Matéria publicada no Site da Revista Crescer
Por Dib Carneiro Neto – São Paulo – 03.02.2017
Fevereiro marca a volta de boas atrações no teatro infantil paulistano
No primeiro fim de semana do mês, retornam à cena cinco boas peças das temporadas anteriores: O Menino e a Cerejeira, Sobre o Voo, Experiência, Histórias por Telefone e Andersen sem Palavras
Aos poucos, novidades vão surgindo e estreando no circuito teatral de 2017, mas felizmente os programadores dos teatros em São Paulo valorizam também a volta de espetáculos consagrados e contratam novas temporadas. É importante renovar-se, mas também dar chance a que atrações já bastante elogiadas alcancem outros olhares. Só neste fim de semana, destaco pelo menos cinco bons retornos, que você pode escolher prestigiar de olhos fechados, acreditando na qualidade e, sobretudo, na ousadia das direções e dramaturgias. Se já viu, reveja, pois vale a pena. Saiba quais são eles e…bom espetáculo!
Histórias por Telefone
Foi um empolgante sucesso da carreira da Cia. Delas, com direção de Carla Candiotto. A peça ensina o valor da fantasia, do sonho, da solidariedade e do amor que vence a distância e a saudade. De quebra, reforça a importância de ouvir/contar histórias para o desenvolvimento criativo e saudável das crianças. Inspirado em livro famoso do italiano Gianni Rodari. O enredo é encantador. Um pai que viaja muito, por ser vendedor ambulante de produtos farmacêuticos, Sr. Bianchini, combina com a filha que vai ligar todo dia no mesmo horário, antes de ela dormir, para contar uma história inventada em cada noite. Ocorre que as telefonistas que transferem sua ligação de um orelhão para a casa dele acabam descobrindo o plano por acaso e terminam por disputar toda noite qual delas vai ficar quietinha na linha ouvindo um pai contando histórias para a filha. Elas se emocionam, riem, choram, como a menina em casa.
O Menino e a Cerejeira
Um velho (Paulo de Pontes) ensina um menino (Cleber Tolini) a cuidar de uma velha cerejeira, castigada pelo frio e pelos horrores da guerra. Juntos, eles têm certeza de que ela vai florir de novo na primavera. É um bonito exercício de paciência e dedicação, enquanto se estreitam os laços entre velho e menino. “Chega um tempo em que os meninos precisam aprender a usar suas asas”, diz o velho sábio. A peça, dirigida por Stela Tobar, é baseada em livro do pacifista japonês Daisaku Ikeda, de 88 anos.
Sobre o Voo
Uma peça da cia. Pavio de Abajour, sobre Santos Dumont e seu sonho de voar. É curiosa, ágil, narrada por palavras e por imagens, com muito teatro de sombras, mas sem excessos biográficos e sem abrir mão em nenhum momento do tempo lento da poesia. Repare no incrível móbile montado aos poucos no palco com as “invenções” do personagem, protótipos de aeronaves e outras “esquisitices” que ele tentou fazer voar nos primórdios de seu sonho. Quem é fissurado em aviões e em inventores em geral apaixona-se de cara pelo lindo espetáculo.
Experiência
Este movimentado espetáculo – idealizado pelo ator Thiago Amoral e dirigido por Cristiane Paoli Quito – brinca com conceitos básicos da ciência. Os personagens são cientistas bem maluquinhos e surreais, que resolvem apresentar ao mundo um experimento que, segundo eles, pode transformar a evolução da espécie humana. O roteiro é bem lúdico e usa jogos de palavras, dança, teatro, vídeo e até a música de Mozart para revelar os instintos animais que moram dentro de nós, ou seja, para provar que não há tanta distância assim entre a natureza humana e o reino animal. Afinal, como diz o texto, somos vários: leves como borboleta, lerdos como lesma, curiosos como curiós, dorminhocos como bichos preguiças.
Andersen sem Palavras
É uma ousadia do Grupo Caleidoscópio, uma experiência sensorial radical. Temas como solidão, medo, morte, sofrimento, dor, pobreza, exclusão e preconceito desfilam diante de nossos olhos de forma a provocar nossos sentidos e cutucar nosso imaginário, sem um enredo linear. São temas caros a Andersen e muito comuns nos contos de fadas. O diretor João Bresser escolheu o teatro de sombras pois, como o universo de Andersen é rico em imagens, essa técnica possibilita “entradas e saídas de figuras simultâneas, sobreposição de cenas, alteração da dimensão e nitidez, deslocamentos surreais, mudanças de cores, luzes e, claro, as sombras.”
Serviços
O Menino e a Cerejeira
Teatro Arthur Azevedo
Av. Paes de Barros, 955 – Mooca, São Paulo
Tel. (11) 2605-8007
Sábados e domingos às 16h
Ingressos a R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia)
De 04 a 26 de fevereiro de 2017
Sobre o Voo
Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
Av. Vergueiro, 1.000, Paraíso
Tel. 11) 3397-4002
Sábados e domingos, às 16h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Dia do Preço Promocional: R$ 3,00 (somente no dia 12 de fevereiro)
Temporada: de 4 de fevereiro a 12 de março (exceto dias 25 e 26 de fevereiro) de 2017
Experiência
SESC Consolação – Teatro Anchieta
Rua Doutor Vila Nova, 245, Consolação
Tel. (11) 3234-3000
Sábados e feriados, às 11h
Ingressos a R$ 17,00 (inteira), R$ 8,50 (meia), R$ 5,00 (comerciários e grátis para crianças até 12 anos
Temporada de 4 a 28 de fevereiro de 2017
Histórias por Telefone
SESC Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro, São Paulo
Tel. (11) 3332-3600Só aos domingos, ao meio-dia
Ingressos a R$ 17,00 (inteira), R$ 8,50 (meia), R$ 5,00 (comerciários e grátis para crianças até 12 anos
Temporada de 5 de fevereiro a 19 de março de 2017
Andersen sem Palavras
Sala Itaú Cultural
Av. Paulista, 149
Tels. (11) 2168-1776/1777
Apenas duas apresentações, neste fim de semana: dias 4 e 5 de fevereiro de 2017, às 16h
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos: 1 hora antes do espetáculo