Os sete anões segundo Marcelo Valle: história da Branca de Neve aproxima dois primos

Crítica publicada na Revista Veja Rio
Por Lívia de Almeida – Rio de Janeiro – 21.05.1997

Acerto de Contas

Jovem Casal vive conto de fadas no CCBB

Depois de fazer o menino João subir em um pé de feijão crescido em plena favela, Marcelo Valle volta a misturar realidade e fantasia para recontar um conto de fadas. Branca como a Neve… que estreia no sábado (24) no CCBB é sobre dois primos que se utilizam da história da menina perseguida pela madrasta má para acertar suas próprias diferenças. Ao contrário do que aconteceu em João e o Pé de Feijão, primeira experiência de Marcelo como autor e encenador, Branca como a Neve… traz um elenco exclusivamente adulto. O menino Vitor e sua prima Vitória são interpretados por Lúcio Mauro Filho e Letícia Monte. Também voltam ao palco atores que trabalharam n a primeira peça, como Bel Garcia, Jorge Maya e Bel Muniz Lyra.

Apesar da adaptação, Valle procurou manter-se fiel à essência do conto de fadas. Quando a peça começa, Vitor é apaixonado por Vitória, a prima do interior que não lhe dá a menor bola. A menina prefere esperar por um príncipe encantado em um cavalo branco. Os primos vão ao teatro e lá começam a viver a história de Branca de Neve.Vitória se transforma na princesinha, enquanto Vitor entra em cena para protegê-la, primeiro como o caçador, depois como seu guia na floresta e, por fim, como o príncipe que a desperta do sono provocado pelo veneno da maça. “Só então Vitória percebe que ele esteve o tempo todo do seu lado”, conta Valle. E, no final todos viverão felizes para sempre.

Branca como a Neve
de Marcelo Vale. Direção Marcelo Valle e Marcelo Serrado. (60 min). Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Tel. 216.0237. Sáb.15h e 17h. Dom, 11h e 17h. R$ 6,00. Estreia prevista para sábado (24)