Programa, 2016

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

(Logos) Oi, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura
apresentam

GUERRA DENTRO DA GENTE

Da obra de Paulo Leminski

(Verso da Capa)

Era uma vez duas atrizes que sonhavam em colorir o mundo com histórias. Em busca de seus sonhos, elas visitaram muitos lugares criando vida para os personagens de sua imaginação. Depois de viajarem com as histórias de Miguel de Cervantes e Shakespeare, elas ganharam de presente de uma “estrela”, um pedacinho da maravilhosa obra de Paulo Leminski.

E assim, resolveram embarcar nessa nova aventura, agora poética e brasileira. Descobriram que Baita, o personagem de Guerra Dentro da Gente, criado por Leminski, tinha vivido grandes coisas e sonhava como elas. Inspiradas por essas aventuras, pelo desejo de nunca parar de contar histórias e pela vontade de descobrir o que há no coração do homem, nasce um novo trabalho da Cia. Histórias Para Boi Dormir que, em 11 anos de estrada, celebra sua caminhada “fazendo-sonhando” o teatro infantil no Estado do Rio de Janeiro.

Registramos aqui nossa gratidão aos palcos da Oi Futuro, patrocinadora de sonhos; eterna gratidão à Duda Maia, nossa “pequena-grande” diretora, que nos ensina a sua arte da guerra e que nunca desiste de nós; ao nosso ator preferido Leonardo Miranda, amigo generoso de todas as artes; ao “produtor-sonhador” Bruno Mariozz, que viaja em nossos projetos; a todos os outros grandes artistas da nossa ficha técnica, que nos ajudam e nos permitem contar a nossa história, agradecemos profundamente também.

Respirem fundo e mergulhem nesse sonho com a gente! Com amor, paixão, alegria e vida…

Laura Telles e Viviane Netto

(Página 01 – Jogo – Ajudem o Baita a encontrar seu amigo elefante)

(Página 02)

Por que um livro que ensina sobre a arte de guerra? De que guerra de fato o Paulo Leminski está falando? Pra que escrever sobre isso para o público infantil?

Achamos mais perguntas. O que será que Baita, o menino da história, aprendeu? Quais são as escolhas que fazemos? Será que errar é importante? Tem guerra dentro da gente? Qual a arte que tem dentro da gente?

Perguntas que foram respondidas a cada dia pelos atores, pela equipe e pelos amigos que leram o livro. Agora as perguntas são pra você que está hoje aqui pra conhecer a história de um menino, que leva toda a vida pra conhecer a arte da guerra.

A arte que tem dentro de mim é essa que você vai ver hoje. E o mais bacana é que eu nunca faria sozinha. Tive que chamar um monte de gente legal. Aliás, quem começou isso tudo foi Laura e Vivi, duas meninas curiosas que amam contar tudo pras crianças. Elas se apaixonaram pela história de Baita, e chamaram outro menino, o Bruno, esse adora pegar os sonhos dos outros e transformar em realidade. Depois, eu entrei. E comigo, veio o Leo, um ator que eu amo, muito engraçado, que entrou pro time porque essas duas meninas que falei antes, gostam de brincar com menino. Elas acham chato quando só tem menina. Comigo veio um amigo poeta com muitas ideias boas na caixola, o Renato, que tirou as palavras do livro, misturou com as suas e fez a nossa história. Veio o Beto que tem dentro dele muita música linda, e ele deu um monte de presente pra gente. Vieram dois irmãos, outro Renato e o Rico, que adoram brincar de cinema, e eles chamaram outro amigo, o Rodrigo, que saiu desenhando tudo que tava na nossa cabeça. Veio também Clívia e José, com mãos especiais, eles fizeram o nosso Baita, e pro Baita ficar com jeito de pessoa, a Carol nos trouxe seu olhar atento e suas mãos precisas e delicadas. Tem também Mauro, que adora por umas roupas diferentes nas pessoas e mais um Renato, um amigo genial que está sempre do meu lado, ele ama lâmpadas. E tem a Gabi e o Kaio, que organizam a nossa cabeça todos os dias no ensaio. Todos guerreiros e apaixonados. Sou muito sortuda de ter eles comigo, agradecida.

Vencemos a primeira batalha. Podemos dar o terceiro sinal. Agora é com você, que seus olhos, ouvidos e coração façam de fato nossa história acontecer. Boa viagem!

