Cartaz. 2017

Programa do espetáculo que estreou na cidade de São Paulo, SP, no Teatro da Cia.  Paideia, em 05.05.2017


Carolina Chmielewski, Suzana Azevedo e Rogério Modesto. Fotos Camila Amorin

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Cia. Paideia de Teatro Apresenta

Histórias que o Vento Traz

Texto e Direção: Amauri Falseti

(Interior – Fotos de Cena)

Carolina Chmielewski
Rogério Modesto
Suzana Azevedo

Direção e Texto: Amauri Falseti
Direção Musical e Músico: Marcos Iki
Cenário e Figurino: Aglaia Pusch
Iluminação: Rogério Modesto

Arte da Capa: Cíntia Donatelli
Diagramação: Carmen Rosa
Fotos: Camila Amorin

Duração: 60 minutos
Indicação Etária: Livre
Estreia: 05 de maio de 2017

A Alma, o Olho e a Mão

Neste novo trabalho que trazemos ao palco tivemos o privilégio de contar com dois grandes e maravilhosos estímulos para a nossa criação e inspiração: as crianças da EMEF Carlos de Andrade Rizzini, que nos dão alimento e sentido para nosso viver, em nossos encontros semanais e a luz de Walter Benjamin, nosso mestre, do qual abaixo reproduzo este texto…

“… A alma, o olho e a mão estão assim inscritos no mesmo campo. Interagindo, eles definem uma prática. Esta prática deixou de nos ser familiar. O papel da mão no trabalho produtivo tornou-se mais modesto, e o lugar que ela ocupava durante a narração está agora vazio. (Pois a narração em seu aspecto sensível, não é de modo algum o produto exclusivo da voz. Na verdadeira narração, a mão intervém decisivamente, com seus gestos aprendidos na experiência do trabalho, que sustentam de cem maneiras o fluxo do que é dito). A antiga coordenação da alma, do olhar e da mão, é típica do artesão, e é ela que encontramos sempre, onde quer que a arte de narrar seja praticada. Podemos ir mais longe e perguntar se a relação entre o narrador e sua matéria, a vida humana, não seria ela própria uma relação artesanal. Não seria sua tarefa trabalhar a matéria prima da experiência, a sua e a dos outros, transformando-a num produto sólido, útil e único?…

… O narrador figura entre os mestres e os sábios.

Ele sabe dar conselhos: não para alguns casos, como o provérbio, mas para muitos casos, como o sábio. Pois pode recorrer ao acervo de toda uma vida (uma vida que não inclui a própria experiência, mas em grande parte a experiência alheia. O narrador assimila à sua substância mais íntima aquilo que sabe por ouvir dizer). Seu dom é poder contar sua vida; sua dignidade é contá-la inteira. O narrador é o homem que poderia deixar a luz tênue de sua narração consumir completamente a mecha de sua vida”.

Maio 2017, Amauri Falseti

Como as minhocas que, dizem, tornam fértil a terra que atravessam às cegas, as histórias passam das bocas aos ouvidos e vêm dizendo, há muito tempo, o que não pode ser dito de nenhuma outra maneira. Algumas giram em torno e se desenrolam no seio de um mesmo povo. Outras, como se fossem feitas de alguma matéria sutil, atravessam as muralhas invisíveis que nos separam uns dos outros, ignorando o tempo e o espaço, e simplesmente se perpetuam.

 J. C. Carrière

Andarilhos chegam de terras distantes para contar e encenar histórias que ouviram em suas viagens. Uma história é etíope e nos conta sobre um velho, à beira da morte, que decide deixar como herança o seu casebre para os três filhos. Mas eles não querem repartir. Dessa forma, o velho terá que pensar em uma prova para deixar o casebre para o filho mais sábio.

Na segunda é apresentado um pobre homem que vive das poucas esmolas que recebe dos frequentadores da praça central de uma pequena cidade, até que um dia, ele tem a oportunidade de transformar sua vida devido o aparecimento de um magnífico monarca diante de sua presença. O que deverá ele fazer?

Um jovem elefante se desentende com alguém de sua manada e sai em uma louca corrida em direção ao rio; em meio à desordem que provoca, um de seus olhos cai na água… O que vai acontecer  é o conteúdo desta terceira história.

E a quarta história é sobre um homem que trabalha arduamente sem receber recompensa e, refletindo sobre sua vida, decide ir perguntar a Deus o motivo de seu sofrimento. No caminho ele encontra diversos personagens que pedem para fazer outras perguntas a Deus. É um longo caminho a seguir. Será que ele vai conseguir?

Encenamos estas histórias por entender, como disse W. Benjamin, que “o narrador é um homem que sabe dar conselhos. Mas se “dar conselhos” parece hoje algo de antiquado, é porque as experiências estão deixando de ser comunicáveis. Em consequência, não podemos dar conselhos nem a nós mesmos nem aos outros. Aconselhar é menos responder a uma pergunta que fazer uma sugestão sobre a continuação de uma história que está sendo narrada. Para obter essa sugestão, é necessário primeiro saber narrar a história, sem contar que um homem só é receptivo a um conselho na medida que verbaliza a sua situação. O conselho tecido na substância viva da existência tem um nome: Sabedoria. A arte de narrar está definhando porque a sabedoria, o lado épico da verdade, está em extinção”.

Por fim, por acreditar que estas histórias antigas estão repletas de sabedoria, ousamos encená-las.

A Paideia Associação Cultural

A Paideia Associação Cultural é uma instituição regida por uma companhia de teatro que se dedica aos jovens e às crianças: a Cia. Paideia de Teatro.

Após ocupar diferentes lugares da zona sul de São Paulo desde 2005, passou a ter como sede um antigo pátio de coletores de lixo, em Santo Amaro. O espaço foi cedido pela Prefeitura de São Paulo à Paideia que com a ajuda de empresas, amigos, alunos e pais de alunos, transformou o galpão, que estava em estado de abandono.

Hoje sua sede é um importante polo cultural da região de Santo Amaro, que recebe jovens e crianças com o ambicioso desafio de formar cidadãos.

ara isso, mantém uma vasta programação cultural, além de um centro de estudos livre. Mais de cem jovens e noventa crianças fazem oficinas semanalmente na Paideia, além de professores, educadores e artistas. Em 2010, a Paideia recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, na Categoria Especial, por sua programação intensa e diversificada, e desde 2009 foi reconhecida como Ponto de Cultura; conquistou inúmeras indicações e por quatro vezes recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem e também o APCA.

Fundada em 1998 por Amauri Falseti e Aglaia Pusch, a Paideia vem ganhando cada vez mais reconhecimento e já é considerada uma referência por importantes pensadores do teatro.

Anualmente, realizamos o Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude, hoje em sua décima primeira edição.

Há sete anos, a Paideia mantém uma parceria com o Grips Theater de Berlim, grupo pioneiro no teatro mundial para crianças e jovens. A parceria resultou na montagem de três peças por cada grupo, tendo sido encenadas as peças: Baltus, O Pequeno Herói (Held Baltus), do dramaturgo alemão Lutz Hübner, encenada pelas duas Cias; Ycatu, Água Boa, da Cia. Paideia, escrita por Amauri Falseti e Durst (Sede) do Grips Theater, escrita por Thomas Ahrens, e Círculo de Giz, de Armin Petras e Lara Kugelmann, encenada pelas duas cias. O processo de encenação e discussão de processos e obras, uma experiência única para os dois grupos, resultou em uma experiência singular de intercâmbio, em que contextos culturais e sociais, métodos, formas e conteúdos foram debatidos extensivamente.

Ao longo da história da Paideia, contamos com o apoio de instituições, consulados, artistas, empresas, amigos e nossos jovens.

Saiba mais: www.paideiabrasil.com.br

Agradecimentos

Escola do Altruísmo, Indústrias Anhembi, Alunos e Professoras dos 5ªA, 5ºB, e 2º B, da EMEF Carlos de Andrade Rizzini, Professores do Curso de Teatro para Educadores, Grupo de Teatro da EPPO,

A todos os profissionais da Cia. Paideia, Jovens da Vivência Teatral, Voluntários da Paideia.

Administração Paideia

Presidente da Paideia Associação Cultural: Luiz Corazza
Coordenação Administrativa e Financeira: Viviane Andrade
Assistente Administrativo: Lucciano Franco
Assessoria de Imprensa: Cris Brito Escritório de Comunicação

(Última Capa)

Cia Paideia de Teatro
Rua Darwin, 153, Jardim Santo Amaro
São Paulo, SP, Brasil
CEP 04741-010
Tel.: +55 11 5522 1283

www.paideiabrasil.com.br

Apoio

(Logos) Prefeitura de São Paulo, Escola do Altruísmo, Paideia, Fomento Teatro

Realização

(Logo) Prefeitura de São Paulo

Este projeto foi contemplado pela 28ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.