(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)
(Capa)
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam
BONITINHA, MAS ORDINÁRIA
de Nelson Rodrigues
21 de janeiro a 1º de março de 2015
Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro III
Rua Primeiro de Março, 66, Centro
(Interior)
O Centro Cultural Banco do Brasil recebe Bonitinha, mas Ordinária, texto clássico de Nelson Rodrigues em montagem contemporânea pela Cia. Teatro Portátil.
Experimentação e ruptura de linguagem eram características apreciadas pelo dramaturgo e contribuíram para o desenvolvimento do teatro no Brasil, provocando o público e instigando atores e diretores. Apreciador da sétima arte, Nelson teve vários de seus trabalhos adaptados para o cinema e também para a televisão.
No âmbito das artes cênicas, muitas de suas peças têm sido remontadas, aproveitando-se das modernas possibilidades técnicas de som e imagem. Partindo do desejo de revisitar a obra do mestre, a Cia. Teatro Portátil se vale de sua longa experiência com pesquisa e do trabalho com a animação para explorar um formato diverso e desenvolver uma narrativa poética e original.
Ao receber um espetáculo já consagrado, mas com intervenção autoral, o CCBB reafirma o seu apoio às artes cênicas e ressalta a capacidade do teatro de se manter em constante renovação.
Centro Cultural Banco do Brasil
Bonitinha, mas Ordinária
Após a encenação de Valsa nº 6, com uma boneca no papel título, surgiu o desejo de entrarmos novamente em contato com a dramaturgia de Nelson Rodrigues. Bonitinha, mas Ordinária nos possibilitou dar continuidade à pesquisa sobre a escrita de Nelson, buscando valorizar a essência poética de sua palavra. Nosso maior interesse é estabelecer uma comunicação direta com os espectadores, permitindo, desta maneira, que o público perceba como esse grande autor brasileiro permanece vivo e sua fala dialoga com a atualidade.
A pesquisa com a linguagem da animação, que permeia a nossa trajetória, estará presente em filmes e ilustrações que apoiam a narrativa e ressaltam a poesia do texto.
Acreditamos que a apropriação da obra de Nelson aconteça por meio de um resgate vigoroso, a partir da consciência da transformação contínua das linguagens teatrais. Nesta montagem, apostamos na busca de novas parcerias, abrindo espaço para artistas convidados, trocando experiências e renovando nosso olhar sobre o fazer teatral.
Hoje, vamos juntos celebrar os dez anos de existência da Companhia.
Cia. Teatro Portátil
Ana Moura
Anderson Cunha
Cláudio Gardin
Elisa Pinheiro
Guilherme Miranda
Julia Schaeffer
Laura de Castro
Marcello Escorel
Marcio Freitas
Morena Cattoni
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Alexandre Boccanera
Codireção: Duda Maia
Direção Musical e Trilha Sonora: Guilherme Miranda
Cenografia: Mina Quental
Figurino: Patrícia Muniz
Filmes de Animação: Beatriz Carvalho e Diogo Nii Cavalcanti
Iluminação: Aurélio de Simoni
Preparação Vocal: Ana Frota
Preparação Corporal e Direção de Movimento: Joana Ribeiro e Marito Olsson-Forsberg
Assistente de Direção: Marcio Freitas
Assistente de Figurino: Patrícia Delvaux
Maquiagem: Mona Magalhães
Desenho de Som: Rossini Maltoni
Edição de Vídeos: Jorge Neto
Assessoria de Imprensa: Bianca Senna, Astrolábio Comunicação
Produção Executiva: Alessandra Azevedo
Realização: Cia. Teatro Portátil
Produção: Boccanera Produções Artísticas
(Verso)
Companhia Teatro Portátil
Há dez anos, sediada na cidade do Rio de Janeiro, a Cia. Teatro Portátil desenvolve uma pesquisa continuada sobre o teatro de animação e a cena contemporânea. Um trabalho de reflexão e experimentação que busca misturar diferentes linguagens. Com o material dessa pesquisa, a companhia criou os espetáculos 2 Números, As Coisas e Valsa Nº 6 e se apresentou em mais de 50 cidades no Brasil e no exterior, alcançando uma plateia de aproximadamente 100.000 espectadores.
A Cia. Teatro Portátil é Alexandre Boccanera, Ana Moura, Flávia Reis, Guilherme Miranda, Julia Schaeffer e Laura de Castro.
(Logo) Teatro Portátil
(Última Capa)
De 21 de janeiro a 1º de março de 2015,
quarta a domingo, à 19h30.
Agradecimentos
Alba – Companheiros das Artes, Ari Gerônimo, Bella Camero, Carol Lobato, César Amorim, Clarissa Quintieri, Cláudio Mendes, Flávia Reis, Ingrid Conte, Kelzi Ecard, Letícia Carvalho, Luciana Cardoso, Luciana Choeri, Luiz Avellar Jr., Luiz Furlanetto, Mário Junior, Marisa Andrade, Pamela Kopp, PH, Raimundo Bento, RCC Comércio e Indústria Ltda., Roberta Rangé, Seu Manoel, Thati Lopes, Vinicius Geria.
*Este espetáculo tem seus direitos autorais licenciados pela ABRAMUS – Associação Brasileira Música e Artes.
Realização
(Logo) Teatro Portátil
Produção
(Logo) Boccanera Produções Artísticas
Patrocínio
(Logo) Rio 450, Prefeitura Rio
Apoio
(Logo) Centro Cultural Banco do Brasil, Governo Federal
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, RJ, CEP 20010-000
Tel: (21) 3808-2020
bb.com.br/cultura / twitter.com/ccbb_rj / facebook.com/ccbb.rj
SAC 0800 729 0722 Ouvidoria BB 0800 729 5678 – Deficientes Auditivos ou de Fala 0800 729 0088
* Nos termos da Portaria 3.083, de 25.09.2013, do Ministro da Justiça, informamos que o Alvará de Funcionamento deste CCBB tem número 489095, de 03.01.2001, sem vencimento*
16 – Não recomendado para menores de 16 anos