Fotos: Dani Minervino

Barra

Cartaz / Programa do espetáculo que estreou no Teatro Oi Flamengo, em 04 de janeiro de 2015

acervo-cbtij-marcos-acher-em-busca-do-riso-perdido-prog-2015

Barra

(INFORMAÇÕES DO CARTAZ/PROGRAMA)

(Frente)

Claurinas Palhaças Bailarinas

EM BUSCA DO RISO PERDIDO

Direção: Marcos Ácher

Este espetáculo foi selecionado no Edital de Teatro Infantil da Prefeitura Municipal de Niterói, Secretaria de Cultura, Fundação de Artes de Niterói.

Argumento: Alice Volpi
Figurinos: Aline Ciafrino
Iluminação: Tadeu Freire
Elenco: Karolina Caneca, Michelle Loback, Thaísa Jatobá e Teresa Santos.

Apoio

(Logos) Prefeitura Niterói, Culturas Fundação de Arte, Cultura Niterói, Teatro Municipal de Niterói, Santa Ceia, Destinos VIP, Tempo de Aprender, ??, Valcoitea, Camarim, Clac, Aquavitas, Aline Ciafrim, Colégio Kattenbach.

(Verso)

Claurinas Palhaças Bailarinas

(Fotos das Atrizes) Lady Dan, Adelaide, Abigail, Scarlet

O Grupo de teatro Claurinas – Palhaças Bailarinas surgiu em 2006 com uma proposta nova, de unir a beleza e a busca da perfeição do balé com o humor e a desconstrução do clown. Bailarinas profissionais foram convidadas, fizeram curso de palhaçaria e se apresentaram dentro de um espetáculo de dança (da Camarim Escola de Dança, de Niterói, RJ). De lá pra cá, depois de inúmeros cursos com palhaços renomados e aperfeiçoamento técnico na dança, o grupo construiu esquetes, participou de festivais e se apresentou em escolas, praças e teatros. Estreou Em Busca do Riso Perdido em 2008. E depois de um período adormecido, em 2013 retomou a estrada, reformulado e com novas cenas e músicas. É com imenso prazer que apresentamos nossa “busca” por caminhos diferenciados, arriscados e divertidos. Queremos falar com todas as idades e todas as culturas, levando essa experiência para todos que, como nós, acham que brincar, sorrir e dançar é fundamental!

Marcos Ácher

Ficha Técnica

Direção e Projeto Gráfico: Marcos Ácher
Argumento: Alice Volpi
Figurinos: Aline Ciafrino
Iluminação: Tadeu Freire
Maitre de Ballet: Valdenir Corrêa
Ambientação Cenográfica e Adereços: Marcos Ácher e Michelle Loback
Coreografias: Claurinas
Preparação Corporal: Karolyna Caneca
Ensaiadores: Teresa Santos e Valdenir Corrêa
Trilha Sonora: Fernando Caneca e Claurinas
Fotos: Dani Minervino
Contrarregra: Alexandre Catalão
Assistentes de Figurino: Ivana Albernaz e Léo Espindola
Fan-Page: Bárbara Catalão
Produção Executiva: Thaísa Jatobá
Direção de Produção: Marcos Ácher

Elenco

Karolyna Caneca (Lady Dan)
Michelle Loback (Adelaide)
Teresa Santos (Abigail)
Thaísa Jatobá (Scarlet)

Agradecimentos

Antônio Torres, Carla Maia, Carolina Nideck, Célia Caneca (in memorian), Cris Muñoz, Dani Minervino, Diná Andrade, Diogo Loback, Eloísa Torres, Ivo Ribeiro Jr., Italo Thiago Pinto, Jorge Pereira, Márcio Libar, Maria do Carmo Pinto, Nathalia de Faria, Rafael Senna, Reginas Mascarenhas, Regina Monteiro e Ricardo Gadelha.

www.facebook.com/claurinas
claurinaspb@gmail.com

Claurinas

Temos duas versões de Em Busca do Riso Perdido. Uma versão com 50 minutos e outra para eventos (com duração de 20 minutos), além de coreografias isoladas, esquetes, jogos e oficinas.

Necessidades mínimas para apresentações (escolas, empresas, clubes,…):
Palco de 5mx5m (mínimo), com chão liso não escorregadio.
Som: Aparelho de CD, DVD ou com entrada para pen-drive.
Em caso de apresentações em teatros, ou quaisquer lugares fechados, há necessidade de equipamento mínimo de luz, a ser avaliado.

Barra

Informações do Release

Sinopse

Três primas/palhaças moram juntas e recebem uma carta de uma tia anunciando sua visita às três sobrinhas. Animadas com a notícia, arrumam a casa para esperar a visita, mas quando a tia chega, as sobrinhas tem uma grande surpresa: ela está completamente diferente. Séria e taciturna, não vê mais graça em nada. Não acreditando no que veem e, convencidas de que alguma coisa está errada, decidem sair pela cidade à procura do riso que, segundo elas, a tia perdeu em algum lugar no caminho. Em sua busca, as palhaças passam por várias situações estressantes do cotidiano: fila, ônibus lotado, o trabalho mecanizado, burocracias, trânsito… Até que, finalmente, encontram uma maneira de devolver à tia o seu riso.

O Grupo

Claurinas – As Palhaças Bailarinas é um grupo que já se apresentou com o espetáculo Em Busca do Riso Perdido em iniciativa inédita que agora, com o aprimoramento de texto, dança e riso, coloca Niterói na vanguarda das apresentações teatrais. Em sua primeira versão foi apresentada em teatros e a escolas de nossa cidade. Além deste trabalho, o grupo mostrou coreografias e esquetes em eventos e festivais e exitosas participações especiais em diversos outros espetáculos sempre com ótima repercussão. Essa experiência já consolidada foi dimensionada para este momento de uma forma atraente e com a certeza de sucesso e aprovação por seu público alvo.

Esse ineditismo, que não tem registro e paralelo de grupo similar em nosso estado e até mesmo no país, tem diferencial e destaque no fato de contar com um grupo de palhaças que, ao mesmo tempo, são bailarinas profissionais atuando numa simbiose de palco que o faz diferente e surpreendente. Isso dá destaque às CLAURINAS por onde quer que se apresentem, trazendo ao público um formato novo de teatro-espetáculo desenvolvido por profissionais niteroienses que aqui vivem e em nossa cidade desenvolveram suas bem sucedidas carreiras.

Esta proposta pode levar a uma pergunta sobre que tipo de ação que desenvolvemos em nossas apresentações: somos um grupo de teatro ou um grupo de dança? A resposta vem do diferencial de nossa apresentação: somos os dois grupos unidos num espetáculo bem sucedido e já provado de teatro e de dança.

A inovação vem também desse conceito de TEATRO-DANÇA vem sendo desenvolvido e modificado a partir das inúmeras experiências em torno dessa união duas importantes vertentes das artes cênicas. Rudolf Laban e Pina Baush se tornaram os representantes das primeiras iniciativas para categorizar uma expressão cênica que não se restringe nem exclusivamente à categoria da dança e tampouco apenas a uma apresentação de teatro.

O teatro-dança, ou dança-teatro, pode ser encontrado através dos mais diversos códigos de expressão cênica.

A idealização do projeto e a direção teatral são do ator, diretor e professor de teatro, Marcos Ácher, com vários trabalhos importantes e de sucesso de público e crítica em todo o Brasil nos anos recentes, entre eles Randevu do Avesso, O Bom Canário, Estranho Casal, Cabaret Melinda, O Baile e Arlequim, Servidor de Dois Patrões, entre outros, levados exitosamente a dezenas de palcos ao que soma sua recente atuação na novela Lado a Lado, da Rede Globo de Televisão.

Para sua especialização e aprimoramento cênico, o grupo vem fazendo de forma regular cursos na arte da palhaçaria com Cristiane Muñoz, Márcio Libar, Palhaço Mussarela (Rafael Senna) e Palhaço Protocolo (Ricardo Gadelha) aos quais se somam aulas de balé com o renomado bailarino Valdenir Corrêa.

As Claurinas mostram seu trabalho com o humor universal do clown e a beleza da dança, unidos para contar histórias leves, engraçadas e reflexivas em espetáculo destinado a qualquer púbico, não importando sua faixa etária ou sua idade.

Serviço

Teatro Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 64 Catete
Telefone: 3131.3060
Sábados e Domingos, às 16h
Temporada: de 10 de janeiro a 08 de fevereiro
Preço: R$ 15,00
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre