspectos mais marcantes já não escapam à atenção das crianças inteligentes. É disso que trata esta peça. Uma dupla de crianças espertas explora o mundo e se surpreende. O que elas descobrem não é nada reconfortante. Quando eu era menino meu pai me havia aberto os olhos para as maravilhas e harmonias da Natureza. Durante horas, sem cansar, eu sabia observar os peixinhos, moluscos, vermes, larvas de insetos ou pulguinhas d’água num pedacinho de banhado; os insetos, centopeias e minhocas num pedaço de chão coberto de folhas secas; as borboletas e as aranhas miméticas ou os louva-deuses e abelhas numa flora de girassol. O ar ainda fervilhava de formas aladas as mais variadas: além de borboletas, mariposas, escaravelhos, libélulas e cigarras coloriam o ambiente. Em nossa cerca às vezes pousava um cardeal. Ao anoitecer eu gostava de absorver com os olhos e perseguir com a imaginação os morcegos que saiam em mergulho silencioso por debaixo das telhas do telhado.

Tudo isto em meu próprio jardim. Meu pai também me deu um microscópio. Era um microscópio rústico e simples que só ia até 200 aumentos. Quanto prazer me deu este instrumento! Quanta maravilha descobri! Coisas que só mais tarde vim a estudar. Meu velho também me deu um aquário. Com ele aprendi minhas primeiras noções de ecologia. Aprendi como, quando está cheia de vida, a água se autopurifica e como animais e plantas estão interligados em reciclagem perfeita.

Assim, muito cedo, aprendi a apreciar a incrível riqueza e esplendor do mundo vivo. Mas também senti logo a sua fragilidade e desamparo diante de egoístas agressões humanas. Não conseguia compreender como tanta gente podia ser tão insensível. Mas percebia muito bem que a falta de sensibilidade resultava da não observação atenta. Só quem não conhece a Natureza pode despreza-la a ponto de agredi-la cegamente.

Por causa deste desprezo e desta cegueira aquele mundo colorido e vibrante não mais existe em nosso entorno diário. É preciso fazer longas viagens para encontrar algo parecido. Nem sempre adianta. As vezes o mundo longe de nossa casa está mais deteriorado que perto dela. Existem coisas que então não podíamos nem imaginar. Jamais poderíamos ter imaginado que chegaria o dia em que faria mal à saúde fazer ginástica e respirar fundo no quintal da gente porque o ar está envenenado, que a quase totalidade dos arroios seriam cloacas fedorentos, que os rios poderiam morrer, que nossos alimentos estariam cheios de agentes cancerígenos.

Assim, a criança desperta de hoje, com seu espírito explorador, se este espírito ainda estiver intacto e não atordoado pela poluição da desinformação e publicidade degradante, forçosamente terá surpresas que a deixarão muito perplexa.

Mais perplexa ela ficará quando se der conta do desinteresse e obstinação da maioria dos adultos. Quando verificar que para muitos deles o dinheiro é mais importante que a Vida e que com o dinheiro nem o tédio sabem superar.

Esta peça cativante para grandes, e fascinante para pequenos tem o grande mérito de manter viva na criança a chama da curiosidade intelectual hoje tão ameaçada pela escola e pelo convívio social. Somente o pensamento claro, independente, livre de clichés garante futuro para as crianças de hoje. Uma voz perguntado sobre o que significava ser genial, Einstein respondeu que, uma pergunta genial era a pergunta que faz a criança de cinco anos e que o gênio era aquele que durante toda sua vida continuava fazendo aquele tipo de pergunta.
                                                                                                                       José A. Lutzenberger

O que é GRIPS

1) A palavra GRIPS provém da linguagem corrente no Norte e Centro da Alemanha e significa algo como compreensão rápida, capacidade de assimilação, raciocínio, juízo. G R I PS é juízo com humor; um modo de pensar que traz satisfação.

