Filipeta do espetáculo que estreou na cidade do Rio de Janeiro, no Teatro Maria Clara Machado, em 21.09 com temporada até 20.10.2013

Programa (no verso do cartaz), 2013

Cartaz frente (30 x 42 cm), 2013

(INFORMAÇÕES DO CARTAZ / PROGRAMA)

(Capa)

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e
Secretaria Municipal de Cultura apresentam

URUCUIA GRANDE SERTÃO

Inspirado na obra de Luís da Câmara Cascudo
direção Marcia do Valle

Coletivo Peneira

(Página 01 – Fotos de Cena)

Ludovicus
Instituto Câmara Cascudo

Câmara Cascudo (1889-1986) é hoje considerado um dos grandes pensadores do Brasil. Autor de mais de 200 obras, abrangendo os mais diversos assuntos, especializou-se no folclore, sendo responsável por sua pesquisa cuidadosa e análise acadêmica. Autor do monumental Dicionário do Folclore Brasileiro (1954), estudou a normalidade do povo, por intermédio das suas mais distintas manifestações. Para ele, de todos os materiais de estudo do folclore, o conto popular é justamente o mais amplo e mais expressivo, representando, para todos nós, “o primeiro leite intelectual”.

O Coletivo Peneira, criado em 2010 por artistas do rio de Janeiro, tem a cultura Popular brasileira como fonte de inspiração para criações artísticas, atuando de forma interativa e democrática. Com tanto em comum, o encontro do coletivo Peneira com Cascudo foi inevitável. A partir da obra cascudiana Contos Tradicionais do Brasil, o grupo criou, em 2011, o espetáculo Urucuia Grande Sertão, livremente inspirado no conto A Princesa Adivinha, sucessivamente encenado e premiado nos anos posteriores.

O Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo sente-se honrado em participar da apresentação deste4 espetáculo, onde, com talento e maestria, a arte e a cultura são transmitidas de maneira criativa e lúdica

Daliana Cascudo Roberti Leite – Diretora do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo

(Página 02 – Fotos de Cena)

Câmara Cascudo, por nós

A admiração pela cultura popular, nosso folclore, músicas, personagens, o mestre Suassuna, boas histórias e o que emana contagioso de bom nisso, me aproximou do Coletivo Peneira. Trupe de jovens, cheios de garra e desejo de aprender com o teatro.

Estar em cena e na vida e tudo que deriva disso. E não é pouca coisa não! Eu que o diga, há quase 30 anos escolhi ir por aí. Animados e juntos criamos a peça Urucuia Grande Sertão, nosso xodó, uma inspiração de um conto do professor, jornalista e folclorista mór, Luís Câmara Cascudo.

Desde 2011 estamos trabalhando, crescendo, e com isso ganhamos prêmios, nos apresentamos em festivais, estivemos em cartaz, circuito SESC Rio e no Festival de Inverno SESC Rio. Agora estamos comemorando o espetáculo poder circular pelo Rio de Janeiro e outras cidades e estados.

A troca entre patrocinador e patrocinado é um ganho pra sociedade. Acreditar em arte como um todo é criar muitas possibilidades, investindo no ser humano e na cultura.

Espero que essa energia, que nos moveu, contagie o público e proporcione uma bela troca.

Bom espetáculo! Evoé!

Marcia do Valle – Diretora da peça Urucuia Grande Sertão

(Página 03 – Fotos de Cena)

Alex Teixeira
Anderson Primo
Camila Carvalhal
Luiz Fernando Pinto
Michele Lima
Moisés Salazar
Pedro Yudi

Texto: Eridiana Rosa e Luiz Fernando Pinto
Direção: Marcia do Valle
Direção de Arte: Karine Drumond
Figurino: Camila Loren
Iluminação: Tamara Torres
Operação de Luz: Brisa Lima
Direção Musical: Raoni Costa
Assessoria de Imprensa: Alex Teixeira
Produção: Pagu Produções Culturais
Realização: Coletivo Peneira

Agradecimentos

Aderaldo Luciano, Alexandra Arakawa, Anderson Barnabé, Bárbara Galvão, Bar da Cachaça, Binho Cultura, Carlos André Palatnic, Carolina Bellardi, Casa da Táta, Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Chiquinha Gonzaga, Daliana Cascudo, Dani Ribeiro, Daniel Miranda, Daniela Porfírio, E. M. Maestrina Fernanda Pascoal, Fernanda Tomaz, ETE de Teatro Martins Pena, Felipe Araújo, Galharufa Produções, Guillermo Ribas, Instituto Ludovicus, Jéssica Morgato, Josué Barcellos, Kamilla Neves, Leopoldo Barbato, Ludmila Kurka, Lya Baptista, Marcelo Antonio, Miwa Yanagizawa, Moisés Farias, Pedro Jansen, Pedro Serejo, Pierre Montet, Prove e Aprove, Raoni Costa, Rogério Lisil, SESC Casa da Gávea, Taty Maria, Thaiane Leal, Veruska Delfino, Victor Magrath e Zé Pereira

Apoio

(Logos) 3 Corações, Donna Água, Gráfica Riomega,

(Logos) Pagu, Coletivo Peneira, Rio Prefeitura – Cultura

coletivopeneie@gmail.com
www.coletivopeneira.com.br