![]()
(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Frente)
Banco do Brasil apresenta e patrocina
MIRIM – MOSTRA NACIONAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS GRANDES E PEQUENAS
Espetáculos, Oficinas e Debate
13.09 a 15.12.2019
Evento Gratuito
L Livre para todos os públicos
O Banco do Brasil apresenta e patrocina Mirim – Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas, primeira mostra nacional infanto-juvenil da cidade de São Paulo. Além de espetáculos, a Mirim
realiza oficinas e mesa de debate sobre o teatro para crianças e jovens.
Em sua primeira edição, a mostra acontece na área externa do CCBB e traz quatro espetáculos inéditos na capital paulista, reunindo grupos brasileiros de diferentes Estados, como a Cia.PeQuod, do Rio de Janeiro; o grupo Teatro Faces, do Mato Grosso; o grupo Rococó Produções, do Rio Grande do Sul; e o grupo Ateliê Voador, da Bahia.
Com esta variedade de origens e estéticas, que integra, ainda, música, lendas populares, atores e bonecos, os espetáculos abordam de maneira lúdica e musical temas como autoestima, rejeição, ganância, cobiça, bullyng, trabalho infantil e até a morte, contribuindo para o diálogo de toda a família.
Com Mirim – Mostra Nacional de teatro para Crianças Grandes e Pequenas, o CCBB reforça o compromisso do Banco do Brasil com a formação de público e com uma programação regular, diversificada e de excelência, que conecta a arte à diversão e à reflexão.
Centro Cultural Banco do Brasil
Programação
Espetáculos
13.09 a 15.12.2019, 15h30
Área externa no CCBB
Oficinas
21.09, 19.10, 09.11 e 07.12.2019, às 13h
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Debate
Teatro para Crianças e Jovens: Temas, Linguagens e Reflexões, com o curador Dib Carneiro Neto e integrantes da Rococó Produções e do grupo Ateliê Voador, 20.11.2019, 11h, no CCBB.
Informações sobre as Oficinas, Inscrições e Programação completa em bb.com.br/cultura
(Mapa de localização do CCBB – SP)
Mirim Chega para Espalhar Esperança
A produção de teatro para crianças e jovens é farta em todo o Brasil e pouco, bem pouco disso, chega ao conhecimento, e ao alcance, do público de São Paulo. Espalhados por diversos Estados brasileiros há significativos festivais, mostras, ciclo de palestras, debates e oficinas sobre “essa arte maior feita para menores”.
Alimentando de talento todos esses heroicos eventos regionais, há grupos e coletivos, pelo Brasil inteiro, que se dedicam exclusiva e profissionalmente a praticar o chamado “teatro de censura livre”. Eis o grande valor desta iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB-SP) ao inaugurar uma mostra em solo paulistano, reunindo quatro montagens bem-sucedidas, advindas de quatro Estados diferentes: Rio Grande do Sul, Rococó Produções; Bahia, grupo Ateliê Voador; Rio, Cia. PeQuod; e Mato Grosso, grupo Teatro Faces.
Melhor ainda é que todas essas quatro produções serão encenadas na modalidade teatro de rua. Como é importante dar espaço para as artes cênicas concebidas para espaços abertos! É como devolver às famílias os quintais de antigamente. Arte a céu aberto é lição de liberdade, de cidadania, de acessibilidade, e de afeto. A rotina dos passantes, e habitantes, do calçadão do Centro paulistano onde está encravado o imponente prédio do CCBB-SP, nunca mais será a mesma depois de Mirim – Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas, idealizada, concebida e produzida pela MoviCena, a produtora da dupla dinâmica Jota Rafaelli e Rafael Petri, a quem agradeço imensamente o convite para participar como curador. Mirim chega para nos lembrar que, sim, há um Brasil que abraça suas crianças e as envolve e enreda com a arte mais pura e sincera, a arte feita na rua, na esperança de que virem adultos bem melhores do que somos nós.