2) GRIPS também significa um teatro infanto-juvenil localizado em 1000 Berlim 21, Altonaer Str. 22

Como Surgiu o Grips

“Das Theater für Kirider” (O Teatro para Crianças) desde 1972 chamado GRIPS, foi fundado em junho de 1966 no “Berliner Reichskabarett”. É o mais antigo teatro infantil que funciona o ano todo, criado numa época em que o repertório de 98% dos teatros infantis da República Federal da Alemanha consistia de contos de Natal. Desde o início escreveu suas próprias peças e o estilo, o ritmo e a música de suas encenações levavam o cunho do teatro de variedades. A partir de “Locomoc e Milipili” (maio de 1966), passou a desenvolver-se o atual teatro infanto-juvenil emancipatório, partindo das apresentações do então teatro de variedades, que encerrou seu trabalho em junho de 1971 para, a partir dali, dedicar-se exclusivamente ao “Teatro para Crianças”. Coma mudança para o palco do “Berliner Forum Theater” em maio de 1972, adotou sua nova denominação (programatizada): Grips Theater. Em setembro de 1974 pode instalar-se em sua casa própria, no Hansaplatz. “Das Há’lste ja im Kopf nicht aus” (A Cuca não Aguenta Isso) marcou, em setembro de 1975, a estreia da primeira peça juvenil.

O Grupo

É um dos grupos teatrais mais ativos do Rio Grande do Sul, tendo recebido sempre a melhor das acolhidas por parte da crítica especializada em todos os seus espetáculos.

Pioneiro no trabalho de interiorização cultural junto ao governo do Estado no Plano De Ação e Interiorização Cultural do Departamento de Assuntos Culturais da Secretaria de Educação e Cultura, assim como no projeto Recon da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que visava levar às vilas da cidade espetáculos artísticos culturais.

Durante estes sete anos de trabalhos, o Grupo sempre procurou em seus espetáculos infantis apresentar mais do que simples espetáculos. Além do cuidado pelo nível artístico, fato sempre destacável em suas montagens, o cuidado pelo valor educacional das obras apresentadas. Assim como demonstrou em todas as montagens um esforço pela formação de plateias – desde que despertou a atenção do público e da crítica para o teatro infantil com “A Bruxinha Dorotéia”, que permaneceu três anos em, cartaz, sendo o primeiro espetáculo infantil a receber um prêmio no Rio Grande do Sul (Troféu Ex-Cada 1974), e no Festival de Teatro Infantil do Rio de Janeiro em 1975 foi considerado melhor espetáculo apresentado.

Na temporada de 1977, o Grupo apresentou Andar Sem Parar … de Transformar de Maria Luiza Lacerda com direção de Sérgio Ilha tendo recebido do Ministério da Educação e Cultura, através do Serviço Nacional do Teatro, o prêmio de melhor espetáculo infantil do ano, apresentando ­apresentando-se em mais de 100 municípios gaúchos.

No ano de 1978 produziu Locomoc e Milipili dando início a um convênio com o GRIPS Theater Berlin que culminou com a vinda de Wolfang Kolneder para efetuar um espetáculo no Brasil.

As Peças de “O Grupo”

1971 – Os Loucos Anos de Vinte (Adaptação de Nilton Negri e Sérgio Ilha)
1972 – Beatriz – (Adaptação de Nilton Negri)
           Quem Casa Quer Casa – (M. Penha)
           Cinderela A Gata Borralheira – (Adapta­ção de Sérgio Ilha)
1973 – Pinóquio – (Adaptação De Nilton Negro)
           Branca De Neve – (Adaptação De Sérgio Ilha)
1974 – As Desgraças de uma Criança – (M. Penna)
           A Bruxinha Dorotéia – (Nilton Negro)
1975 – A Ilha Do Faz De Conta – (Nilton Negri)
1976 – A Bruxinha Dorotéia
           Pt Saudações – (Carlos Carvalho)
           Hoje é Dia de Rock – (Coprodução, José Vicente)
           Tranpolino Papa Sopa – (Nilton Negro)
1977 – Andar… Sem Parar… De Transformar­ – (Maria Luiza Lacerda)
1978 – Locomoc e Milipili – (Rainer Hachfeld e Volker Ludwig.)
1979 – O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá:
            Uma História de Amor – (Jorge Amado)
            Céu e Terra, Água e ArTudo Fede Sem Parar – (R. Sücker e S. Reisner)

Em 1979, além de Céu, Terra, Água e Ar – Tudo Fede Sem Parar já realizou a estreia nacional, em Porto Alegre, da peça de Jorge Amado O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: Uma História de Amor, que atualmente encontra.se em turnê pelo interior do estado do RS.

