Barra

Teatro pra que Serve?

Há pouco mais de uma década, um grupo de artistas que participava de um Seminário promovido por uma empresa de refrigerantes, percebeu, no meio da discussão coletiva, que era preciso restabelecer um movimento ou uma associação que permanentemente trabalhasse pelo interesse de todos no desenvolvimento e fortalecimento do teatro para crianças e jovens.

Era uma história já conhecida e que deveria ser retomada. Todos pareciam estar de acordo e assim foi feito. Afinal era fruto de trabalhos e ideias de mais de 25 anos, de diversos profissionais de todo país, cuja última manifestação resultará no MOTIN – Movimento de Teatro Infantil, que acabou na época do Collor.

Foi uma dura batalha. No início, algumas reuniões aconteceram no CCBB, na Sala 3 do Teatro Villa-Lobos, e muitas na residência dos Conselheiros. Finalmente conseguimos uma sede. Mas tivemos que esperar dois anos para reformá-la, uma vez que, como estava, era impraticável sua utilização.

Conseguimos, então, a adesão de um grande parceiro: o SESC Rio acreditou em nosso projeto de trabalho. O tempo passou, o CBTIJ cresceu. São quase trezentos associados. Já organizamos cinco Mostras de Teatro para crianças, quatro Seminários, um dos quais, Internacional, com a participação de representantes de 25 países.

Há cinco anos, com a criação do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude, pela ASSITEJ Internacional, em 20 de março, realizamos eventos homenageando aqueles que continuam contribuindo para o teatro feito para crianças e jovens. Conseguimos que o Dia Estadual do Teatro para a Infância e Juventude fosse oficializado na cidade do Rio de Janeiro e estamos trabalhando para que o Congresso também oficialize o Dia Nacional.

A partir deste ano, o CBTIJ pretende participar mais das questões Internacionais. Desde 1996, somos afiliados à ASSITEJ, mas não nos sentíamos ainda o suficiente organizados, para realizar intercâmbios e envolver-nos de maneira mais propositiva junto a essa entidade. Em setembro devemos participar do Congresso Internacional da ASSITEJ em Montreal, e vamos propor um novo encontro para 2006, no Brasil.

Nosso site www.cbtij.org.br é um dos principais veículos de pesquisa e informação sobre o teatro para crianças no Brasil. Novas informações são colocadas a cada dia, com o intuito de formar um banco de dados, o mais completo possível, contando assim, uma história de quase 60 anos.

Estamos neste ano, realizando nosso terceiro Seminário Nacional.

Afinal: Teatro, pra que Serve?

A Educação da Sensibilidade – Em 2003, após a realização do Encontro Internacional, constatamos a necessidade de discutir, no primeiro seminário nacional, inúmeras questões ligadas à educação. Como as artes cênicas se justificam dentro da escola? Qual a relação entre teatro-educação-escola? Como aproximar essas áreas de atuação? Qual a importância do teatro na escola? Qual a preocupação da escola na formação do professor de teatro?

No ano seguinte, Dramaturgia e Imaginação foi a abordagem do Seminário, por ser a imaginação um dos principais motes propulsores da realização teatral, tanto no âmbito profissional, como no da educação. A escolha visava incentivar o desenvolvimento de novos valores e o aprofundamento de questões pertinentes ao fazer teatral.

Afinal: Teatro, pra que Serve?

E o que vamos discutir este ano, em dois encontros de discussões e em fóruns de debates. Certamente nossos convidados trarão informações sobre as diversas formas de atuação, suas possíveis consequências na formação da criança e do jovem, e em sua inserção social.

Em tempo, para quem ainda não sabe: o Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude é uma entidade sem fins lucrativos, que busca o desenvolvi mento do teatro respeitando a sensibilidade e a inteligência da criança e do adolescente. E uma entidade que representa os seus associados, podendo se associar a ela qualquer pessoa que goste de teatro para crianças. Com o apoio da Funarte, o CBTIJ está sediado na Rua do Catete, 338  Sobreloja – Catete.

Antonio Carlos Bernardes – Conselho de Administração do CBTIJ

Barra


Barra

Programação

As apresentações de espetáculos que fizeram parte do Seminário aconteceram no dia 15 de maio no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e a programação de mesas e oficinas foi realizada no SESC Tijuca nos dias 17,18 e 19 de maio.

A abertura do Seminário foi feita por Ine Baumann, do Conselho de Administração do CBTIJ e coordenadora do evento. Representando o SESC Rio, Eduardo Laus deu as boas vindas aos participantes.

Eduardo Laus

Ina Baumann

Barra

Mesa Redonda

Da Formação à Contestação

Kil Abreu (SP)

André Brilhante (RJ)

Marcos Malafaia (MG)

Debatedores

Maria Helena Kühner (RJ)

Barra

Mesa Redonda

Do Institucional ao Comercial

Andréa Alves (RJ)

cbtij-realizacoes-3-seminario-nacional-de-teatro-para-a-infancia-e-juventude07-2005

Debatedores

Maria Arlete Mendes Gonçalves (RJ)

Alberto Correia (RJ)

Kill Abreu (SP)

Barra

2 – Fórum Aberto

Tema: Teatro-educação

cbtij-realizacoes-3-seminario-nacional-de-teatro-para-a-infancia-e-juventude14-2005

Maria Helena Khüner

Barra

3 – Espetáculos

A Lona da Alegria foi instalada no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde foram apresentados diversos espetáculos (clique aqui e veja fotos deste evento). Também foram apresentados os espetáculos abaixo, no Teatro do SESC Tijuca, que fizeram parte da programação do Seminário.

Bia Bedran e ZéZuca

Zé Zuca e a Rádio Maluca

Zé Zuca e a Rádio Maluca

Entrada da unidade SESC Tijuca

Barra

Circo Minimal

Barra

Cuidado que Mancha

Barra

No coquetel de encerramento do Seminário foi lançada a Revista do 2º Seminário Nacional de Teatro para a Infância e Juventude, de 2004, com o tema Dramaturgia e Imaginação.

Antonio Carlos Bernardes, Sérgio Miguel, Ludoval Campos, Fátima Café, Ine Baumann, Irany Oliveira, e André Burger

Obs.
As revistas dos Seminários Nacionais e do Internacional podem ser solicitadas gratuitamente ao CBTIJ ou podem ser baixadas em PDF deste site.