Dib Carneiro Neto
![]()
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização: MoviCena Produções
Curadoria: Dib Carneiro Neto
Produção Geral: Jota Rafaelli
Produção Executiva: Rafael Petri
Assistente de Produção: Mateus Fávero
Técnico Geral Responsável: Caike Souza
Design Gráfico: Gabriel Victal
Registro em Foto: Fellipe Oliveira
Registro em Vídeo: Marcos Yoshi
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Agradecimentos: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112, Centro, SP
Próximo à estação São Bento do Metrô
Informações: 11-3113-3551 / 3652
bb.com.br/cultura
facebook.com/ccbbsp
twitter.com/ccbb_sp
instagram.com/ccbbsp
Estacionamento conveniado
Rua da Consolação, 228, com traslado gratuito, a partir das 14h até o CCBB.
Parada no Metrô República no trajeto de volta.
Dê preferência ao transporte público.
Alvará de funcionamento nº 2018/13107-000
Em renovação Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros nº 390637. Validade: 28/12/2019.
Central de Atendimento BB: 4004 0001 ou 0800 729 001
SAC: 0800 729 0722
Deficiente Auditivo ou de Fala: 0800 729 0088
Ouvidoria: 0800 729 5678
Produção
(Logo) MoviCena, Centro Cultural Banco do Brasil
Realização
(Logo) Governo Federal
(Verso – Fotos)
![]()
Mirim – Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas
Ovelha Negra
Cia. PeQuod, RJ
Setembro: 13, 14, 15, 21, 22, 28 e 29; 15h30
A PeQuod, companhia de referência no teatro de animação desde 199, premiada por montagens originais, junta a excelência da manipulação de bonecos e o humor característico de seus espetáculos para trazer à cena uma discussão necessária: a aceitação das diferenças. Ovelha Negra aborda o tema para crianças e jovens com um charme a mais ao pontuá-la com canções de Rita Lee. A famosa canção que dá nome ao espetáculo e outras músicas da artista são entoadas ao vivo pelos músicos-atores-manipuladores em clima de Rock and Roll.
![]()
Liliane Xavier, Gustavo Barros, Miguel Araújo, Julia Ludolf e Laura Becker
![]()
Direção e Texto: Miguel Vellinho
Músicas de Rita Lee
Direção Musical: Roberto Crivano
Cenário e Figurino: Carla Ferraz
Bonecos: Marcio Newlands, Liliane Xavier e Miguel Vellinho
Adereços: Celestino Sobral
Realização: Cia. PeQuod-Teatro de Animação
Oficina: Teoria e Prática em Formas Animadas, oficina prática em manipulação direta
Setembro: 21, 10h às 13h.
![]()
Era Uma Vez, Contos, Lendas e Cantigas
Rococó Produções, RS
Novembro: 1, 2, 3, 8, 9,10,15 e 20; 15h30
A Rococó Produções pesquisa a mescla das técnicas de contação de histórias, teatro, dança e música com o enfoque nesse hibridismo cênico resultando em trabalhos que dialoguem com a pluralidade de públicos. Entremeado por cantigas do Cancioneiro Popular Gaúcho, o espetáculo revisita de forma atraente e delicada as lendas de Nossa Senhora Aparecida e do Negrinho do Pastoreio, favorecendo também uma reflexão sobre o bullying, trabalho infantil e os aspectos que auxiliam na formação da identidade.
Oficina: Contação de Histórias
Novembro: 09, 10h às 13h
A contação de histórias é uma técnica versátil e dinâmica de grande alcance e baixos custos de produção. Sua capacidade lúdico-pedagógica pode e deve ser explorada a fim de proporcionar momentos de entretenimento e reflexão, onde um trabalho corporal e vocal associado ao uso de objetos e convenções possibilita estimular a imaginação.