(Verso)

Elenco

Ludoval Campos: Apresentador, Sr. Gomes agricultor, Espuma, Floresta, Coro de Ópera
Siomar Ziegler: Gato, Pocos, Filé de Peixe, Espuma, Boi Balduino,
Bonequinha, Coro de Ópera
Joice de Brito e Cunha: Vovó, Macieira, Floresta, Espuma
Nena Ainhoren: Dona Julia, Porco, Traíra, Espuma, Boi Balduino, Lenhador, Cloaca, Coro de Ópera
Sérgio Stein: Sr. Martin, Alto Falante, Químico diretor da Fábrica, Espuma, Rio
Gilberto Felisberto: Piqui Filho de Gomes e Julia, Porco, coro de Ópera
Carlinhos Freire: Beto – Filho de Martin, Porco, Sujinho, Coro de Ópera

Ficha Técnica

Título Original: Wasser Im Eimer
Autores: Reinar Sücker e Stefan Reisner
Letra das Músicas: Wolker Ludwig
Tradução: Felicia A. Becker Wolkart
Adaptação ao Texto: Jose Lutzemberger
Adaptação das Músicas: Maria Elaine Stein Stivalet
Música: Léo Ferlauto
Direção: Wolfgang Kolneder
Assistente de Direção: Suzana Saldanha
Cenografia e Figurinos: Alziro Azevedo
Assistente de Cenografia e Figurinos: Fernando Zimpeck
Iluminação: Pirilampo

Equipe Técnica da Montagem Brasileira

Confecção dos Cenários: Edmundo dos Passos
Confecção dos Figurinos: Odete Bizarra
Confecção Gráfica: Searte e Edições Renascença
Tradução Caderno Suplementar: Maria Elaine Stein Stivalet

Equipe de Produção da Montagem Brasileira

Produção: Instituto Goethe , Instituto Cultural Brasileiro­ Alemão, Grupo Produções Teatrais Patrocínio para Porto Alegre: Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Direção de Produção: Nilton Negri Tradutora: Lilly Lutzemberger
Central de Comercialização: Ludoval Campos
Núcleo Administrativo: Sonia Pellegrino
Núcleo de Apoio: Vera Rodrigues, Nestor Monastério, Paulo Campos
Núcleo de Atendimento as Escolas: Roseline Baumann
Núcleo de Divulgação: Eneida Posser
Cartaz e Planejamento Gráfico: Gerson Scherer
Fotografias: João Pedro Griebler e Eneida Posser
Assistência Contábil: Ativa Ltda.
Assistência Jurídica: Dr. Thiago Westenhopen
Patrocínio para Porto Alegre: Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Uma Realização

(Logos) O Grupo Produções Teatrais, GRIPS, Instituto Goethe

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(INFORMAÇÃO DO CARTAZ)   

(Frente)

CÉU E TERRA, ÁGUA E AR
TUDO FEDE SEM PARAR

Elenco

Ludoval Campos
Joice de Brito e Cunha
Gilberto Felisberto
Nena Ainhoren
Sérgio SteinSiomar Ziegler
Carlos Freire

Ficha Técnica

Autores: R. Lucker e S. Reisner
Tradução: Felicia Wolkart
Adaptação: Jose Lutzemberger
Direção Artística: Wolfgang Kolneder
Letra das Músicas: Wolker Ludwig
Assistente de Direção: Suzana Saldanha
Direção Musical: Léo Ferlauto
Cenografia e Figurinos: Alziro Azevedo e Fernando Zimpeck
Adaptação das Músicas: Maria Elaine Stein Stivalet
Direção de Produção: Nilton Negri
Assistente de Produção: Lilly Lutzemberger

Teatro Glauce Rocha
dias 19, 20 e 21 às 15h

Patrocínio

(Logos) O Grupo Produções Teatrais, Secretaria Municipal DO Meio Ambiente, GRIPS, Institutos Goethe do Brasil