Ernani Moraes e Denise Weinberg: garra no palco

Critica publicada no Jornal da Tarde
Por Alberto Guzik – São Paulo – 1992

Barra

A megera domada do grupo Tapa, um desafio de emoção e ousadia

A Megera Domada, de William Shakespeare, é a montagem mais madura do grupo Tapa. E a melhor direção de Eduardo Tolentino de Araújo. O Tapa enfrentou os desafios da comédia shakespeariana com ousadia. Tolentino virou o texto do avesso e, sem abrir mão do humor, deu à trama um dimensão dramática.

A Megera Domada, escrita em 1594, é uma sátira. Examina estruturas sociais, o casamento e a educação. Shakespeare, influenciado pela commedia dell`arte, fez da Megera uma obra em que o humor brota das situações, não das idéias. O oposto do que o dramaturgo alcançaria mais tarde em Como quiserem, A décima-segunda noite, A tempestade.

Um rico comerciante italiano tem duas filhas, a furiosa Catarina e a doce Bianca. Para livrar-se da mais velha, o velho decide que Bianca não se casará antes de Catarina. Os vários pretendentes de Bianca tentam encontrar um pretendente à mão da moça. O dote atrai Petruchio, comerciante truculento e ganancioso, que usa estratagemas hilariantes para domar Catarina.

Eduardo Tolentino, utilizando a tradução direta e coloquial de Millor Fernandes, fez de sua Megera uma sombria viagem pela condição feminina. O cenário, uma arena de touros pintada em cores escuras, retifica e atenua os ótimos figurinos multicoloridos desenhados por Lola Tolentino. A iluminação de Wagner Freire cria um espaço crepuscular, vital para o clima opressivo imposto ao espetáculo.

O diretor apresenta no palco uma sociedade corrompida e hipócrita. Bianca é elogiada por aderir às regras do jogo. Catarina, altiva e independente, deve ser esmagada. E a fúria de Petruchio, como a família deseja, destrói Catarina. Ela se transforma numa figura servil e infeliz.

A encenação ainda pode ganhar ritmo em passagens ralentadas, como as seqüências com os pretendentes de Bianca. Algumas interpretações derrapam. O caso mais grave é Cássio Scapin, que exagera o esnobismo do criado Trânio. Mas a maior parte do elenco cumpre bem sua função.

Clara Carvalho ironiza a falsidade de Bianca. Guilherme Sant’Anna é um ótimo Grumio, criado de Petruchio. Ernani Moraes faz Petruchio com vigor e garra. Denise Weinberg ilumina com inteligência e emoção a metamorfose de Catarina. A megera domada é um espetáculo forte, criado por gente que ama o que faz. Pode ser visto sem susto.

Cotação JT: bom