![]()
Guilherme Ferrera e Henrique Gonçalves
![]()
Texto e Direção: Guilherme Ferrera
Cenografia: Conceição Jobim
Figurino: Lúcia Ferreira
Iluminação: Roger Santos
Sonoplastia: Roger Santos, Henrique Gonçalves e Guilherme Ferrera
Trilha Executada ao Vivo: Rococó Produções Artísticas e Culturais
Fotografia: Rodrigo Kão
Identidade Visual: Jéssica Barbosa
Realização e Produção: Rococó Produções Artísticas e Culturais
![]()
Pedro Malasartes e o Couro Misterioso
Teatro Faces, MT
Outubro: 4 ,5, 6, 12, 13,19 e 20; 15h30
Fundado em 2005 com o intuito de criar uma cena teatral em Primavera do Leste,MT, acabou se estabelecendo como um projeto de teatro de grupo e de formação. Pedro Malasartes e o Couro Misterioso se ambienta no sertão mato-grossense, onde um rei metido a coronel, ou um coronel, metido a rei, decide dar toda a sua fortuna para aquele que descobrir do que é o couro que ele carrega nas mãos. Pedro Malasartes, desconfiado do “rei”, reúne um grupo de desajustados para sair vivo dessa aventura.
Oficina: Das Construções Sociais da Oralidade à Dramaturgia
Outubro: 19, 10h às 13h
Entendendo a cultura popular em suas particularidades regionais e sensível em como o território é determinante nas adaptações da oralidade, a oficina propõe, através de jogos de cena, apresentar técnicas de construção de uma dramaturgia para a cena teatral através de contos populares.
![]()
Ana Paula Dorst, André Sontak, Edilene Rodriguez, Darci Souza Jubior, Dionathan Pessoni, Wanderson Lana, Yuri Lima Cabral
Stand in: Neia Lourenço e Tairo Meneghetti
Música
Núcleo de Música e Sonoplastia do Teatro Faces
![]()
Texto: Wanderson Lana
Direção: Wanderson Lana
Figurino: Ana Paula Dorst e Edilene Rodriguez
Cenário: Yuri Lima Cabral
Elementos de Cena: Yuri Lima Cabral
Maquiagem: Edilene Rodriguez
Design: Rafaela Salomão
![]()
Ateliê Voador, BA
Novembro: 22 , 23 , 24 e 30; 15h30
Dezembro: 1, 6, 7, 8, 14 e 15; 15h30
O ATeliê VoadOR companhia de teatro é de Salvador, BA. O espetáculo, uma pop-bossa samba’nroll, conta a história de um crime, a morte de dois peixes vermelhinhos, mas tudo narrado em um jogo delicioso e de extrema sensibilidade para concluir que a falha, o lapso, o erro e o esquecimento são inerentes a todos nós, homens, mulheres e crianças. A partir do original de Clarice Lispector, a encenação ganha roupagem de um pequeno musical que nos convida a pensar no movimento da própria vida!
Oficina: O Tornar-se Adulto de Uma Criança
Dezembro: 07, 10h às 13h
A oficina destina-se às crianças, mas também à família que pensa no caminho que precisamos atravessar e nas experiências vividas entre dois pontos, o de partida, a criança/infância, e o de chegada, o adulto/maturidade.
Por meio da música, a proposta é criar novas relações com o mundo e expressá-las, sem tédio ou banalidade.
![]()
Maíra Lins
![]()
Dramaturgia: Djalma Thürler ( a partir do original de Clarice Lispector)
Direção: Djalma Thürler
Arranjos Musicais: Roberta Dantas
Cenografia: José Dias
Figurino: Luiz Santana
Adereços: Flávia Bomfim
Confecção Adereços: Grupo Bordar Os Sonhos, De Sussuarana
Iluminação / Ass. Direção: Marcus Lobo
Direção de Produção: / Sonoplastia: Duda Woyda
Design Visual: Giovanni Rufino
facebook.com/mostraMirim
instagram.com/Mirim.mostranacional
![]()
MIRIM – MOSTRA NACIONAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS GRANDES E PEQUENAS
(INFORMAÇÕES DO RELEASE)
Espetáculos, oficinas e debate compõem a Mirim – Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas, que começa dia 13 de setembro no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
A mostra tem duração de quatro meses e apresenta importantes companhias de quatro estados brasileiros: Cia PeQuod (RJ), Teatro Faces (MT), Rococó Produções (RS) e Ateliê Voador (BA)
Entre 13 de setembro e 15 de dezembro de 2019, acontece em São Paulo a primeira edição da Mirim – Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas, que acontece na área externa do CCBB São Paulo, região central da cidade. Com curadoria do jornalista e crítico de teatro infantil Dib Carneiro Neto, a mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer um panorama da produção das artes cênicas para crianças fora da capital paulista – as companhias convidadas são da Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Além das apresentações, a mostra, que tem patrocínio do Banco do Brasil, também é composta por oficinas mediadas pelos grupos e mesa de debates. Toda a programação tem entrada franca e é aberta ao público.
