Conclusão
Iniciamos o estudo em busca do personagem principal dos espetáculos teatrais: a criança, e partimos para o histórico das produções voltadas a este público no Brasil. Percebemos que a forte presença da narrativa e adaptações na cena carioca atual pode representar tanto uma necessidade dos espectadores, quanto a falta estrutura central do drama: a ação. Encontramos na ação do espectador perante a obra teatral, caminhos que podem incrementar novos enredos e novas temáticas para os conflitos vivenciados no mundo infantil.
Ainda outros temas surgem ao utilizarmos os estudos da formação cognitiva da criança, como base para a criação da ação cênica. Visto que os estágios de desenvolvimento veem no jogo e na imitação recursos facilmente identificáveis pelo público infantil.
A cena teatral carioca vem representando a falta de uma dramaturgia para crianças que não seja apenas voltada para os clássicos. Porém este problema não se apresenta sozinho para ser solucionado. A visão da criança que a sociedade hoje tem. Aliados à informação, conhecimento do teatro infantil e dos espetáculos teatrais em cartaz por parte do público; a falta de propostas que garantam o consumo de cultura para a grande parte alijada deste processo; as condições financeiras para a manutenção dos estudos, iniciativas, e montagens de qualidade, seja por produtores ou por grupos, que mantêm esta arte viva. Criam um conjunto de fatores que são refletidos na cena teatral como um todo e na cena destinada à crianças em particular.
Neste amplo campo de estudos, direcionamos para pequenos pontos de atuação a fim de contribuir como modelos representativos das ações do meio. Dentre as muitas possibilidades apresentadas, muitos aprofundamentos se fariam necessários. E muito mais se tem a questionar sobre os aspectos aqui levantados. Mas deixamos uma pequena contribuição em vista de instigar novos pontos de conflito para a prática da arte teatral para crianças.
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