Programa do espetáculo que estreou em 2017

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Cia Paideia de Teatro apresenta

CASO PERDIDO

Texto e Direção Geral por Amauri Falseti

Espetáculo com Cia Paideia de Teatro, Núcleo de Vivência Teatral Paideia e Coral Paideia

(Interior – Frente)

A Paideia

A Paideia é uma Associação Cultural regida por uma companhia de teatro que se dedica aos jovens e às crianças: a Cia Paideia de Teatro.

Após ocupar diferentes lugares da zona sul de São Paulo, desde 2005 passou a ter como sede um antigo pátio de coletores de lixo, em Santo Amaro. O espaço foi cedido pela Prefeitura de São Paulo à Paideia que com a ajuda de empresas, amigos, alunos e pais e alunos, transformou o galpão, que estava em estado de abandono.

Hoje sua sede é um importante polo cultural da região de Santo Amaro, que recebe jovens e crianças com o ambicioso desafio de formar cidadãos. Para isso, mantém uma vasta programação cultural, além de um centro de estudos livre.

Mais de cem jovens e noventa crianças fazem oficinas semanalmente na Paideia, além de professores, educadores e artistas. Em 2017, a Paideia recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura, na categoria Arte para Crianças, em votação popular. Neste mesmo ano, foi indicada ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, entre os melhores do primeiro semestre de 2017, na Categoria Especial, “pela integração exemplar entre teatro e escolas do bairro de Santo Amaro, bem como pelos 10 anos de realização do Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia”. Em 2010 a Paideia recebeu o mesmo prêmio, também na Categoria Especial, “por sua programação intensa e diversificada”, e desde 2009 foi reconhecida como Ponto de Cultura; conquistou inúmeras indicações e por quatro vezes recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem e também o APCA.

Fundada em 1998 por Amauri Falseti e Aglaia Pusch, a Paideia vem ganhando cada vez mais reconhecimento e já é considerada uma referência por importantes pensadores do teatro.

Anualmente, realizamos o Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude, hoje em sua décima primeira edição.

Durante sete anos, a Paideia manteve uma parceria com o Grips Theater de Berlim, grupo pioneiro no teatro mundial para crianças e jovens. A parceria resultou na montagem de três peças por cada grupo, com apresentações dos espetáculos das duas Companhias, no Brasil e na Alemanha. Atualmente, a Paideia está em parceria com o D’haus (Düsseldorfer Schauspielhaus).

Ao longo da história da Paideia, contamos com o apoio de instituições, consulados, artistas, empresas, amigos e nossos jovens.

Agradecimentos

Renata Uchôa-RM Meias, Voluntários da Bilheteria, Voluntários do Café Paideia.

Administração Paideia

Presidente: Luiz Corazza
Coordenação Administrativa e Financeira: Viviane Andrade
Assistente Administrativo: Lucciano Franco
Assessoria de Imprensa: Cris Brito Escritório de Comunicação

www.paideiabrasil.com.br

(Interior – Verso)

Com esta nova etapa, das apresentações ao público, nosso Caso Perdido, como uma obra aberta, se coloca pronta para as novas possibilidades da criação.
Um espetáculo em permanente construção e transformação.

Caso Perdido – Mais um Passo, Uma Experiência

Mais um passo, com este espetáculo, no caminho que estamos fazendo na busca do Teatro Para Jovem e Teatro Com Jovens. Desta vez a Cia Paideia se junta aos jovens que participam da Vivência Teatral, no palco, em cena, e na troca infinita de experiências e sonhos. Um tema, uma história comum para todos que dela participarão, como um corpo único formado pelo público e artistas, em uma Ágora, uma assembleia, uma comunidade que “institui em seu louco desejo de olhar o invisível e exige, para isto, para que haja Teatro, ser livre, pelo menos um pouco, em suas reuniões, suas narrativas e nas injunções que escolhe dirigir a si mesma quando convida “estrangeiros” a tomarem lugar em seu círculo para exibir o i-mostrável das palavras” (1).

“Estás comigo em qualquer decisão ou, como outros, procuras analisar com maldade cada gesto que faço?” – O que você acabou de ler foi uma parte da frase de Creonte para seu filho Hémon. Foi retirada de uma cena da tragédia Antígona, escrita por volta de 500 anos antes de Cristo. Deve estar pensando: o que eu tenho com isso? – Mas neste caso, tem tudo com aquilo que queremos mostrar. O nosso espetáculo vai tratar e mostrar uma série de cenas onde o jovem é o protagonista. Em suas dores, sonhos e etc… Pois fomos buscar essa cena na tragédia de Antígona, como foi dito, onde aparece a relação já bem complicada entre pai e filho, desde antes do Cristo. Mostramos também cenas de Shakespeare, Fernando Sabino, Svetlana Alexijevich, outras inspiradas em jovens da Vivência Teatral Paideia, etc. Então, em uma montagem ousada, juntamos a Cia Paideia de Teatro e os 70 jovens da Vivência Teatral da Paideia, para o palco ser o espaço de uma tribuna, onde poderemos viver e participar de uma experiência teatral onde o velho e o novo possam dialogar… Um sonho. Um desafio…

Amauri Falseti

(1) A Exibição das Palavras, Denis Guénoun

Texto e Direção Geral: Amauri Falseti
Direção de Cenas: Amauri Falseti , Carolina Chmielewski, Flávio Porto, Suzana Azevedo e Valdêncio José
Direção Musical: Camila Amorin, Marcos Iki e Rogério Modesto
Direção de Movimento: Calima Jabur
Figurino: Aglaia Pusch com a colaboração de Cíntia Donatelli, Kelvin Tertuliano, Liliana Gomes e Marco Batista
Iluminação: Rogério Modesto
Operação de Luz: Maximilian Kuss
Músicos convidados: Pedro Fran, Thiago Pereira e Valbson Mendes
Cartaz: Cíntia Donatelli com a colaboração dos jovens Gabriel Ribeiro, Ian Gimenes, Isabela Chian, Kelvin Tertuliano, Lhoys Lenny e Vitória Martins
Colaboração: Cibele Witcel, Claudia Onorato, Eliane Espínola, Júlia Finotti, Marcella Matos e Nilton Rosa
Diagramação: Carmen Rosa e Felipe Gonçalves

Cia Paideia de Teatro: Aglaia Pusch, Amauri Falseti, Camila amorin, Carolina Chmielewski, Flávio Porto, Marcos Iki, Rogério Modesto, Suzana Azevedo e Valdênio José

Núcleo de Vivência Teatral Paideia e Coral Paideia: Agatha Pereira, Alef Luiz Adriano, Alice Veloso, Alice Diaz, Amanda Neves, Ana Beatriz Alencar, Ana Carolina Sant’Anna, Ana Carolina Barros, Ana Júlia Celestino, André Joaquim Junior, Andressa Medeiros, Andressa Nascimento, Andreza Ferreira, Bárbara Celestino, Beatriz Cardoso, Beatriz Crobelatti, Bianca Vieira, Carlita Oliveira, Carolina Galati, Claudio da Silva, Daiana Assis, Daniele Feitosa, Danilo Sant’Anna, Diego Sá, Eduarda Brito, Ester Barbosa, Felipe dos Anjos, Franciele Gois, Francisco de Morais, Gabriel Guerra, Gabriel Ribeiro, Gabriela Justino, Gabriela Lopes, Gabriella Ribeiro, Geni Goldschmidt, Giovanna Guimarães, Guilherme Felinto, Heloísa Silva, Ilka da Silva, Isabela Pires, Isabella Chiam, João Bruno Silva, Jordana Lis Justino, Julia Trapp, Kelly Bernardo, Kelvin Tertuliano, Larissa Soares, Laura Tibúrcio, Leonardo Brito, Letícia Siqueira, Liliana Gomes, Luany Cristina do Nascimento, Luisa Crobelatti, Luiz Gustavo Nunes, Luiz Heitor Silva, Margot Kullock, Maria Luiza Kioki, Maria Regina Gomes, Murilo Carvalho, Nicole Porta Nova, Nilton Rosa, Pamela Kerches, Pedro Giannini, Rafael Porto, Ramon Souza, Suellen Silva, Thaís Nogueira, Thiago Reimberg, Thiago Leite, Verônica Bitencourt, Vítor fontes, Vítor Santos, Vitória da Silva, Yasmin Macedo.

(Última Capa)

Cia Paideia de Teatro
Rua Darwin, 153, Jardim Santo Amaro
São Paulo, SP, Brasil
CEP 04741-010
Tel.: + 55 11 5522 1283
www.paideiabrasil.com.br

Apoio

(Logos) Prefeitura de São Paulo, Paideia, Fomento Teatro

Realização

(Logo) Prefeitura de São Paulo-Cultura

Este projeto foi contemplado pela 28ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo