Filipeta Virtual, 2015

Programa do espetáculo que fez sua segunda temporada na cidade do Rio de Janeiro, no Teatro Oi Ipanema, de 11.04 a 31.05.2015

Dayze Pozato

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Frente)

A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS

Da obra de Hans Christian Andersen

Direção: Lucia Coelho
Adaptação: Denise Crispun

Com
Dayse Pozato, Jacyan Castilho, Alexandre David

11 de abril a 31 de maio de 2015

(Interior)

Desde a infância, o universo de Andersen povoa o meu imaginário. Guardo até hoje um livro que ganhei quando criança, com diversas histórias do autor, que hoje conto para o meu filho.

Relendo esse mesmo livro, reencontrei o lindo conto A Pequena Vendedora de Fósforos, um texto humano e poético. Decidi que eu queria contar isso para crianças. No começo me bateu uma censura, ia falar de morte para um publico infantil. Mas por outro lado, por que não falar desses temas? Por que a morte tem que ser um fim?

Na verdade ela pode ser o que eu quiser, uma transformação, um crescimento, o começo de uma nova vida. Comecei contando essa história em público, apenas contando. Mas o desejo de vê-la encenada foi crescendo.

Parti então para a ação e fui acendendo fósforos para sonhar. Todos os profissionais convidados me receberam com entusiasmo, o que iluminava cada vez mais essa trajetória. E assim, foi formada essa equipe dos sonhos. Cada um chegou com seu palitinho de fósforo e trouxe a sua chama. E agora, com esse sonho materializado, eu só posso esperar que ele toque vários corações, como tem tocado o nosso desse a primeira leitura.

Dedico à minha avó e a Lucia Coelho, que de onde estiverem também devem estar riscando os seus fósforos.

Dayse Pozato

O homem perguntou ao Aborígene, que vivia isolado, numa tribo, e levava a vida como há milhões de anos atrás…

Por que você pinta desse jeito?

E o Aborígene então respondeu: eu não pinto, é só a minha mão que ajuda, quem pinta é o espírito…

Quando me dou conta do que fiz e que Andersen fez antes de mim, com tanta maestria, concordo em gênero e grau com o aborígene:

Não fui eu, foram os espíritos…

Denise Crispun

 

Aceitando o convite para dirigir A Pequena Vendedora de Fósforos não pensei: mergulhei no universo fantástico dos contos de Andersen e no belo texto teatral adaptado por Denise, que me inspirou a viver um processo de criação baseado em entendimento, pesquisas e emoção.

O grupo eleito para conceber o espetáculo aceitou o desafio de criar os personagens e as ações dramáticas através de experiências sentidas em cena.

Foi um trabalho rico, crescente, onde começamos a nos ver por dentro, a nos assumir como gente que erra, que acerta, que procura, acha e perde de novo, que se arrisca porque investe no espírito criador.

Descobrimos que temos um Fósforo. Vamos acendê-lo? Basta fecharmos os olhos e sentir a força desta chama.

Chegou o momento de deixar o processo se desenvolver sozinho comandado pelas últimas intuições. Ele já recebeu o sopro da vida e quer andar na nossa frente. Afinal ele é o fruto da nossa criação e vai nos surpreender.

Só então vamos completar nossa obra: um sonho desvendado.

E foram felizes para sempre. Quando a gente é criança, quase toda história que nos contam termina deste jeito. Depois a gente cresce e percebe que nem todas as histórias acabam bem. E que a gente não saberia o que é a alegria se não houvesse tristeza.

A Pequena Vendedora de Fósforos faz rir, mas também emociona. Uma linda história que há muitos e muitos anos vem tocando crianças e adultos de todas as partes do mundo. Uma pequena heroína que sofre, mas também sonha. E que ensina a sonhar.

Essa nova temporada de A Pequena Vendedora de Fósforos, no Oi Futuro Ipanema, é também uma homenagem à Lucia Coelho, grande diretora de teatro, estrela nos palcos que, no ano passado, virou estrela no céu.

Bom espetáculo.

Roberto Guimarães – Oi Futuro

Elenco

Dayse Pozato
Jacyan Castilho
Alexandre David

Ficha Técnica

Idealização e Coordenação Artística: Dayse Pozato
Adaptação: Denise Crispun
Direção: Lúcia Coelho
Assistente de Direção: Thelma Nascimento
Acordeonista: Joana Araújo
Direção Musical e Trilha Original: Marcelo Alonso Neves
Direção de Movimento: Paulo Trajano
Cenografia: Carlos Alberto Nunes
Assistentes de Cenografia: Gabi Windmuller e Margareth Moura
Criação de Luz: Djalma Amaral
Operador de Luz: Daniel Ramos
Figurinos: Espetacular Produções e Artes/ Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo
Assistente de Figurino: Renata Lamenza
Costureiras: Ateliê das Meninas
Contrarregra: Lucas Mael
Fotos: Dalton Valério/ Sonia Moraes
Programação Visual: Manifesto Design / Adriana Lins e Guto Lins
Assessoria de Imprensa: Claudia Oliveira
Produção Executiva: Nilvan Santos
Direção de Produção: Dayse Pozato

Agradecimentos

Ana Barroso, Angel Palomero, Angel Vianna, Angela Herz, Antonio Carlos Bernardes, Antonio Reston Santos, Beth Lamas, Carlos Mamberti, Cléo Chaves, Cris Sampaio, Daniel Becker, Edmundo Alvim, Elaine Maria Albino, Esmin Farah Reston (in memorian), João Ribeiro, Karen Acioly, Luis Artur Juruena, Maria Adélia, Mauro Vianna, Nedira Campos, Pablo Sanábio, Paulo Loffler, Paulo Trajano, Roberto Guimarães.

A Pequena Vendedora de Fósforos

Teatro Oi Futuro
Rua Visconde de Pirajá, 54/ 2º Ipanema
Tel: 3201 3000
Sáb & Dom – 16h

Patrocínio

UNIMED

Apoio Cultural

(Logo) Oi Futuro

Apoio

(Logo) Corpo Molhado

Promoção

(Logo) Elemídia

Classificação Livre
Este espetáculo foi contemplado com o Prêmio Montagem Cênica 2011

Barra

(INFORMAÇÕES DO RELEASE)

A Pequena Vendedora de Fósforos volta ao Oi Futuro

Espetáculo infantil baseado no conto de Hans Christian Andersen fica de 11 de abril a 31 de maio, sábados e domingos, no Oi Futuro em Ipanema

Peça é a última dirigida por Lúcia Coelho

De que são feitos os sonhos? Essa é questão que permeia a adaptação de Denise Crispun para o conto infantil A Pequena Vendedora de Fósforos, de Hans Christian Andersen. A nova temporada do espetáculo, idealizado pela atriz Dayse Pozato e dirigido por Lúcia Coelho, reestreia no dia 11 de abril (sábado) às 16h, no Oi Futuro em Ipanema, onde foi apresentado pela primeira vez em 2012.

A Pequena Vendedora de Fósforos trata de temas como transformação, esperança, perdas e solidão. A peça, sucesso de público e crítica, conta a história de Maria (Dayse Pozato), a menina pobre que sonha com uma vida melhor, às voltas com as lembranças da falecida avó (Jacyan Castilho), enquanto trabalha para ajudar o pai (Alexandre David). “Esse é um espetáculo capaz de agradar tanto as crianças quanto os adultos. Espero que o nosso trabalho possa chegar ao coração de todos que vierem nos assistir”, comenta Dayse Pozato.

Na apresentação, os atores se revezam em diferentes personagens que povoam a imaginação de Maria. Jacyan Castilho interpreta a bailarina, a vizinha rabugenta, a mulher rica e a avó. Alexandre David faz o papel do soldadinho de chumbo, do pai de Maria e da criança mimada que ela conhece na noite de ano novo. Também é de Alexandre a função de escritor dessa história, que trava um simpático “duelo” com Maria pelo desfecho da narrativa.

A equipe dos sonhos

A Pequena Vendedora de Fósforos já foi encenada no Oi Futuro em Ipanema em 2012 e é um dos textos mais populares de Andersen, que tem em sua lista clássicos como O patinho feio, O soldadinho de chumbo e A pequena sereia. O projeto foi selecionado pelo Prêmio Montagem Cênica 2012, uma parceria entre Secretaria de Estado de Cultura do RJ, Petrobras e Nova Sociedade. Denise Crispun assina a adaptação da história e Lúcia Coelho foi responsável pela direção da peça. Denise é escritora, autora teatral e roteirista. Teve seis indicações para os prêmios Sharp, Inacem, Mambembe e Coca-Cola. Lúcia, que faleceu no ano passado, atuou durante mais de  50 anos como diretora. Acumulou sete Prêmios Mambembe como Melhor Autor, Melhor Direção, Melhor Produção e Personalidade, e ganhou o Prêmio Molière, pelo Conjunto da Obra. Recebeu oito vezes o Troféu Inacen, sempre na categoria Melhor Espetáculo, e o Prêmio Coca Cola de Teatro Jovem.  Seu último espetáculo foi A Pequena Vendedora de Fósforos.

O time dos sonhos se completa com a cenografia de Carlos Alberto Nunes, iluminação de Djalma Amaral, direção musical e música original de Marcelo Alonso Neves e figurinos de Ney Madeira e Dani Vidal (Espetacular Produções).

Sinopse

Numa noite de inverno, durante os festejos de fim de ano, Maria sai de casa para vender fósforos. Com o passar do tempo e o frio aumentando, a menina decide acender os fósforos para se aquecer. A partir daí, seus desejos começam a tomar conta da sua imaginação. Ela contracena com personagens em momentos ora felizes, ora tristes, como a descoberta da paixão do soldadinho pela bailarina e a discussão com o menino mimado.

Elenco

Dayse Pozato,
Jacyan Castilho
Alexandre David

Ficha Técnica

Texto: Hans Christian Andersen
Concepção e direção: Lúcia Coelho
Idealização e direção de produção: Dayse Pozato
Adaptação: Denise Crispun
Assistente de Direção: Thelma Nascimento
Direção musical e música original: Marcelo Alonso Neves
Direção de movimento: Paulo Trajano
Cenografia: Carlos Alberto Nunes
Iluminação: Djalma Amaral
Figurino: Espetacular Produções
Acordeon: Joana Araujo
Produção Executiva: Nilvan Santos
Assessoria de Imprensa: Claudia Oliveira

Serviço

Oi Futuro em Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema
Tel. (21) 3131- 9333

De 11 de abril a 31 de maio
Sábados e domingos, às 16h
Ingresso: R$15 e R$ 7,50 (meia)
Classificação: livre. Duração: 60 min.