Duda Maia

(Página 03)

Guerra Dentro da Gente é um título que causa curiosidade. Hoje, a palavra guerra é uma das mais ouvidas e lidas, por todas as partes e em todos os lugares. Mas, guerra pode significar também somente luta? Pode ser igual à superação?

Sem conhecer os segredos da natureza –  como a leitura das vozes do vento ou da mudança das cores de um rio – , um menino, como todos os outros, pode se tornar mestre na arte da guerra? E por fim, é possível guerrear sem violência?

Baseada na obra de mesmo nome do grande poeta Paulo Leminski, a peça Guerra Dentro da Gente é cheia de bonitos enigmas e reviravoltas, uma linda e, desde já, inesquecível fábula sobre o amadurecimento, sobre o amor e sobre a importância de se fazer escolhas, contada com inteligência pela premiada companhia Histórias pra Boi Dormir.

Senhoras e senhores de todas as idades, preparem-se porque a aventura vai começar!

Roberto Guimarães, Gestor de Cultura do Oi Futuro

Esteja aqui amanhã, quando a cor da água do rio passar da cor do estorninho para a cor do nenúfar…..

(Página 04)

Elenco

Laura Telles
Leonardo Miranda
Viviane Netto

Ficha Técnica

Da obra de Paulo Leminski
Direção e Roteiro: Duda Maia
Adaptação: Renato Luciano
Videografismo e Projeção: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Ilustração: Rodrigo Pádua
Trilha Sonora Original e Arranjos: Beto Lemos
Canções Originais e Voz: Renato Luciano
Música Final (Guerra Dentro da Gente): Beto Lemos e Léo Bento
Flauta Baixo e Flauta: Karina Neves
Clarinete e Clarone: Fred Cavaliere
Iluminação: Renato Machado
Figurino: Mauro Leite
Visagismo: Ernani Pinho
Boneco e Máscara: Clívia Cohen e José Cohen
Manipulação do Boneco e Assistência de Direção: Carolina Garcia
Programação Visual: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Operador de Som e Vídeo: Edmar da Rocha
Operador de Luz: Allan Imianowsky
Costureira: Fátima Souza
Direção de Produção: Bruno Mariozz
Produção Executiva: Gabrielle Barbosa
Assistente de Produção: Kaio Lima
Assessoria de Imprensa: Leila Grimming
Comunicação/Mídias Sociais: Juliana Bernardo
Produção: Palavra Z Produções Culturais
Realização: Cia Histórias Pra Boi Dormir

(Verso da última capa – Jogo)

Qual o nome do menino?

Qual a arte ele saiu pelo mundo para aprender?

Qual o nome do velho que o guiou?

(Última Capa)

Agradecimentos

Adriana Rosa, Alberto Carvalho, Alexandre Reis, Andreza Soares, Anna Bello, Bento de Aparecida, Bernardo Soares Netto, Carlos e Camilla, Carol Futuro, Casa Quintal de Artes Cênicas, Eduardo Victorino, Eliana Silva, Estrela Leminski, Fátima Souza, Gabrielle Silva, Gilmara Pereira, Ingryd Mariozz, Jane Telles, Jean Beatriz Wermelinger, Jorge Albano, José Carlos Cardozo, Júlio Garcez, Leila Savary, Lucas Drummond, Lucas Soares, Maria Clara Wermelinger, Maria Luiza Mariozz, Mariluce Silva, Nea Cristina Mariozz, Pablo Ascoli, Rafael Prevot, Raphael Giglio, Raquel Ribeiro, Reinaldo Fernandes, Synara Moreira, Téo Ruiz, Thiago Marinho.

Patrocínio

(Logos) Oi, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Correalização

(Logo) Oi Futuro

Rádio Oficial

(Logo) Roquette Pinto

Parceiro de Mídia

(Logo) O Dia

Apoio

(Logos) Chocolateria, Pão do Bento, 3 Corações, Donna, Ecobras, Vegan Vegan, Flores Net, Studio Alfa, Algodão Doce, Nuh Mel, Lavanderia Flor de Copacabana, Prefeitura do Rio.

Produção

(Logo) Palavra Z

Realização

(Logo) Histórias pra Boi Dormir

Barra

(INFORMAÇÕES DO RELEASE)

Dirigido por Duda Maia, espetáculo infanto-juvenil é baseado na obra de Paulo Leminski

Apresentado pela Companhia Histórias pra Boi Dormir unindo animação, teatro e contação de história, Guerra dentro da gente estreia em 05 de novembro, no Oi Futuro

Tão antiga quanto praticamente a própria história da humanidade, a tradição oral tem perpetuado a cultura dos povos de geração em geração. Esta forma milenar de transmissão de conhecimento resiste não apenas nas histórias que ouvimos de nossos pais e avós, mas através dos grupos artísticos que sabem bem o grande poder de encantamento que uma boa história pode provocar – e transformar – crianças e adultos. E é justamente uma história assim, repleta de magia e aventura, que a Companhia Histórias para Boi Dormir escolheu para criar seu próximo espetáculo. Guerra dentro da gente é baseado no livro homônimo do poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989) e estreia em 05 de novembro, no Oi Futuro Flamengo, com direção de Duda Maia. Com adaptação de Renato Luciano, a história vai além da simples contação de história e mistura o fazer artesanal do teatro com a tecnologia cinema para transportar o público ao mundo do menino Baita.

“A montagem do espetáculo trata de uma fábula sobre a importância de se fazer escolhas e com isso amadurecer. O livro descreve o processo de guerrear sem a conotação da violência, mas ressaltando que é da natureza humana ser guerreiro, querer e conquistar através de gestos de amor e apaziguando a ganância”, resumem as atrizes e idealizadoras do projeto Laura Telles e Viviane Netto.

A história conta a vida de Baita, menino pobre, filho de lenhadores, que um dia encontra o velho Kutala, que propõe ensinar-lhe a arte da guerra. Os dois partem e Baita vai viver uma série de experiências, desde aprender a cuidar de animais até ser vendido como escravo. Enquanto cresce, Baita vai aprendendo a lutar e até mesmo a trapacear. Acumula poder e prestígio. Chega a chefe dos exércitos. Mas então ele deixa de ter o prazer da guerra e volta à sua aldeia, ao recomeço.

No palco, os três atores são ora narradores, ora personagens da história de Baita.  Representado por um boneco, concebido e confeccionado pela aderecista Clívia Cohen, e manipulado pelo elenco, Baita vai aos poucos se transformando de menino em adulto, até envelhecer. O espetáculo mescla aspectos artesanais da encenação a recursos tecnológicos como a projeção de imagens. Criada pelos irmãos Rico, Renato e Rodrigo Vilarouca, a animação videográfica é parte integrante da história, com a qual o elenco interage durante todo o espetáculo.

“Trata-se de mesclar a ideia mais simples de brincar, onde um objeto pode se transformar em várias coisas, com uma encenação mais moderna e tecnológica, que se aproxima da magia do cinema, onde é possível subverter o tempo, o tamanho e o próprio espaço”, define a diretora, Duda Maia.

O espetáculo, que conta com direção musical de Beto Lemos, iluminação de Renato Machado e figurinos de Mauro Leite, fica em cartaz até 8 de janeiro de 2017.

Viviane Netto, atriz

Natural do Rio de Janeiro, Viviane é formada em Artes Cênicas tanto pela UniverCidade como pela Casa de Artes Laranjeira – a CAL. Trabalha como atriz há 8 anos e com produções ligadas ao público infanto-juvenil há 6. Suas principais peças infantis foram “Mirona um desconto de fadas” (2001) e “Mágico de Oz (2002)”. Além disso, é dubladora de filmes e desenhos animados, e realizou participações especiais na Rede Globo, em novelas como Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea e Titi. Fundou a Cia de Teatro Infantil Histórias pra Boi dormir. Foi indicada, em 2012, para o prêmio infantil ZilkaSalaberry, como melhor atriz.

Laura Teles, atriz

Nasceu em Cuiabá/MT e se formou em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Contadora há mais de 10 anos, iniciou suas atividades como voluntária da Biblioteca Pública de Curitiba, e prosseguiu atuando junto à feiras de livros e escolas da rede municipal. Em arte-educação trabalhou em 2000 na Fundação Cultural de Curitiba, e em 2001 foi professora de Artes Cênicas do SESC/PR. Além disso, atuou por 5 anos em peças de obras literárias da UFPR, Fundou a Cia de Teatro Infantil Histórias pra Boi dormir. Em 2012 foi indicada para o prêmio infantil ZilkaSalaberry, como melhor atriz.

Leonardo Miranda, ator

É autor, ator, palhaço, diretor musical, poeta, vídeo-maker, designer, produtor de arte: assim é LEONARDO MIRANDA, homem de múltiplos talentos e múltiplas realizações nas mais diversas áreas artísticas, tanto no Brasil quanto no estrangeiro. Portugal, França e Estados Unidos já tiveram a oportunidade de conhecer o talento desse verdadeiro multimídia brasileiro. No palco, apresentou-se com ator/cantor e músico em importantes produções, como “O Rei da Vela”, com a Cia. Dos Atores, “A Caolha”, “Cabaré dos Ruim”, “Mamãe Não Pode Saber”, “Ariano”, “Morte e Vida Severina”, “Fica Comigo Essa Noite” e “Auto de Natal Excêntrico”.

Renato Luciano, adaptação e roteiro

Ator, cantor, compositor e escritor. No ano de 2013 chega a cidade do Rio de Janeira para integrar o elenco do espetáculo Gonzagão – A Lenda dirigido por João Falcão. No mesmo ano participou da série “Louco por Elas” da rede globo como roteirista. Nos anos seguintes escreveu o longa metragem “O Perfume da memória” juntamente com Oswaldo Montenegro e Raique Macal e atuou nos espetáculos a Ópera do Malandro e Auê dirigido por Duda Maia.

Duda Maia, direção geral 

Duda Maia é formada pela Escola de Dança Angel Vianna. Em 2012 dirigiu o infantil Uma Peça Como Eu Gosto, com este espetáculo ganhou o prêmio de melhor direção – Prêmio Zilka Sallaberry de 2012. Dirigiu o musical “Clementina, Cadê Você?”, que estreou em outubro de 2013. Em 2014, dirigiu o “A Dona da História”, com a Duas Companhias, grupo profissional com sede na cidade de Recife que este ano completou 10 anos em 2014. Em 2014, fez a Direção de Movimento de “Fala Comigo Como a Chuva e Me Deixa Ouvir”, espetáculo de Ivan Sugahara, trabaho que rebebeu a indicação de Melhor Direção de Movimento na categoria especial do Prêmio Cesgranrio 2014. Fez a direção de movimento do espetáculo “Beija-me Como Nos Livros”, que estreou no CCBB em 2015. É diretora do espetáculo AUÊ, da “Barca dos Corações Partidos”, está indicado pelo Prêmio CesgranRio, Prêmio Shell e Botequim Cultural como Melhor direção. Atualmente, dirige o espetáculo infanto-juvenil, “A Gaiola” de Adriana Falcão.

Rico Vilarouca, videografismo, projeções e programação visual

É reconhecido por trabalhos realizados na cena teatral carioca na área de videografismo e animação gráfica ten do assinado vários trabalhos, entre eles: Tim Maia, Vale Tudo – O Musical de João Fonseca, Algumas Aventuras das 20.000 Mil Léguas Submarinas, direção Antonio Carlos Bernardes, Um navio no espaço ou Ana Cristina César, e Histórias de Amor Líquido , e JT Leroy – Um Conto de Fadas Punk com direção de Paulo José, A Marca D`água e Antes da Coisa Toda Começar – do grupo Armazém com direção de Paulo de Moraes, O Outro Van Gogh com direção de Paulo de Moraes e atuação de Fernando Eiras, Era Uma vez…Grimm com direção José Mauro Brant, Two Roses For Richard III direção de Claudio Baltar e Fabio Ferreira

Elenco

Laura Telles
Leonardo Miranda
Viviane Netto

Ficha Técnica

Baseado na obra homônima de Paulo Leminski
Direção Geral: Duda Maia
Diretor assistente / adaptação texto: Renato Luciano
Direção musical: Beto Lemos
Bonecos: Clívia Cohen
Iluminação: Renato Machado
Figurino: Mauro Leite
Ilustrações: Rodrigo Pádua
Videografismo, Projeções e Programação visual: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca Animação: Rodrigo Pádua, Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Produção: Palavra Z Produções Culturais
Direção de Produção: Bruno Mariozz
Realização: Cia Histórias Pra Boi Dormir

Serviço

Temporada: de 29 de outubro de 2016 a 8 de janeiro de 2017
Horários: sábado e domingo, às 16h
Ingresso: R$ 20,00 – inteira    R$ 10,00 – estudante, sênior acima de 65 anos Bilheteria: de terça a domingo, de 14h às 20h
Vendas online: www.ingresso.com
Duração: 60min
Capacidade: 63 lugares
Classificação indicativa: livre

Oi Futuro Flamengo
R. Dois de Dezembro, 63
Tel: (21) 3131-3060
oifuturo.org.br
Acesso para portadores de necessidades especiais