Mensagens para o Dia Mundial e Nacional de Teatro para a Infância e Juventude

Cartaz criado por Bia Salgueiro

Todos os anos a ASSITEJ convida uma personalidade para escrever sobre o Dia Mundial de Teatro para a Infância e Juventude. Este ano, especialmente a ASSITEJ convidou duas crianças

Joyee (8 anos) e Jojo (11 anos) são crianças que frequentam a House of Muchness, “Um local onde crianças e jovens podem pertencer a um coletivo e construir relações sociais, expressão artística e encontrar seus parceiros criativos”, em Brunswick, Austrália. As palavras a seguir são uma transcrição da conversa com sua fundadora e diretora artística, Alex Walker.

 

Joyee: (8 anos)

Mensagem de Joyee

Tudo está conectado com o teatro. Eu nasci em um lugar onde o teatro era muito especial. Na Índia.

E mesmo que eu estivesse em um orfanato, eu sabia que o teatro era importante lá. Minha mãe é parte do teatro. Eu sou parte do teatro. Eu faço a House of Muchness que é um tipo de teatro – nós fazemos peças. Coisas desse tipo. Toda criança tem o direito de fazer coisas divertidas. Como a House of Muchness. Eu faço Bollywood também porque faz parte do lugar de onde eu vim.

Tudo é teatro. É difícil explicar. Eu não tentaria explicar o teatro a alguém que não entendesse, eu simplesmente o/a levaria, mostraria a ele/a, e a pessoa veria por si mesma.

O teatro é você. Tudo que você faz é teatro. Tudo ao seu redor é teatro. Você é teatro. Todo seu corpo trabalha junto como um teatro. Para fazer uma grande peça. E esta peça é a sua vida.

Sem o teatro, não haveria imaginação. Ninguém poderia ser quem é. Sem histórias, todos ficariam entediados o tempo todo. Um pouco triste – eles não sentiriam muito bem. Seria como a lua. Ninguém poderia se comunicar de verdade com os outros por causa dos grandes papéis.

Se você não tem imaginação, bem, a única coisa para reparar isso é o teatro. Ele faz com que você aprenda coisas. Ele pode te ensinar sobre o amor. Como ele é de diferentes maneiras. E como pessoas diferentes, que talvez não saibam se elas podem amar umas às outras, bem, elas podem. Se é uma história realmente poderosa, ela pode até mesmo mudar a gente. O teatro é especial e bom e bonito. E nós temos que ter todos os sentimentos – se uma peça não deixa tristes, então ela também pode nos trazer esperança – de que uma coisa boa pode acontecer depois. E na maior parte das vezes acontece.

 

Jojo: (11 anos)

Mensagem de Jojo

Eu tenho 11 anos e sou disléxica. Eu sou uma pessoa que xinga bastante. Eu gosto de pessoas que me entendem como eu sou. Eu quero ser parte de algo. Eu sou uma pessoa que quer mudar o mundo. Eu faço parte da Children’s Party (Partido das Crianças), projeto que reúne crianças em torno de ideias e política em uma peça de teatro. Eu devo começar a mudar o mundo desta forma.

O teatro é importante porque ele mostra histórias. As histórias mostram a gerações e gerações de pessoas o que está acontecendo. De onde elas vêm, porque estão aqui, e como elas estão aqui. Coisas que nós precisamos saber. Então nós podemos compreender as pessoas e seu jeito de ser.

Minha primeira peça foi na verdade um festival de música em Adelaide quando eu estava na barriga da minha mãe. A primeira peça da qual eu me recordo é uma ópera. Porque o primo do Roger é um cantor de ópera. Roger era meu avô.

Eu amo o teatro em que você tem que usar sua imaginação, a sua própria imaginação que é diferente da imaginação de qualquer outra pessoa. Porque as coisas em uma peça são difíceis de se ver ou elas não estão lá, você tem que imaginá-las. Você as inventa. E então você consegue vê-las muito bem. Mas as pessoas podem ter uma história diferente ou imagens em suas cabeças comparado ao que está na minha cabeça.

Se você não leva as crianças ao teatro, então o teatro vai parar. O teatro mostra vidas e corações e almas em ação. Se eu estivesse levando uma criança ao teatro, uma criança pequena, eu não explicaria ou diria nada a ela sobre a peça. Ela assistiria e depois me explicaria a peça.

Se me dissessem que eu não poderia mais assistir teatro, isso me deixaria muito triste, me daria muita raiva.

Se eu não tivesse assistido a algumas coisas que eu assisti no teatro, eu não seria eu mesma.

E eu gosto de mim.

Visite o site da House o Muchness: https://www.houseofmuchness.com/

Mensagem de Yvette Hardie, Presidente da ASSITEJ

Leve uma criança ao teatro hoje

Nosso mundo está cindido pela divisão e pela discórdia. Por todos os lados vemos líderes e estratégias que buscam voltar as pessoas umas contra as outras, com base em raça, idioma, cultura, nível econômico, gênero, orientação sexual, lealdade a uma ideia, por pertencer ou por não-pertencer… Praticamente todo e qualquer apecto da nossa humanidade já foi usado por alguém para promover maior divisão e para construir muros mais altos de desconfiança e de ódio. Como resultado disso, parecemos ter dado as costas para o Ubuntu, a filosofia Africana que diz “eu sou porque você é” e “uma pessoa é uma pessoa através de relacionamentos com outras pessoas.”

Como nós podemos agir para desfazer esse grande erro que nós cometemos com nossas crianças e, de fato, com nós mesmos?
As crianças devem ser capazes de desfrutar momentos em comunidade nos quais elas sejam relembradas do que nós compartilhamos, e nos quais elas possam compreender as múltiplas realidades do que significa ser humano. Elas precisam de espaços para explorar novas formas de pensar que desafiem essas narrativas divisionistas, onde elas sintam empatia mesmo por aqueles que são diferentes delas.

Elas precisam de experiências concretas de comunhão em comunidade para serem relembradas da alegria e da beleza que o mundo tem para lhes oferecer.

A ASSITEJ acredita que o teatro fornece múltiplas portas de acesso para um maior senso de conexão com o outro e, tão importante quanto isso, com nós mesmos.

Recentemente o New Victory Theater, em Nova Iorque divulgou os resultados de um estudo que durou cinco anos sobre os benefícios do teatro para crianças e jovens.

Uma das descobertas mais importantes desse estudo foi que participar de atividades ligadas ao teatro deu a essas crianças mais esperança para o futuro. Estes resultados foram comparados com um grupo de controle, no qual aqueles que não assistiram teatro ou participaram de workshops durante o mesmo período demonstraram uma diminuição na percepção das suas possibilidades futuras, em termos de oportunidades de estudo e de trabalho.

Por que a esperança é tão importante? A esperança cria energia positiva que se traduz em autoconfiança, determinação, resiliência e, finalmente, em ações concretas para fazer a diferença na própria vida e na vida dos outros. Toda criança precisa ter esperança.

Portanto vamos todos nos comprometer a levar uma criança ou jovem ao teatro hoje e manifestar o apoio necessário para assegurar que toda criança tenha acesso às artes e ao teatro, independentemente de circunstâncias pessoais ou sociais. E para aqueles de nós que trabalhamos na area, vamos nos comprometer a propiciar experiências de qualidade que farão diferença na forma como a nova geração percebe o mundo – pelo bem do hoje e do amanhã.

Tradução dos textos: Cleiton Echeveste (CBTIJ/ASSITEJ Brasil)