Para Jota Rafaelli e Rafael Petri, da MoviCena Produções, idealizadores da Mirim, a mostra é uma oportunidade para que a cidade de São Paulo tenha acesso a temporadas mais extensas de peças infantojuvenis fora do circuito capital/interior paulista, e também possibilita um maior alcance do público. “Na Mirim, cada companhia realizará entre 7 e 10 apresentações, gratuitamente, no Centro e a céu aberto, fatores que facilitam o acesso das apresentações”, reforçam.
Os produtores também lembram que a mostra fomenta o intercâmbio com companhias de fora do Estado, o que fortalece vínculos entre companhias brasileiras e possibilita que as pessoas tenham cada vez mais acesso à trabalhos que lidam com linguagens teatrais diversas e que traduzem muito da cultura regional do lugar de onde vem as montagens.
Prezando por essa pluralidade, o curador Dib Carneiro Neto selecionou para a Mirim peças com grande variedade estética entre si e que abordam temas relevantes, como preconceito, bullying, morte e a relação do indivíduo com a falha. “Devido ao meu trabalho com a crítica e o teatro infantil desde os anos 1990, que resultaram na criação do meu site, Pecinha é a Vovozinha, tenho viajado a muitos festivais e mostras de repertório pelo Brasil, tendo assim a oportunidade de conhecer companhias, peças e iniciativas fundamentais. É muito importante que o público local possa conhecê-las também”, diz Dib.
Para o curador, o fato das apresentações que compõem a mostra aconteçam na rua democratiza o acesso das obras e proporciona às crianças a experiência do ambiente público se tornar uma espécie de quintal da casa de cada um, onde as brincadeiras podem sofrer interferências externas, ser interrompida, retomada e ganhar novos significados.
Sobre os espetáculos da Mirim
O curador Dib Carneiro Neto discorre sobre os espetáculos programados na mostra:
“A peça Ovelha Negra, da Cia Pequod (Rio de Janeiro/RJ), fala sobre um tema extremamente relevante que é o da necessidade de aceitarmos as diferenças – além de terem escolhido tratar desse assunto delicado com músicas da Rita Lee, como Agora Só Falta Você, Ando Meio Desligado e a própria Ovelha Negra, a Pequod é uma grande referência brasileira no teatro de animação.
Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas, da Rococó Produções (Porto Alegre/RS), resgata fábulas brasileiras e parte da história do Negrinho do Pastoreio para falar sobre preconceito, racismo e discutir o trabalho infantil. Na peça, o grupo utiliza músicas do próprio folclore gaúcho para conduzir a narrativa.
Pedro Malasartes e O Couro Misterioso, do grupo Teatro Faces (Primavera do Leste/Mato Grosso), faz uso da cultura popular para discutir a importância da honestidade e o perigo da ganância, aproximando a estética do grupo do gênero de teatro da commediadell’arte, o que promete chamar muito a atenção do público que estiver passando pela rua no momento da peça.
A Mulher que Matou os Peixes do grupo Ateliê Voador (Salvador/Bahia), parte de um conto da escritora Clarice Lispector para discutir a morte e a necessidade de aceitar que todos nós erramos. No espetáculo, o disco Arca de Noé, de Vinícius de Moraes e Toquinho, ganha versões revisitadas com ritmos nordestinos”.
Cada uma das companhias também oferecerá oficinas diversas ao público, sendo algumas delas voltadas para pessoas interessadas em trabalhar na área e outras voltadas ao próprio público infantil. Já no dia 20 de novembro, Dib Carneiro Neto se reúne com crítico especializado convidado e integrantes das companhias Rococó Produções e Grupo Ateliê Voador para dialogarem com o público na mesa de debate Teatro para Crianças e Jovens: Temas, Linguagens e Reflexões.
![]()
Sobre os espetáculos
Ovelha Negra
Cia PeQuod – Teatro de Animação (Rio de Janeiro/RJ)
Estreia dia 13/09, sexta-feira, as 15h30
De 13 a 29 de setembro de 2019
Sábados e domingos, 15h30.
60 minutos, Livre
Workshop com a Cia PeQuod sobre Teatro de Animação – 21/9, sábado, 10h
Quantas vezes se usa a expressão “ovelha negra” para falar de alguém que é diferente, que não se encaixa em um padrão? No entanto, é possível desconfiar que tais normas se transformam e hoje muitas dessas pessoas passaram a serem vistas como exemplos de ousadia, originalidade de caráter e personalidade marcante. Ovelha Negra é a última montagem infantil da Cia PeQuod, que aborda o tema para crianças e jovens com o uso de bonecos. Com música ao vivo, a montagem ganha ainda um charme a mais ao pontuá-la com canções de Rita Lee, a roqueira que um dia calou fundo no coração de todas as ovelhas negras ao cantar uma canção homônima que é mais que uma canção, é um verdadeiro hino de rebeldia de toda uma geração. Essa e outras canções são entoadas ao vivo pelos músicos-atores-manipuladores da PeQuod em clima de Rock andRoll.
![]()
Liliane Xavier, Gustavo Barros, Miguel Araújo, Julia Ludolf e Laura Becker
![]()
Direção e Texto: Miguel Vellinho
Direção Musical: José Roberto Crivano
Cenário e Figurinos: Carla Ferraz e Kika de Medina
Iluminação: Renato Machado
Bonecos: Carla Ferraz, Marcio Newlands, Liliane Xavier e Miguel Vellinho
Adereços: Celestino Sobral
Operador de Som: Leonardo Magalhães
Operador de Luz: Pablo Cardoso
Produção: Lilian Bertin e Liliane Xavier
Realização: Cia PeQuod – Teatro de Animação
![]()
Pedro Malasartes e O Couro Misterioso
Grupo Teatro Faces (Primavera do Leste/MT)
Estreia dia 04/10, sexta-feira, as 15h30
De 4 a 20 de outubro de 2019
Sábados e domingos, 15h30.
60 minutos, Livre
Workshop com o Teatro Faces – 19/10, sábado, 10h
No sertão mato-grossense, surge um rei metido a coronel ou um coronel metido a rei que decide dar toda a sua fortuna para aquele que descobrir do que é o couro que ele carrega nas mãos – mas quem errar terá sua cabeça cortada. Pedro Malasartes, desconfiado dos verdadeiros interesses do “rei”, reúne um grupo de desajustados para sair vivo dessa incrível aventura.
![]()
Ana Paula Dorst, André Sontak, Edilene Rodriguez, Darci Souza Jubior, Dionathan Pessoni, Wanderson Lana, Yuri Lima Cabral
Stand in: Neia Lourenço e Tairo Meneghetti
Música
Núcleo de Música e Sonoplastia do Teatro Face
![]()
Texto: Wanderson Lana
Direção: Wanderson Lana
Música: Núcleo de Música e Sonoplastia do Teatro Faces
Figurino: Ana Paula Dorst e Edilene Rodriguez
Cenário: Yuri Lima Cabral
Elementos de Cena: Yuri Lima Cabral
Maquiagem: Edilene Rodriguez
Design: Rafaela Salomão
![]()
Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas
Rococó Produções (Porto Alegre/RS)
Estreia dia 01/11, sexta-feira, as 15h30
De 01 a 20 de novembro de 2019
Sábados e domingos, 15h30.
Sessões extras 08 e 15/11 (sexta-feira) e 20/11 (quarta-feira), às 15h30.
50 minutos, Livre
Workshop com a Rococó Produções – 09/11, sábado, 10h
O espetáculo Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas é um espetáculo que mescla as técnicas de teatro, contação de histórias, dança e música, absorvidas através das graduações em Biblioteconomia e Licenciatura em Teatro, além de anos de pesquisa na área da contação de Histórias Dramatizada, folclore e tradições gaúchas. A partir de dramaturgia inédita, revisita as Lendas de Nossa Senhora Aparecida e do Negrinho do Pastoreio, abrindo espaços onde, de forma atraente e delicada, pode-se trabalhar a transversalidade dos elementos das culturas afrodescendente e gaúcha, além de propor uma reflexão sobre o bullying e as diferenças, trabalho infantil e os aspectos que auxiliam na formação da identidade. É entremeado por cantigas extraídas do cancioneiro popular gaúcho e especialmente compostas, executadas ao vivo acompanhadas por violão e percussão. O uso de recursos cênicos simples e poucos objetos abre espaço para que o espectador imagine e se envolva, criando imagens e estimulando o lúdico em uma atmosfera de interação.
![]()
Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves
![]()
Texto e Direção: Guilherme Ferrêra
Produção: Rococó Produções Artísticas e Culturais
Cenografia: Conceição Jobim
Figurino: Lúcia Ferreira
Iluminação: Norton Göettems
Sonoplastia: Norton Goettems, Henrique Gonçalves e Guilherme Ferrêra
Trilha executada ao vivo: Rococó Produções Artísticas e Culturais
Fotografia: Rodrigo Kão
Identidade Visual: Jéssica Barbosa
A Mulher que Matou os Peixes
Grupo Ateliê Voador (Salvador/BA)
Estreia dia 22/11, sexta-feira, as 15h30
De 22 de novembro a 15 de dezembro de 2019
Sábados e domingos, 15h30.
Sessão extra 06/12 (sexta-feira), às 15h30.
60 minutos, Livre
Workshop com o grupo Ateliê Voador – 7/12, sábado, 10h
A mulher que matou os peixes, uma pop-bossa samba ‘n roll”, conta a história de um crime, a morte de dois peixes vermelhinhos, mas tudo narrado em um jogo delicioso e de extrema sensibilidade para concluir que a falha, o lapso, o erro e o esquecimento são inerentes a todos nós, homens e mulheres. A partir do original de Clarice Lispector, a encenação ganha roupagem de um pequeno musical e apresenta a cantora Maira Lins, que nos convida a pensar no movimento da própria vida que é composto de alegrias e tristezas, perdas e ganhos, idas e vindas.
![]()
Maira Lins
![]()
Dramaturgia: Djalma Thürler (a partir de Clarice Lispector, Vinícius de Moraes e Toquinho)
Direção: Djalma Thürler
Arranjos Musicais: Roberta Dantas
Cenografia: José Dias
Figurino: Luiz Santana
Adereços: Flávia Bomfim
Confecção Adereços: “Grupo Bordar os Sonhos, de Sussuarana”
Iluminação / Ass. Direção: Marcus Lobo
Direção de Produção: Duda Woyda e Rafael Medrado
Produção Executiva: Nany Oliveira
Assessoria de Imprensa: Rafael Brito
Design Visual: Giovanni Rufino
![]()
Mesa de Debate
Dia 20 de novembro, quarta-feira, 11h
Teatro para Crianças e Jovens: Temas, Linguagens e Reflexões
Com Dib Carneiro Neto (curador, critico e jornalista)
Antonio Carlos Bernardes (CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude, do Rio de Janeiro)
e integrantes da Rococó Produções (Porto Alegre)
e do Grupo Ateliê Voador (Salvador).
