cbtij-acervo-renata-mizrahi-ludi-na-revolta-da-vacina-filip-2016

Filipeta, 2016

Programa do espetáculo que estreou na cidade do Rio de Janeiro, no Teatro SESC Ginástico, com temprada de 09 de abril a 08 de maio de 2016

Barra

cbtij-acervo-renata-mizrahi-ludi-na-revolta-da-vacina02-foto-rudy-huhold-2016

Fotos: Rudy Hühold

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Frente)

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Cultura e SESC
apresentam

LUDI NA REVOLTA DA VACINA – UMA ODISSEIA NO RIO ANTIGO

De Luciana Sandroni
Texto Adaptado e Direção: Renata Mizrahi

(Interior)

É Necessário Rever o Passado Para Fazer um Futuro Melhor

Neste momento em que o Rio de Janeiro vivencia, mais uma vez, uma radical repaginação urbanística, olhar o passado e observar como ele chegou ao nosso presente abre o horizonte para sonhar com o Rio do futuro.

Com esse olhar, a Íntima Cia. de Teatro convida o público para uma volta à história, para perceber como a cidade foi, e é, palco de grandes acontecimentos e transformações do País. Ludi na Revolta da Vacina, de Luciana Sandroni, é um prato cheio para essa reflexão.

A construção desse espetáculo foi uma aventura de Íntima profundidade, só temos que agradecer aos deuses do teatro por esse encontro.

Obrigado elenco e equipe por compartilhar, com talento e afeição, ideias e pensamentos.

Obrigada Renata, por aceitar nos guiar, nessa viagem lúdica, de forma generosa e criativa. Agradeço a Camila Vidal por sua parceria, dedicação e extremo carinho à nossa obra. Por fim, agradeço a amiga, parceira e também idealizadora desse projeto, Thais Tedesco, por compartilhar sonhos, que hoje se tornam realidade.

Isto posto, bom espetáculo a todos e vamos juntos com Ludi, conhecer o mundo e se divertir.

Íntima Cia. de Teatro, Idealização e Realização

Ao me deparar com o livro de Luciana Sandroni, Ludi e a Revolta da Vacina, pensei: Uau! Como será a adaptação de um livro de 90 páginas corridas, para uma peça de apenas uma hora? Por onde ir, o que escolher para estar presente na história? Foi um desafio que encaro como uma viagem no tempo.Tempo esse que se confunde entre passado e presente, pela sensação de ser cíclico, de estarmos aqui em 2016 com situações muito parecidas com as de 1904, época em que a família de Ludi, a família Manso, vive a maior aventura, com direito à muita música e diversão. Um Rio tão distante e tão perto da gente.

Obrigada Thais Tedesco, Sérgio Medeiros e Camila Vidal pela confiança. E como diretora, quero dizer que estou encantada com a disponibilidade dos atores. Primeira vez que trabalhamos juntos e que espero que essa parceria não pare! Para finalizar agradeço a toda linda equipe. À Luisa Gesteira, meu braço direito e esquerdo nessa empreitada, Ricco Viana meu novo parceiro musical, Carla Berri que me deixa encantada com seu pensamento criativo e acelerado, Joana Bueno por sua doçura e delicadeza, Dani Sanchez por sua luz e Luz própria, aos irmãos Villaroucas tão inteiros e engajados, Pri Vidca minha parceira que já sabe ler meus pensamentos, Bruno com seus traços mágicos, todos que fazem parte dessa construção e às powers produtoras Camila Vidal, Ana Beatriz e Gabi.
Vida longa e evoé eterno ao teatro para todas as idades!

Renata Mizrahi, autora da adaptação do texto e Diretora

O infanto-juvenil, Ludi na Revolta da Vacina, da premiada autora Luciana Sandroni, é um convite a uma viagem que tem os ingredientes necessários para agradar toda a família. Uma divertida volta ao passado e à história de nossa cidade. Afinal, o Rio de Janeiro foi, e ainda é, palco de acontecimentos muito importantes, muitos deles capazes de mudar a história do próprio Brasil.

E não tem lugar melhor para viajar no tempo que uma sala de teatro. O espaço propício ao encontro do elenco com a plateia, do cidadão com sua história, da memória com o sonho. E por falar em sonho, quero agradecer à talentosa Renata Mizrahi, que nos conduziu pelo desconhecido que mora do outro lado do Túnel do Tempo, com generosa criatividade e precisão. O luxo que é trabalhar ao lado de velhos amigos, e a descoberta de novos parceiros de cena, e uma equipe de criação admirável.

Não poderia deixar de agradecer à Íntima Cia. de Teatro e Camila Vidal, pela parceria na idealização e realização deste espetáculo. Muito obrigada.

Thais Tedesco, Idealizadora

Elenco

Isabella Dionísio
Larissa Siqueira
Lucas Gouvêa
Marcelo Guerra
Sergio Medeiros
Thais Tedesco

Ficha Técnica

Texto Adaptado e Direção de Renata Mizrahi
A partir do livro homônimo de Luciana Sandroni
Cenografia: Carla Berri
Direção Musical: Ricco Viana e Renata Mizrahi
Projeções e Videografismos: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Iluminação: Daniela Sanchez
Figurino: Joana Bueno
Direção de Movimento: Priscila Vidca
Assistente de Direção: Luísa Gesteira
Assistente de Cenografia: Lívia Charret
Assistente de Figurino: Natasha Magalhães
Assistente de Produção: Gabriela Reis
Assistente de iluminação e Operação de Luz: José Luiz Jr.
Operação de Som: Telma Lemos
Contrarregra: Carlos Eduardo Índio
Costureiras de Cenário: Railda Marques Lima e Maria da Conceição Siqueira da Silva
Costureiras do Figurino: Rosi Oliveira e Maria Helena
Alfaiate: Macedo Leal
Marketing: Inova Brand, Maurício Tavares e Sérgio Lopes
Programação Visual: Bruno Dante
Fotos: Rudy Hühold
Administração Financeira: Rodrigo Gerstner
Produção Executiva: Ana Beatriz Figueras
Direção de Produção: Camila Vidal
Realização: SESC e Íntima Cia. de teatro

www.intimaciadeteatro.com

Agradecimentos

Alessandro Martins Pinto, Américo Cardoso, Andreia Medeiros da Cunha, André Gracindo, André Lima, Antônio Carrara, Beatriz Lenzi Berri de Medeiros, Bebel Matos, Carlos e Silvia Figueiras, Christine Braga, Clarice Zarvos, Edemar Heizer, Eduardo Charret, Eduardo Nunes, Elvira Vilarouca, Fátima Charret, Flávia Menezes, Gabriel de Sales Gouvêa, Giovanna Dionísio, Henrique Juliano, Isabella Faya, Izabella Medeiros, Ivan Sugahara, João Bird, João e Tito Vidal Vilarouca, Lara Beatriz, Lisa Favero, Lorena Comparato, Luciana Sandroni, Luiz Augusto Souza, Marco Souza, Marcio Vito, Maria Adelina Dionísio, Maria José Motta Gouvea, Marta Alves, Marcos Martins, Margarida Lenzi Berri, Martinho Carlos de Medeiros, Mayla Goerisch, Nahin Fernandes, Olivia Bueno Toledo, Paula Sandroni, Paulo de Moraes, Patrícia Selonk, Raquelle Santolin, Sérgio Saboya, Sidnei Pereira, Sílvia Camargo, Simplício Neto, Tina Palma, Teresa Matos Guerra Rausis, Vicente de Araújo Abreu Gouvêa, Viviana Rocha, Viviane Oliveira, Zé Alex, Zezé Siqueira Lima e equipe técnica do Teatro SESC Ginástico.

Apoio

(Logos) Donna, Três Corações, Ecobras, Os Ximenes, Agtal, Armazem, Sede das Cias, Casa da Glória, MPB Fm

Promoção

(Logos) Elemidia, O Dia

Patrocínio

(Logos) Cultura Presente!, Prefeitura do Rio

Realização

(Logos) Íntima Companhia de Teatro, SESC

Barra

(INFORMAÇÕES DO RELEASE)

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Sesc apresentam

LUDI NA REVOLTA DA VACINA – UMA ODISSEIA NO RIO ANTIGO

De Luciana Sandroni
Texto: Adaptado e Direção Renata Mizrahi
Elenco: Isabella Dionísio, Larissa Siqueira, Lucas Gouvêa, Marcelo Guerra, Sergio Medeiros e Thais Tedesco

Olhar o passado e observar como ele chegou ao nosso presente abre o horizonte para sonhar com o Rio do futuro.

Um passeio ao Centro do Rio de Janeiro transforma-se em uma grande aventura quando, ao transpor o Arco do Telles, a Família Manso se vê transportada ao passado – mais especificamente ao início do século passado, quando a cidade passava por grandes turbulências, como a Revolta da Vacina e o famoso Bota-Abaixo. Esta viagem no tempo é apenas a primeira de muitas peripécias pelas quais os personagens de Ludi na revolta da vacina: uma odisseia no Rio Antigo passarão. O espetáculo, que recebeu o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura através do Programa de Fomento Viva a Arte!, é dirigido por Renata Mizrahi, que também é responsável pelo texto livremente adaptado a partir do premiado livro homônimo de Luciana Sandroni (Editora Salamandra). “Ludi na Revolta da Vacina” estreará em 9 de abril no Teatro Sesc Ginástico – onde seguirá temporada, sempre aos sábados e domingos, às 11h da manhã, a preços populares.

Renata Mizrahi que, além de várias indicações, recebeu o Prêmio Shell 2014 de melhor texto por “Galápagos”, além dos prêmios Zilka Salaberry de Melhor Texto em 2012 e 2010 pelas peças “Coisas que a gente não vê” e “Joaquim e as estrelas”, foi convidada pelos idealizadores Thaís Tedesco, também atriz do espetáculo e por Sergio Medeiros, ator e fundador da Íntima Cia. de Teatro, que abraçaria a realização do projeto.

Na adaptação de Renata Mizrahi, a família é composta pela caçula Ludi (Isabella Dionísio), incansável aventureira, o irmão Rafa (Marcelo Guerra), aficionado em jogos eletrônicos, o pai Marcos (Lucas Gouvêa) e a tia Margá (Thaís Tedesco). Além do choque com a inesperada viagem ao passado, ao chegar no Rio de 1904 deparam-se com a revolta popular contra a vacina obrigatória capitaneada pelo cientista Oswaldo Cruz e com a grande reestruturação urbanística promovida pelo Prefeito Pereira Passos, que transformou a cidade em um grande canteiro de obras.

Se alguns marcos importantes da cidade os surpreendem, como a visão do então intacto Morro do Castelo, locais marcantes como a Confeitaria Colombo os acolhem como espaços de reconhecimento. Os atores Sergio Medeiros e Larissa Siqueira desdobram-se em diversos personagens do passado, dos históricos aos cidadãos comuns – que não tinham ideia que as mudanças traumáticas pelas quais passavam determinariam uma revolução na qualidade de vida do carioca. O estranhamento mútuo entre os personagens do passado e os do futuro garantem boas risadas – a adaptação de Renata Mizrahi explora a diferença entre as vestimentas de épocas tão distintas, assim como o uso de dispositivos modernos como tablets e smartphones em pleno Rio Antigo, além da percepção moderna da vacina como algo benéfico e necessário.

Ludi na Revolta da Vacina estabelece pontes entre as profundas reestruturações urbanas do passado e as atuais mudanças que remodelam a cidade nos dias atuais. Tal como hoje, o Rio de 1904 era um imenso canteiro de obras e debatia-se com doenças como a febre amarela, transmitida por mosquitos – em especial o Aedes Aegypti. Qualquer semelhança com o presente não é mera coincidência: a atuação de cidadãos comuns e a de personagens históricos propõe uma reflexão sobre a influência de cada um na melhoria da qualidade de vida da sua cidade. Ao pensar o espectador como um potencial agente de mudança, “Ludi na Revolta da Vacina” inspira ideias e sonhos para a construção de um cidadão dentro de uma cidade maravilhosa.

O prazer da encenação colabora para a apreensão do conteúdo exposto. Não por acaso, além de ingressos extremamente populares (R$8,00, R$4,00 a meia e R$2,00 para comerciários), o projeto prevê ainda quatro sessões durante a temporada com a presença de uma intérprete de libras e a realização de seis apresentações exclusivas e gratuitas para Escolas Públicas (contatadas e agendadas previamente), a serem realizadas em dias de semana.

A localização do Teatro Sesc Ginástico, em pleno coração do Centro do Rio, permite que o espectador, ao sair, possa relacionar o entorno físico com a história contada. “Ludi na Revolta da Vacina” convoca o espectador a sair do Teatro e explorar, com um olhar renovado, as belezas de nossa cidade, palco de acontecimentos tão importantes na História do Brasil.

É necessário rever o passado para fazer um futuro melhor.

O Teatro Como a Arte do Encontro e sobre a Equipe:

Thaís Tedesco e Sergio Medeiros, atores paranaenses, conheceram-se ainda na no grupo de Teatro da Faculdade PUC Paraná, e desde então planejavam um reencontro nos palcos.

Thais Tedesco, atuou em espetáculos de diretores consagrados como Felipe Hirsh e Márcio Abreu. Ainda em Curitiba, recebeu por 2 vezes o Prêmio Gralha Azul, de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante. No Rio ganhou o Prêmio FITA, por sua atuação em “Agonia do Rei”, com direção de Dudu Sandroni. No cinema, recebeu o Prêmio de melhor atriz, pelo curta- metragem “Feijoada Completa”, de Angelo Defanti, no Festival de Avanca/Portugal.

O reencontro com Sergio Medeiros se daria posteriormente, quando já havia fundado a Íntima Cia. de Teatro (nascida em 1996, em Curitiba). A Companhia mantém em seu núcleo mais uma das fundadoras originais: a premiada cenógrafa Carla Berri. Carla, Sergio e o ator Marcelo Guerra trabalharam juntos por muitos anos em outro grupo paranaense de longa história, a Armazém Cia. de Teatro, onde refinaram uma qualidade técnica que só o convívio da pesquisa compartilhada proporciona. O reencontro artístico com Thais Tedesco daria-se com “Ludi na Revolta da Vacina”, baseado em livro de Luciana Sandroni (prêmio Carioquinha de Literatura Infantil 1998 e Prêmio de Melhor Livro para Crianças da Fundação Nacional do livro infantil e juvenil 1999), projeto abraçado com entusiasmo pela Íntima Cia. de Teatro.

Ao elenco somariam-se Isabella Dionísio (conhecida pela público infanto juvenil por seus trabalhos em “Malhação ID”, da Rede Globo e na série “De Volta pra Pista”, do Multishow), além de Lucas Gouvêa e Larissa Siqueira.

Elenco

Isabella Dionísio
Larissa Siqueira
Lucas Gouvêa
Marcelo Guerra
Sergio Medeiros
Thais Tedesco

Ficha Técnica

De Luciana Sandroni
Direção e Texto Adaptado: Renata Mizrahi
Cenografia Carla Berri
Direção Musical: Ricco Viana
Músicas Originais: Ricco Viana e Renata Mizrahi
Projeções e Videografismo: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Figurino: Joana Bueno
Iluminação: Daniela Sanchez
Adereços de Figurino Joana Bueno e Natasha Magalhães
Adereços de Cenário: Carla Berri, Livia Charret e André Lima
Direção de Movimento: Priscila Vidca
Assistente de Direção: Luísa Giesteira
Assistente de Cenografia: Lívia Charret
Assistente de Figurino: Natasha Magalhães
Assistente de Produção: Gabriela Reis
Assistente de Iluminação e Operação e Operação de Luz: José Luiz Jr.
Operação de Som: Telma Lemos
Contrarregra: Carlos Eduardo Índio
Costureiras de Cenário: Railda Marques Lima e Maria da Conceição Siqueira da Silva
Costureiras do Figurino: Rosi Oliveira e Maria Helena
Alfaiate: Macedo Leal
Marketing: Inova Brand – Mauricio Tavares e Sérgio Lopes
Programação Visual: Bruno Dante
Fotos: Rudy Hühold
Administração Financeira: Rodrigo Gerstner
Produção Executiva: Ana Beatriz Figueras
Direção de Produção: Camila Vidal
Realização: Íntima Cia. de Teatro

Serviço

Estreia: 09/04, sábado, às 11h. com temporada até 08.05.2016
SESC Ginástico
Av. Graça Aranha, 187 – Centro