Local: CCBB SP
Sobre os idealizadores da Mirim
Dib Carneiro Neto
É crítico de teatro infantil desde 1990, membro da APCA e jurado do Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem. Sobre teatro infantil, tem publicado o livro de críticas, análises e entrevistas chamado Pecinha é a Vovozinha e, no prelo, a sair ainda este ano, Teatro Infantil – Já Somos Grandes. Escreve críticas de teatro para crianças regularmente no site da revista Crescer, da editora Globo. Como jornalista, atuou principalmente como editor-chefe do Caderno 2 do jornal O Estado de São Paulo, até fevereiro de 2011. Para teatro, escreveu Adivinhe Quem Vem para Rezar, com Paulo Autran e Claudio Fontana no elenco, e Salmo 91, peça pela qual ganhou o Prêmio Shell de melhor dramaturgo de 2007 em São Paulo. Ainda para o teatro traduziu do francês a peça “Calígula”, de Albert Camus, montada em 2009 e 2010 com direção de Gabriel Villela e, no papel-título, Thiago Lacerda.
Jota Rafaelli
Graduado em Licenciatura em Arte-Teatro pela Unesp. É sócio produtor da MoviCena Produções. Produção Executiva no projeto Osmo, contemplado pela 4ª Edição do Prêmio Zé Renato para a cidade de São Paulo em 2016/2017, e viajou com esse espetáculo para o CASA Latin American Theatro Festival representando o Brasil. Direção de produção para o espetáculo Bê a Bach, contemplado pelo edital de patrocínio do CCBB 2017/2018. No ano de 2018/2019, produz o projeto Dança Sem Fronteiras – Interlocuções com a cidade, do grupo Dança Sem Fronteiras, contemplado pela 23ª Edição do Fomento a Dança Cidade de São Paulo e o projeto Situações#3 – variação nula, contemplado pela 24ª Edição do Fomento a Dança para a cidade de São Paulo.
Rafael Petri
Iluminador e produtor, produziu por 10 anos a Cia Noz de Teatro, Dança e Animação, com espetáculos para o público infantil. Em 2016 cria em parceria com Jota Rafaelli a MoviCena Produções. Em dança realiza trabalhos de produção para diversos grupos na capital paulista, todos contemplados em editais como Fomento a Dança da Cidade de São Paulo, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, ProAC Criação e Circulação, entre outros. Em 2013, participa como produtor e coordenador técnico da IV Plataforma ProAC, projeto da Secretaria de Estado da Cultura e APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, além de integrar até 2015 a equipe de produção do projeto Cultura Livre SP.
![]()
Mirim
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização: MoviCena Produções
Produção Geral: Jota Rafaelli
Produção Executiva: Rafael Petri
Curadoria: Dib Carneiro Neto
Assistente de Produção: Mateus Fávero
Técnico Geral Responsável: Caike Souza
Designer Gráfico: Gabriel Victal
Registro em Foto: Fellipe Oliveira
Registro em Vídeo: Marcos Yoshi
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Serviço
Mirim – Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas
13 de setembro a 15 de dezembro de 2019
CCBB São Paulo
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo-SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
(11) 3113-3651/3652 | Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças
ccbbsp@bb.com.br | bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp |
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência
Ar-condicionado, Cafeteria e Restaurante, Loja
Clientes do Banco do Brasil têm 10% de desconto com Cartão Ourocard na cafeteria, restaurante e loja
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.Valor: R$ 14 pelo período de 6 horas.
É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Assessoria de imprensa do CCBB
Leonardo Guarniero
(11) 4298-1260/1282
leoguarniero@bb.com.br
Assessoria de Imprensa
Canal Aberto
Márcia Marques | Daniele Valério | Diogo Locci
Contatos: (11) 2914 0770 – 9 9126 0425 – (11) 98435 6614 – (11) 99906 0642
marcia@canalaberto.com.br
daniele@canalaberto.com.br
diogo@canalaberto.com.br






